segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Livros Juvenis - 12 e 15 anos (2)


Em seguimento de um post que fiz o ano passado, "Livros Juvenis - 11 e 14 anos", decedi fazer a actualização do que os meus filhos andam a ler, agora que já gostam um pouco mais de livros.

Houve uma alteração significativa em ambos, o mais pequeno que tem agora 12 anos, já lê algo mais substancial, já escolhe livros sem ter medo do número de páginas, ou da quantidade de texto. Passou dos livros infantis para os livros juvenis. Pegou na Conspiração 365. Os 12 livros da série estão já publicados em Portugal pela Contraponto. Cá por casa, já temos todos os livros, mas houve algum desanimo com a série. Lá pelo número 7 eles deixaram de devorar os livros como fizeram com os primeiros.


Autor: Gabrielle Lord
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 192
Editor: Contraponto
ISBN: 9910000062605
Coleção: Conspiração 365
Faixa etária: a partir dos 12 anos


O irmão mais velho, com 15 anos, interessou-se entretanto por outra série, que foi sugerida aqui no blog pela Cris e que eles adoraram. Começaram com a série Cherub.

"Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais... mas não são.
Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente.
Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM.

James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta.
A aventura está a começar.
"



Autor: Robert Muchamore
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 368
Editor: Porto Editora
Coleção: CHERUB



Outra escolha bem sucedida foi "Eu sou o número 4". Aparentemente um dos melhores livros que ele, o mais velho, já leu e que considera melhor que o filme, que passou recentemente na televisão. Está ansioso por ler o segundo livro que dá continuidade a este - "O poder do 6".


"John Smith, de quinze anos, é um dos nove jovens que conseguiram abandonar o planeta Lorien antes de este ter sido destruído pelos Mogadorianos. Por esta razão, tem andado escondido toda a sua vida, mudando de identidade e de localização ao menor sinal de perigo. Mas agora John quer parar de fugir e enfrentar o seu destino. Os seus Legados - poderes extraordinários que lhe permitirão lutar contra os adversários - começam a manifestar-se e ele tem todos os motivos para querer uma vida normal. Um livro repleto de aventura, romance e acção cuja adaptação ao grande ecrã estreia em 2011."


Sou o Número Quatro
de Pittacus Lore
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 416
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722344975
Coleção: Noites Claras





Por fim, outro sucesso cá em casa foi a série, "Jogos da fome", que foram literalmente devorados pelo mais velho e por mim. Uma boa leitura, principalmente o primeiro, com acção suficiente para prender os mais novos.

3 comentários:

nuno chaves disse...

Tenho ouvido falar muito bem dos livros de Robert Muchamore e que têm viciado também os adultos.
Li "Conspiração 365" e garanto que é uma excelente oportunidade de conseguir por os mais jovens a ler (mesmo aqueles que não gostam de o fazer)Muita acção e adrenalida, ma história muito bem contada e empolgante.
Eu gostei.

Unknown disse...

Olá Nuno,

pela reacção deles, o Cherub cativa-os mais que a Conspiração, cativou-os ao ponto de depois do 10º querem continuar com a série. na Cospiração, eles nem estão interessados em saber o final. Mas começarão por esses efectivamente.

Carla M. Soares disse...

Deixei-te um selo no monster: http://monsterblues-cms.blogspot.pt/2012/12/selos-campanha-de-incentivo-leitura.html