quarta-feira, 30 de março de 2011

Vozes Silenciosas

Vozes Silenciosas


Autor: Torey Hayden
Data de Publicação: 15 Março 2011
Editora: Editorial Presença
Páginas: 364
ISBN: 978-972-23-4515-6


Quando Conor, de nove anos, chega ao consultório do pedopsiquiatra James Innes, traz já com ele o diagnóstico de autismo. A mãe de Conor, Laura, é uma romancista enigmática que não consegue lidar com o filho. O pai, Alan, quer impedi-lo de ser enviado para uma instituição. Quanto mais James Innes analisa a dinâmica desta família à beira da ruptura, não só se convence de que Conor não é autista, como se sente fascinado por Laura – uma mulher solitária cuja imaginação esconde um terrível segredo. Torey Hayden traz-nos um romance inesquecível que é também uma reflexão profunda sobre o que acontece quando a realidade e a imaginação se confundem.


O livro conta-nos a história de Conor, um menino de 9 anos autista assustado, da mãe Laura escritora de sucesso e incapaz de lidar com os problemas do filho, de Alan que não desiste do seu filho e da filha mais nova do casal, que lentamente começa a criar o seu próprio mundo de segurança, baseado em mentiras. James o pedopsiquiatra começa a tratar Conor e é nesta viagem pelas sessões, que descobrimos um mundo difícil e triste das crianças que simplesmente não conseguem comunicar com os outros. Crianças incompreendido, perdidas simplesmente.

É nas sessões familiares que conhecemos os problemas de cada personagem, as inseguranças e o passado. James um psiquiatra experiente que se muda de Nova Iorque para uma pequena cidade do interior, rapidamente conclui que Conor foi erradamente diagnosticado como autista e através das sessões com os pais, tenta perceber o que mudou Conor. Durante as sessões entramos também no mundo imaginário que Laura criou, simplesmente delicioso.

Um livro marcante e triste, fez-me pensar nos preconceitos que criamos diariamente contra aquilo que não compreendemos ou não queremos sequer conhecer. Um livro que ainda agora me consegue sensibilizar ao relembrar as personagens.

Sem comentários: