quinta-feira, 24 de março de 2011

ASA / Público: Os Incontornáveis da BD - Volume 1

Valérian

Autor: Mézières e Christin
Data de Publicação: 2011
Editora: ASA/Público
Páginas: 104
ISBN: 978-989-23-1299-6


A Asa em colaboração com o Publico irá lançar uma nova colecção de Banda Desenhada composta por 12 volumes. Uma colecção genérica que poderá interessar a um publico diverso e não a amantes do género, já que a colecção será em capa mole e em volumes duplos. Com um preço apelativo, parece que foi criada para o publico que acha "graça" aos quadradinhos mas que não conhece muitos mais livros para alem dos da Disney e que até gostaria de ler algo mais, mas que nem sabe muito bem o que escolher. Nesta óptica, que parece-me que foi o intuito da colecção, temos um conjunto muito interessante e diversificada, sem ser demasiadamente cara, temos a possibilidade de entrar no mundo da BD (supostamente) pela mão dos melhores. 







O primeiro volume da colecção, trata-se do Valérian e Laureline de Chrisitn - Méziéres. Um volume duplo composto pelo 1º e 3º livro da trilogia "In Search of the Lost Earth", ou para quem conhece a colecção toda o volume 19 (À Beira do Grande Nada) e 21 (O Abretempo), volumes estes que fecham a colecção.

E aqui tenho já de deixar o meu descontentamento com esta opção editorial. Um disparate! Publicar um volume duplo de livros intercalados. Para um não aficionado do género perde o interesse, pois comprou um livro lê o primeiro volume e apercebe-se que tem de parar a meio, comprar o segundo volume que a asa publicou em capa dura por cerca de 12€, para depois poder seguir para o terceiro. Uma imbecilidade. Para os amantes do género, será deveras desinteressante ter na estante uma colecção quase completa em capa dura e ter no final um volume duplo intercalado. Sinceramente não consigo perceber a decisão editorial, mesmo depois de ter já lido algumas explicações pouco capazes, para a mesma.

Sobre a obra, e tendo lido apenas o 19 e o 21 (ou seja, não comprei o tal volume em capa dura em falta), gostei das personagens e da bicharada criada pelos autores como os Shingouz e outros. É uma obra de ficção-cientifica em que seguimos as aventuras de Valérian e Laureline que acontecem em tempos e galáxias diversas. Mesmo para os que se assustam sempre que se fala em ficção-cientifica podem perfeitamente ler esta obra. Com um sentido de humor divertido e leve, e em que as personagens tem uma personalidade bem definida, é uma obra que facilmente poderá apaixonar quem menos espera. No meu caso gostei, mas não me apaixonei.

Podem encontrar toda a informação sobre a colecção no Leituras de BD

1 comentário:

Ana C. Nunes disse...

Realmente não se compreende porque decidiram publicar histórias separadas e que são ligadas por um capítulo externo. É bom para quem queria completar a colecção, mas para quem nunca leu esta BD, é muito mau.