quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Biblioteca

A Biblioteca 

Autor: Zoran Zivkovic
Data de Publicação: 2010
Editora: Cavalo de Ferro
Páginas: 104
ISBN: 9789896231378


Sinopse
Livro vencedor do prestigiado World Fantasy Award, A Biblioteca reune seis histórias fantásticas ligadas à bibliofilia, fazendo-nos pensar em Jorge Luis Borges e na sua biblioteca infinita, mas também no universo de Kafka ou de Umberto Eco. No conto de abertura, um escritor descobre um site onde todos os seus livros, inclusive os que ainda não escreveu, se podem consultar; num outro, uma comum biblioteca transforma-se durante a noite num arquivo de almas; noutro, ainda, o Diabo decide estabelecer os níveis da literacia infernal...

A biblioteca virtual, A biblioteca particular, A biblioteca nocturna, A biblioteca infernal, A biblioteca minimal e A biblioteca requintada.

O que farias se descobrisses um estranho email que te publicitasse uma biblioteca virtual que tinha todos os livros do mundo? Ou se na tua caixa de correio aparecesse um volume da História universal de todas as vezes que abrias a caixa de correio? E uma biblioteca nocturna onde poderias requisitar os livros da vida? E se o inferno fosse uma biblioteca?


São estas algumas das histórias que constituem A Biblioteca. Um livro pequeno e rápido de se ler, com seis histórias sobre bibliotecas e livros. Muito engraçadas e divertidas mas que não nos marcam, ou que facilmente esqueceremos. Algumas não conseguem satisfazer-nos pleanemante com o final, outras parecem um pouco apressadas. Achei o livro um pouco caro viste ter 100 páginas e ser pequeno.

Sem comentários: