sábado, 22 de janeiro de 2011

As Quatro Estações

As Quatro Estações

Autor: David Mourão-Ferreira
Data de Publicação: Dezembro 1980
Editora: Publicações Dom Quixote
Páginas: 115
ISBN:

Sinopse
"Quatro contos, quatro figuras de mulher: o amor como ressaibo de frustração, como descobrimento e expectativa, como recíproco ludíbrio, finalmente como destino."

As quatro estações é um livro constituído por quatro contos com personagens femininas no centro da acção. Os contos, encontram-se cheios de metáforas e analogias e deve ser lido pausadamente e de preferência discutido com alguém, para conseguirmos ler as entre linhas de uma obra nada linear como podemos pensar no inicio. Se por um lado é fácil perceber a ligação das estações (primavera, verão, outono e inverno) a cada conto/personagem, por outro cada estação constitui uma metáfora interessante para as estações da vida - a juventude (a primavera), a idade adulta (verão da vida), declinar da idade (outono) e a velhice (inverno). 

Em Vera e o Acidente o narrador recorda uma paixão de adolescência ao ver Vera numa exposição. Um amor de adolescência, inacabado como muitos o são naquela idade, que lhe recorda dias de praia quando era novo. Em Wanda e o espelho um jovem no auge da idade sai do seminário e conhece o pai, um homem fútil e misterioso para Jonas. É pela mão do pai, que Jonas conhece Wanda, uma corista que o fascina. Em Beatriz e o cãozinho de trela temos Beatriz uma mulher "madura" acompanhada por um rapazinho que será seduzida pelo narrador e que descobre as complicações que um "passado" poderá ter em romances de uma noite.
Por último temos Erika e a madrugadado seu Inverno, que conta em jeito de carta, um dia em que assiste ao casamento do homem que ama.

Quatro contos muito interessantes, que teriam muito mais para dizer, mas que cada leitor terá uma aventura diferente.

Sem comentários: