segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Feiticeiro de terramar

O Feiticeiro de terramar
Autor: Ursula K. Le Guin
Data de Publicação: 1980
Editora: Livros do Brasil - Argonauta
Páginas: 208
ISBN: 9789723812473

Sinopse

"Numa terra longínqua chamada Terramar vive o maior de todos os arquimagos. O seu nome é Gued, mas há muito tempo atrás, ele era um jovem chamado Gavião, um ser estranho, irrequieto e sedento de poder e sabedoria, que se tornou aprendiz de feiticeiro. Neste livro conta-se a história da sua iniciação no mundo da magia e dos desafios que teve que superar depois de ter profanado antigos segredos e libertado uma negra e pérfida sombra sobre o mundo. Aprendeu a usar as palavras que libertavam poder mágico, domou um dragão de tempos imemoriais e teve que atravessar perigos de morte para manter o equilíbrio de Terramar. No meio de um suspense quase insustentável, de encontros místicos, de amizades inquebrável, de sábios poderosos e de forças tenebrosas do reino das trevas e da morte, Gued não pode vacilar, qualquer fraqueza sua fará perigar o equilíbrio que sustenta o mundo… e a sombra maléfica que ele libertou, gélida e silenciosa, só está à espera desse momento para devastar, com as suas asas negras, o mundo inteiro."

Recentemente republicado pela editora Presença, com o título «O Feiticeiro e a Sombra», dá inicio a uma tetralogia onde um novo mundo é construído e nos é apresentado cheio de pormenores deliciosos.
Uma obra que se distingue de qualquer outra obra de fantasia que já tenha lido, quer pela escrita elegante e calma da escritora, quer pelo enredo que alem de nos mostrar um novo mundo de magia, apresenta-nos também algo original. Mesmo depois de já ter tido contacto com outros mundos de magia, dando como exemplo o mais conhecido como Harry Potter, este primeiro livro com mais de 40 anos, consegue surpreender. Consegue mostrar algo mais profundo do que varinhas mágicas e birras infantis. Ged a personagem principal do ciclo, é uma personagem completa, com um poder imenso que desde muito novo se revela, mas também uma criança, que por sofrer privações, rapidamente demonstra ser orgulhosa e ambiciosa. Quer aprender depressa e muito. E como consequência desse orgulho cego, terá de enfrentar terminar o que começou.
A característica que mais me agradou foi a escrita a nível descritiva, a autora consegue levar-nos até Terramar. Contudo acho que a autora não se centrou suficientemente na acção central, tendo divagado na viagem de Ged querendo mostrar Terramar ao leitor, perdendo por vezes a atenção na perseguição de Ged.
Um livro muito agradavel de ler, muito bonito e muito bem descrito.

1 comentário:

Angelina Violante disse...

Tenho esse livro aqui por casa mas ainda não o li, há outros que vão sempre passando à frente.

Mas pela tua opinião parece interessante.

Beijinhos