terça-feira, 3 de março de 2009

Uma vida em beleza

Uma vida em beleza
Henrique Nicolau

”…havia a corda do balde e fui buscá-la. Quando voltei com ela, já ele mal se aguentava à superfície e enrouquecia a pedir-me por tudo que lhe atirasse a corda. Mas eu continuava ali sem me mexer, e assim fiquei sorrindo sempre, gozando como nunca imaginara.”

Provavelmente o melhor livro que li no ultimo ano. Realmente muito bom. O tipo de escrita é o que mais me cativou, sempre com um tom jocoso e leve. Fácil de ler, mas sem ser de uma linguagem vulgar ou demasiado comum. Um verdadeiro escritor consegue fazer isto, escrever de uma maneira fluente, de modo a que não se queira parar de ler a obra.

Peguei no livro por acaso, li a pequena frase que se encontra na capa e fiquei curiosa. parecia-me algo maléfico, que me relembrou “O homem que odiava a chuva e outras histórias perversas” de Guilherme de Melo. Não o considero um policial, nem pouco nem mais ao menos, é muito mais que isso. É um boa sátira a sociedade portuguesa. Em muitos momentos, temos a sensação que não estamos a ler a história da vida de uma personagem imaginária, mas sim, de muitos políticos e empresários influentes do nosso país.

Encantada com este livro, comecei já a ler outra obra do Henrique Nicolau (pseudónimo de António Damião).


Sem comentários: