quinta-feira, 22 de maio de 2014

A Rapariga que Roubava Livros



Autor: Marcus Zusak
Data de publicação: Fevereiro de 20011
Editora: Editorial Presença
Páginas: 460
ISBN: 978-972-23-3907-0



Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura.


Já é a segunda vez que pego neste livro da primeira pareceu-me mórbido e estranho a história ser contada pela morte, e com base nesse pressuposto não li mais que as páginas iniciais acabando por abandonar a leitura a meio.
Mas da segunda vez já nem pensei nisso e comecei a ler deixando-me embrenhar totalmente na história chegando ao ponto de Liesel ser como que uma companheira.
Dei por mim a ler avidamente e a largar a leitura com muito sacrifício, ao longo do dia pensava naquilo que tinha lido e que mais iria se passar a seguir, alturas houve em que sonhei com a leitura.
Já deu para perceber que adorei a história, achei que era mais que uma história como que uma lição de humildade, ternura e inocência que só as crianças sabem expressar com toda a pureza.

4 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Sem duvida um livro fantástico e que devia ser lido por toda a gente, bela história de amizade em tempos tão dificeis ;)

Um livro que adorei, sem duvida e que recomendo :)

Bjs e boas leituras

Rosana Maia disse...

Olá :)
Um livro acabadinho de comprar :) Será uma das minhas próximas leituras.
Boas leituras

Rosana
http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

Angelina Violante disse...

Boas Fiacha,

Ainda bem que concordas comigo, pelos vistos temos gostos literários muito parecidos.

Muito obrigado pelo comentário.

Beijocas

Angelina Violante disse...

Olá Rosana,

Vai ver que vai adorar, é livro simplesmente lindo!

Muito obrigado pelo comentário

Beijnhos