segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Vida em Surdina



Autor: David Lodge
Data de publicação:Maio de 2009
Editora: Edições ASA
Páginas: 335
ISBN: 978-989-23-0476-2


Quando decide pedir a reforma antecipada, o professor universitário Desmond Bates nunca pensou vir a sentir saudades da azáfama das aulas. A verdade é que a monotonia do dia-a-dia não o satisfaz. Para tal contribui também o facto de a carreira da sua mulher, Winifred, ir de vento em popa, reduzindo o papel de Desmond ao de mero acompanhante e dono de casa. Mas o que o aborrece verdadeiramente é a sua crescente perda de audição, fonte constante de atrito doméstico e constrangimento social. Desmond apercebe-se de que, na imaginação das pessoas, a surdez é cómica, enquanto a cegueira é trágica, mas para o surdo é tudo menos uma brincadeira. Contudo, vai ser a sua surdez que o levará a envolver-se, inadvertidamente, com uma jovem cujo comportamento imprevisível e irresponsável ameaça desestabilizar por completo a sua vida.



Um livro que nos deixa a pensar nas pessoas com dificuldades auditivas, pois como para a maioria de nós não tem essa dificuldade nunca nos apercebemos de como por vezes é difícil para eles.
Mas mesmo assim no final deste livro fiquei com alguma dificuldade me pontuar o livro, pois a personagem passar por certas situações embaraçosas que se devem a ele ser pelo meu ponto de vista muito inocente, sem malícia, se desconfiasse mais talvez não desse por ele ali tão encurralado, enfim...
Foi a primeira vez que li algo deste autor e confesso que nem sei que pensar, pois também partes houve que me escaparam devido a certas partes, pelo menos para mim serem como que chinês, quando o personagem começa a divagar sobre o que lhe aconteceu ou as suas dificuldades.

4 comentários:

nuno chaves disse...

Um belíssimo livro, que elegi o ano passado como a melhor leitura.
Gostei muito deste livro.

Fiacha disse...

Viva,

Bem fiquei curioso, mais a mais após o comentário do Nuno :)

Bjs e boas leituras

Angelina Violante disse...

Olá Nuno,

Ainda bem que gostaste tanto.

Muito obrigado pelo comentário.

Angelina Violante disse...

Fiacha,


Se o leres não te vais arrepender, pena não haver é mais tempo para pudermos ler.

Muito obrigado pelo comentário.

Beijocas