quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Profecia de Aurobon



Autor: Steve Voake
Data de Publicação: Sertembro de 2008
Editora: Editorial Presença
Páginas: 220
ISBN: 978-972-23-4016-8



Sam Palmer, um rapaz solitário fascinado por insectos, é atingido por um carro enquanto andava de bicicleta imediatamente abrindo-se diante dele o caminho para uma realidade paralela. Esse mundo tem o nome de Aurobon e é povoado por uma série diversificada de insectos utilizados enquanto máquinas de guerra para libertarem o planeta terra de humanos através de um vírus mortal transmitido por mosquitos. Com a ajuda de Skipper, uma rapariga piloto viciada em adrenalina, Sam terá de lutar contra forças maléficas, fugir dos insectos do tamanho de aviões militares e encontrar o caminho para casa. Ele, acima de tudo, representa o salvador dos dois mundos cumprindo a profecia que lhe estava reservada. Uma obra original, com bom ritmo e boa construção das personagens de um autor dedicado a tempo inteiro à escrita.



Bem um livro fabuloso no que toca a imaginação, é que nunca me tinha passado pela cabeça pilotar um moscardo ou vespa, com cockpit incluído e tudo.
O início do livro é um pouco confuso e deixa um pouco o leitor de pé atrás, mas assim que se começa a ler e a entrar aos poucos na história a coisa começa a ser divertida, e faz-nos lembrar aqueles contos de fadas malucos, não os ditos normais.
Achei imensa piada, às civilizações minúsculas que pilotam os insectos e a sua guerra, e os diferendos entre eles.
Adorei o final tão lindo e enternecedor.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Mercador de Livros Malditos



Autor: Marcello Simoni
Data de Publicação: Sertembro de 2012
Editora: Clube Do Autor
Páginas: 377
ISBN: 978-989-224-029-4


Não é comum um livro reunir o consenso da crítica e dos leitores, mas O Mercador de Livros Malditos conquistou uns e outros. Mais: ambos afirmam que se trata de uma das mais interessantes estreias dos últimos anos.
O Mercador de Livros Malditos é uma história envolvente, marcada por intrigas, segredos ocultos durante séculos e mistérios que vão para lá do conhecimento de sábios e de alquimistas.
Ao longo das suas páginas o leitor viaja por Itália, França e Espanha no rasto do Uter Ventorum, um livro raro, desmembrado em quatro partes e protegido por intrincados enigmas que, uma vez resolvidos, permitem evocar os anjos e a sua divina sabedoria.



Bem este livro fez-me pensar muitas vezes num livro que li faz alguns anos, "Revelação" de C. J. Sansom, pois é do mesmo género, ficámos presos logo desde o início à narrativa.
O suspense, segredos e mistérios são uma constante ao longo de todo o livro.
Só não percebi no final que raio foi que aconteceu aquando da união de todas as peças do livro e da invocação, fiquei um pouco à nora.
Outra coisa que fiquei com dúvidas foi se o livro faria parte de alguma sequela, visto o final dar um ar de que ficou algum não resolvido, pelo menos foi com essa impressão que fiquei.
Resumindo gostei muito e como também ao longo da trama fomos descobrindo de cada vez um pouco mais sobre as personagens e a escrita é simples e fluída.
Recomendo vivamente.
Mais não digo para não estragar o entusiasmo a quem ainda não leu.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Amor em Minúsculas



Autor: Francesc Miralles
Data de Publicação: Julho de 2009
Editora: Contraponto
Páginas: 237
ISBN: 978-989-666-011-6



Samuel vive fechado na solidão de seu apartamento, do qual só sai para dar aulas. Mas esse mundo isolado que construiu começa a desabar no dia em que um gato aparece à sua porta. O felino levará Samuel até Titus, um redator que lhe ensinará instimáveis lições de vida, que o leva a reencontrar Gabriela, um amor de infância. É o início de uma aventura de revelações surpreendentes.


Este livro foi como uma aventura, pois já tinha lido um outro do mesmo autor e depois da satisfação inicial achei que a narrativa se arrastava e chegava mesmo ao ponto de chatear. Então comecei a ler este cheia de cautelas, e de início foi maravilhoso adorei, a escrita era fluída e narrativa também avançava, mas praticamente do meio do livro para a frente a coisa começou novamente a arrastar-se, dava a sensação que o autor não sabia como preencher a narrativa e ia arranjando mais coisas só para encher e a narrativa não andava estava estagnada.
Mas este livro para mim tem um resultado mais positivo, pois neste ao longo da narrativa vamos aos poucos conhecendo os segredos e parte do passado das personagens.
E como a história mete um gato eu sou suspeita uma vez que adoro gatos.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Desejos do Coração

Autor: Jude Deveraux
Data de Publicação: Maio de 2012
Editora: Quinta Essência
Páginas: 400
ISBN: 972-8839-57-X



Gemma Ranford quer tanto obter o emprego oferecido para catalogar os documentos de uma das famílias mais antigas de Edilian, a família Frazier, que está disposta a lutar por ele. Fascinada por História e desesperada por terminar a sua tese de dissertação, Gemma acredita que aqueles papéis lhe fornecerão novas informações essenciais para imprimirem novo fôlego à sua investigação. O que ela não espera encontrar são as repetidas referências à Pedra dos Desejos do Coração, um talismã mágico que, reza a lenda, concederá desejos a quem detenha o apelido Frazier. Se algo tão poderoso caísse nas mãos erradas, toda a família poderia ficar em perigo - mas, à semelhança da maioria das pessoas, Gemma considera que não passará de um mito. No entanto, à medida que vai passando mais tempo com a família, apercebe-se de que os desejos mais secretos de todos os Frazier estão, lentamente, a tornar-se realidade - e que ela, entretanto, está a apaixonar-se perdidamente pelo filho mais velho da sua empregadora, Colin. O problema é que Gemma não é a única a ter reparado que os poderes mágicos da pedra despertaram... e há um ladrão internacional à espreita. Trabalhando em conjunto, Gemma e Colin terão de encontrar a pedra antes que esta possa ser usada contra a família, mas não o farão sem que cada um dos seus desejos mais profundos tenha sido descoberto...



Já faz algum tempo que li o livro anterior a este e no início confesso que a minha cabeça era uma confusão de nomes que não conseguia relacionar, mas aos poucos conforme fui avançando na leitura fui-me lembrando do que tinha acontecido e comecei a relacionar os nomes com as personagens certas.
E tal como o anterior adorei, a escrita da autora é simples, fácil de ler e fluída, e sabe deixar-nos em pulgas para saber o que se irá passar a seguir.
Á media que a narrativa ia evoluindo dei por mim a torcer pela Gemma, mesmo já desconfiando de qual seria o final.
Ler estes livros dá-nos, pelo menos a mim uma felicidade para a alma muito boa, e quando chegamos ao final ficamos radiantes com aquele calorzinho do coração, e torna-se difícil de começar outra leitura, visto não ser assim tão calorosa.
As personagens vão mostrando as suas facetas e os seus segredos ao longo de todo o livro, quando se aproxima o final é uma cascata de segredos.



domingo, 14 de julho de 2013

A Filha do Mar

Autor: Elizabeth Gilbert
Data de Publicação: Março de 2011
Editora: 11/17
Páginas: 456
ISBN: 978-989-8228-99-4



Em Fort Niles e Courne Haven, duas ilhas remotas da costa do Maine, os pescadores de lagosta locais lutam, há gerações, pelo direito a pescar no mar que os separa. Ruth Thomas nasceu no meio desta disputa, filha de um dos mais gananciosos pescadores de Fort Niles.
Aos 18 anos, Ruth regressa a casa do colégio interno, determinada a ignorar a sua educação e a tornar-se pescadora de lagosta, como filha do mar que é. Porém, acaba por se apaixonar por Owney Wishnell, um jovem e atraente pescador da ilha rival, o que irá transformar profundamente as vidas dos habitantes das duas ilhas.



Realmente quando li a sinopse e fala que o livro é um romance fiquei toda entusiasmada, mas a verdade é que logo no início não me conseguiu prender, e foi um pouco custoso continuar a leitura, pois o livro tratava sempre do mesmo a pesca da lagosta e as rivalidades que existiam por causa dela entre duas ilhas e respectivos habitantes.
E eu sempre à espera que as coisas mudassem, só melhorava quando envolvia a vida da vizinha, mas mesmo assim achei um pouco fraco, para um tão apregoado bestseller.
Quando finalmente a coisa começa a mudar mais perto do final e parece estar a ficar interessante, é quando acaba e antes de acabar passam uma série de anos assim de supetão, quando estivemos uma série de tempo , ou seja a maior parte da narrativa sempre na mesma altura, praticamente nem se dando por ele passar.

sábado, 13 de julho de 2013

O Salão Dourado


Autor: Rebecca Kohn
Data de Publicação: Abril de 2006
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 276
ISBN: 972-8839-57-X


A história bíblica da Rainha Ester — cuja beleza apenas era igualada pela sua sabedoria — inspirou as mulheres ao longo de séculos. Capturando as paixões e o perigo da política que tornaram o legado de Ester tão intemporal, O Salão Dourado revela uma pesquisa meticulosa e leva-nos às profundezas do Império Persa.

Orfã e aterrorizada, Ester começa uma nova vida com o seu primo, um homem bem posicionado na corte, a quem está prometida. Mas é na luxúria do harém real que se torna mulher. Ester procura conquistar o coração do Rei Xerxes e a libertação do seu povo. Mas a sua ascenção ao trono tem um preço: terá que voltar as costas a tudo o que alguma vez desejou, e entregar o corpo a um homem que nunca poderá amar.



Eu gosto muito de romances históricos e se ainda por cima forem inspirados em personagens bíblicas ainda melhor.
Então comecei a ler este livro muito entusiasmada, e confesso que a maior parte do livro adorei, ficar a conhecer um pouco mais sobre os costumes e usos daquela época.
E a narrativa tinha sempre algo diferente a mostrar, algum aspecto mais do qual não estávamos à espera.
Mas confesso que quando cheguei mesmo à parte final foi um pouco frustrante devido ao final não ser aquilo que se pressagiava pelos anteriores acontecimentos, mas a verdade é que tudo estava muito diferente no início, até as atitudes do rei pareciam ter perdido o tento!
Desde que houvera o atentado tudo ficou de pernas para o ar embora Ester tentasse chamar o rei de volta à sua antiga glória.
Mesmo assim esperava um final diferente, embora ache que Ester adorou ver-se livre do palácio e do que isso significava na sua vida.
As personagens são bem documentadas e aos poucos vão deixando-se conhecer aos nossos olhos. Temos uma grande "visão" do interior do palácio e da vida das concubinas e até da própria rainha, que parecem não passar de meros brinquedos para o contento e satisfação do rei.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Corpo de Delito


Autor: Patricia D. Cornwell
Data de Publicação: Setembro de 1998
Editora: Editorial Presença
Páginas: 319
ISBN: 972-23-2343-1

Após o êxito de Post-Mortem, surge agora mais um romance policial da autoria de Patricia Cornwell a integrar a colecção Fio da Navalha inaugurada em Maio deste ano. Uma grande senhora do policial contemporâneo num livro com a marca da excelência.


Este livro foi uma grande surpresa, como trata de crimes violentos pensei que não fossem gostar, mas não sei se é das personagens se é da escrita da autora, acho que fiquei viciada nestes livros.
O livro faz-nos dar umas valentes gargalhadas como quando o tenente Marino fala o homem diz com cada uma que dou por mim a rir à gargalhada, e depois faz-nos sentir ameaçados quando o assassino começa a rondar e a ameaçar a Drª Scarpetta, por mais que desconfiei de uma personagem ao longo de quase todo o livro em como era o assassino, tal como no livro anterior não acertei.
Não sei explicar mas gostei mais deste livro que do anterior, embora me pareça que a escrita da autora se manteve igual nos dos livros.
E como há muito tempo que não tenho visto televisão é como se tivesse a ver um episódio da série CSI.