sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Meus Cães e Meus Amigos


Autor: Carlos Vieira da Silva
Data de Publicação: Fevereiro de 2007
Editora: Guerra e Paz
Páginas: 174
ISBN: 978-989-8014-14-6


Um livro delicioso. A começar na imagem da capa, com um cão ternurento e muito "humano". O livro conta histórias verdadeiras, muito comoventes e muito divertidas de cães, desde o Golias e o Mijinhas, dois rafeiros desvairados de Lisboa, até à história de um serra d’aires que o jovem dono salvou no "corredor da morte", passando pelo história do Xanoto, um fox-terrier que, pelo seu comportamento, talvez seja um cão vindo do espaço.



Este livro é como o nome indica sobre cães e a sua amizade com o homem, as partes boas e as partes más.
Se gostei sim e não, pois há partes em que da-mos por nós como que agarrados ao livro sem conseguir largar, outras a leitura vai-se arrastando ao ponto de se perder o fio à meada.
O livro compõe-se várias histórias todas contadas por pessoas diferentes, algumas mais ternurentas e cuidadosas que outras, mas em grande parte amigas dos animais.
Quando li a sinopse e vi a capa com a imagem tão ternurenta, pensei que fosse mais cativante, e que o autor não se dispersa-se com tanta frequência.
Em resumo lê-se mas convém ser intercalado com outro para não maçar.

sábado, 24 de novembro de 2012

Paixões à Solta


Autor: Jill Mansell
Data de Publicação: Março de 2012
Editora: Chá das Cinco
Páginas: 393
ISBN: 978-989-710-028-4



Daisy MacLean é a diretora de um delicioso hotel rural.
Desde que o seu marido infiel morreu num acidente de carro, tem-se mantido solteira e boa rapariga. Mas agora não confia em homens bonitos e charmosos, e é por isso que a antiga estrela de rugby, Dev Tyzack, não tem nenhuma hipótese em a conquistar. Pensa ela…
Infelizmente o passado de Daisy está a intrometer-se no seu futuro. Quando menos espera, aparece Barney, o porteiro, com algo que pertencera ao marido que Daisy pensava ter conseguido esquecer.
E para aumentar a confusão, não faltam outras personagens excêntricas como Tara, a criada sempre infeliz no amor; Dominic, cujo casamento se vai realizar no hotel mas que já não quer aquela noiva; ou o próprio pai de Daisy que mantém uma relação secreta.
Desta caótica torrente de paixões à solta só poderá resultar um grande desastre. Ou talvez não!



O tema do livro tal como a título indica é as paixões. Ao longo de todo o livro cada uma das diferentes personagens vai ter os seus  altos e baixos no que toca a paixões, por vezes cenas hilariantes de rir as gargalhadas, outras tão sérias como tristes. Mas no final tudo se compõe e todos acabam felizes e satisfeitos, até as personagens caninas.
Adorei, assim que o comecei a ler fiquei agarrada como é costume nos livros desta autora, gostei bastante da Maggie, e das suas trapalhadas, para uma pessoa da sua idade que todos pensamos que deve ter uma vida sossegada.
As personagens parecem todas tão reais, que por vezes quase que as compramos com as nossas amigas ou vizinhas, todos têm, uns mais outros menos, os seus problemas interiores  com os quais ao longo da narrativa vão aos poucos aprendendo a ver e a ultrapassar.
confesso que estava um bocadinho de pé atrás porque já ouvi dizer que o último livro da autora é muito diferente daquilo que é costume e que não é muito bom, mas pelos vistos ainda não foi desta que me desiludi.
As descrições são tão vividas que por vezes dei por mim a ter como que um flash na minha cabeça e a imagem a aparecer no olho da mente.
Deixo aqui um muito obrigada à minha amiga Carla Faleiro, do blogue Café de Letras que me emprestou o livro para ler.



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Segredo da Cruz de Cristo.


Autor: Bill Napier
Data de Publicação: Março de 2007
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 283
ISBN: 978-972-8839-83-3


Harry Blake leva uma vida descansada. Como negociante de mapas antigos numa pequena vila inglesa, raramente se depara com surpresas. Mas quando um milionário o contrata para avaliar um diário com quatrocentos anos e é de seguida brutalmente assassinado, a vida de Harry nunca mais poderá ser a mesma. Afinal, o que estará no diário que leve alguém a matar?
A decifração do diário leva-o para um mundo de conspirações seiscentistas e ainda mais para trás, através de mil anos de intriga religiosa, para as sanguinárias Crusadas e a localização de uma relíquia sagrada. Será que Harry vai encontrar a peça deste puzzle celestial que ameaça a sua vida e, em última instância, o mundo tal como o conhecemos?



Este livro é uma verdadeira história de mistério, tudo começa quando Tebbit recebe um diário de um advogado da parte um parente do qual nem sabia da existência. Nisto contrata um alfarrabista especialista em mapas, para o decifrar e a partir daqui tudo se complica, pois aparecem uns fanáticos em busca do mesmo diário que indicaria onde se encontrava uma relíquia feita a partir da cruz de Cristo.
O que mais gostei foi de toda a acção e a decifração dos códigos, e as perseguições.
Quanto as personagens fiquei um pouco estupefacta com a transformação de Debbie, de resto pareceram muito convincentes e credíveis, com apanhados aqui e além acerca do passado de cada uma.
Embora no início tivesse ficado um pouco sem perceber muito bem que se passava e achar um pouco confuso, à medida que vamos lendo a coisa vai-se compondo. Uma coisa que achei estranha foi o livro ter erros e certas partes de frases estarem incompletas.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Céu Existe Mesmo


Autor: Todd Burpo e Lynn Vincent
Data de Publicação: Novembro de 2011
Editora: Lua de Papel
Páginas: 160
ISBN: 978-989-23-1434-1

Colton Burpo tinha quatro anos quando foi operado de urgência. Meses mais tarde, começou a falar daquelas breves horas em que esteve entre a vida e a morte, e da sua extraordinária visita ao céu. O seu relato só agora foi revelado pelos pais. E tornou-se num fenómeno editorial sem precedentes.

Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda... O pai, sacerdote, nem queria acreditar. Estacionou, respirou fundo, e fez algumas perguntas ao filho. E o miúdo respondeu, sem dar muita importância ao assunto. Falou do que viu, dos seus encontros com Deus e com Jesus, das visões que teve durante a cirurgia, da mãe e do pai a rezarem enquanto ele era operado. Foi apenas o início. Colton tinha de facto visitado o céu, e trazia consigo uma importante mensagem para partilhar.


Este livro trata da história da família Burpo e de como a doença do filho lhes mudou a maneira como encaravam certos aspectos da religião.
O pequeno Colton, começou a deixar pistas de que quando tinha sido operado esteve no céu. Aos poucos vai deitando cá para fora aquilo que viu e o que o impressionou.
Em suma gostei, é um livro com uma forte vertente religiosa, mas é diferente dos que costumamos ver.
Confesso que estava a ficar bastante angustiada, na altura em que Colton piora e nada parece surtir efeito.
Neste livro mesmo o padre admite que houve vezes em que perdeu as estribeiras, e não como nos outros livros em que os mesmos parecem ser seres de um outro mundo, já que nada que afecta o comum dos mortais os faz perder a cabeça.
Ou seja o livro transmite-nos uma bonita mensagem, apesar de tudo nunca devemos duvidar da nossa fé.

domingo, 18 de novembro de 2012

O Novo Inquilino


Autor: Doreen Tovey
Data de Publicação: Junho de 2010
Editora: Edições ASA
Páginas: 140
ISBN: 978-989-23-0851-7

A família Tovey sabe o que é o caos, especialmente o de tipo siamês. Mas quando o seu adorado gato Solomon morre inesperadamente, Charles e Doreen vêem-se confrontados com um dilema: deverão ou não arranjar outro gato?
Mas os animais triunfam sempre na casa dos Tovey, e esta não vai ser excepção. Será, pois, a pensar no melhor para a gatinha Sheba, que o casal se lança à procura de um digno sucessor de Solomon. E é assim que o alvoroçado Seeley dá entrada nesta alegre e caótica casa.
…E Seeley vai deixar bem claro que está à altura de Solomon mal cai num lago repleto de peixes..



Neste livro é nos dada a conhecer a história da autora Doreen Tovey e o seu marido Charles com os seus animais, principalmente os gatos, embora tenham abelhas e uma burra.
Ao longo do livro é nos contado a história de dois gatos irmãos e de como a fêmea (Sheba) adoeceu e pensavam que a iminência da sua morte estava perto, mas afinal quem morreu inesperadamente foi Solomon que parecia irradiar vida e saúde.
Como Sheba chorava com a perda do companheiro de brincadeiras, a dona Doreen inicia uma cruzada para encontrar um companheiro, mas não um qualquer tem de ser o mais parecido possível com Solomon. Quando estava perto de desistir conhecem Seeley, que depressa consegue quebrar o gelo com Sheba e tornarem-se grandes amigos. 
Um livro que nos faz vir as lágrimas aos olhos, ou então gargalhar e até ficar perplexo pelas acrobacias protagonizadas por Seeley.
Gostei muito é um leitura fácil, mas confesso que as intermináveis explicações e dissertações sobre as abelhas fiquei com vontade de desistir.
Surpreendeu-me bastante o extremo cuidado, dado pelos donos aos animais, o que hoje em dia é muito raro de se ver, para além de que não sabia que os gatos siameses, os do livro são desta raça, se portavam tão mal, é que o meu Farrusco ao pé deles é um anjo.
Só houve uma coisa que não percebi muito bem como funcionava, a propriedade dos donos, por vezes lê-se que andavam à procura de Seeley e que estacionava um carro em que os ocupantes lançavam olhares curiosos e preocupados na sua direcção derivado aos seus chamamentos, se a propriedade é deles qualquer um pode entrar? E como é que o barracão onde dormia a burra, era do outro lado da estrada? Enfim.


sábado, 17 de novembro de 2012

De Malibu, com Amor


Autor: Elizabeth Adler
Data de Publicação: Julho de 2012
Editora: Quinta Essência
Páginas: 345
ISBN: 978-989-7260-08-7

Quando o detetive privado das estrelas de cinema, Mac Reilly, ouve o grito de uma mulher a sobrepor-se ao ruído das ondas a rebentar, a sua vida altera-se para sempre. Uma bela mulher perturbada envergando apenas um negligée preto de renda à porta de uma fabulosa casa de praia aponta-lhe uma arma.

Mac escapa à bala, mas por pouco. Quem é aquela mulher? Dias depois já desapareceu e a Smith & Wesson com que quase o matou aparece no carro dele. 


Praticamente ao mesmo tempo, Allie Ray, estrela do grande ecrã e namoradinha da América, desaparece também. As duas mulheres estão relacionadas e Mac vê-se de repente envolvido numa teia de enganos. Vai precisar de ajuda para conseguir apurar toda a verdade. É aqui que entra em cena Sunny Alvarez. Sunny e Mac têm uma relação marcada por alguns arrufos. Ultimamente, muitos arrufos. Mas agora ele precisa dela mais do que nunca.

Juntos iniciam uma perseguição que os levará da Califórnia do Sul até às praias do México, das ruas de Roma até às zonas rurais de França. Mantêm-se um passo atrás de um assassino esquivo e um passo à frente de uma atriz que só quer desaparecer...



Este livro conta a história de uma estrela do cinema de Hollywood, Allie Ray. Ao longo da narrativa ficamos a conhecer que nem sempre foi rica e uma estrela. E que não tem a vida que todos pensam que gostavam de ter. É casada com um magnata dos negócios, que gosta de andar a mudar de namorada constantemente  o que a magoa pois ela ama-o de verdade. Coisa complica-se quando ela começa a receber umas cartas anónimas com ameaças, e tanto ela como o marido são seguidos. O marido desconfia do FBI, pois cometeu certos crimes financeiros.
É aqui que entra o detective Mac Reilly, a quem tanto um como o outro contactam a pedir ajuda.
E conforme a história se vai desenrolando e se vai descobrindo certas pistas, o livro começa a ser bastante interessante e é difícil deixar a leitura. Até ao final todos os segredos e mistérios são desvendados, e descobre-se muitas outras coisas, que nem Allie nem o seu marido sabiam que estavam a acontecer.
Gostei muito, principalmente, quando o mistério parece adensar-se em vez de se deslindar. 
Gostei bastante das personagens pois todas parecem ser muito bem conseguidas e ao longo da história, vamos descobrindo aos poucos a sua história e o que os levou aquela situação, parecem ter vidas bastante reais e cheias de conflitos interiores, que por vezes lhes tomam todos os pensamentos, e pelos quais tentam melhorar.
Tal como nos habituou nos outros livros a autora faz umas descrições das paisagens, especialmente as rurais francesas que é de deixar qualquer um com vontade de as visitar. Já para não falar nas descrições dos pratos feitos nos bistro, que é deixar literalmente água na boca.
Em resumo um bom livro que descontrai ao mesmo tempo que nos aguça o engenho para o lado dos mistério.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Não há fome que não dê... revistas

Novembro será sem dúvida o mês das publicações. Vários projectos que muitos já devem conhecer, porque ocasionalmente aparecem por cá, editarão os primeiros números. Teremos também duas antologias que verão a luz do dia no final deste mês.


Então temos a Fénix nº 2 que saíra com a belíssima capa da Ana C. Silva e organizada por mim, onde podem contar com contos, bd e um conjunto de contos curtos dedicados ao tema livros e bibliotecas. 



A 1 de Novembro saiu a edição especial Nanozine dedicada ao NanoWriMo e ainda sairá o número 7 este mês. Em ambas poderão encontrar participações minhas.




A Lusitânia verá o seu 1º número a ganhar vida no Forum Fantástico deste ano. Uma fanzine dedicada exclusivamente ao fantástico em Portugal. Também esta com um conto meu.



A Trëma, revista organizada pelo Rogério Ribeiro, Ana Baptista e João Campos, lançara também ela o seu primeiro número durante o Forum Fantástico. 


Durante o mês está anunciado o lançamento dos próximos números do ISF, da Dagon e do Jornal Conto Fantástico estas duas últimas infelizmente, ainda sem capas.




Relativamente a antologias, Lisboa no ano 2000, organizada por João Barreiros, resultado de um concurso nacional de contos electropunk, será também ela lançada no Forum Fantástico.


E por fim Mensageiros das Estrelas organizado pelo Octávio dos Santos também tem como data de lançamento este mês.



Muitos lançamentos, muitos contos e textos para lerem, alguns dos projectos terão edição online, por isso, poderão sempre aproveitar para ler os autores nacionais. Há também uma variedade de capas, algumas bem interessantes. Qual a vossa capa preferida?

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Lista Top 100 - Fantasia e FC

Encontrei a lista dos 100 melhores livros de Ficção Cientifica no blog Estantes de Livros e achei a listinha deliciosa e irresistível  para mais para alguém como eu que gosta tanto de listas. A lista surge originalmente das votações de alguns leitores e é de 2011, no entanto parece bastante actual. Vejam lá quantos é que já leram:




  1. O Senhor dos Anéis, J.R.R Tolkien
  2. À Boleia Pela Galáxia, Douglas Adams
  3. O Jogo Final, Orson Scott Card
  4. Série “Duna”, Frank Herbert
  5. Crónicas de Gelo e Fogo, George R.R. Martin
  6. 1984, George Orwell
  7. Fahrenheit 451, Ray Bradbury
  8. Trilogia Fundação, Isaac Asimov
  9. Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley
  10. Deuses Americanos, Neil Gaiman
  11. The Princess Bride, William Goldman
  12. Série “A Roda do Tempo”, Robert Jordan
  13. O Triunfo dos Porcos/A Quinta dos Animais, George Orwell
  14. Neuromante, William Gibson
  15. Watchmen, Alan Moore e Dave Gibbons
  16. Eu, Robot, Isaac Asimov
  17. Um Estranho numa Terra Estranha, Robert Heinlein
  18. Crónicas do Regicida, Patrick Rothfuss
  19. Matadouro Cinco, Kurt Vonnegut
  20. Frankenstein, Mary Shelley
  21. Blade Runner: Perigo Iminente, Philip K. Dick
  22. Crónica de uma Serva, Margaret Atwood
  23. Série “The Dark Tower”, Stephen King
  24. 2001 – Odisseia no Espaço, Arthur C. Clarke
  25. The Stand, Stephen King
  26. Samurai: Nome de Código, Neal Stephenson
  27. Crónicas Marcianas, Ray Bradbury
  28. Cama de Gato, Kurt Vonnegut
  29. Sandman, Neil Gaiman
  30. A Laranja Mecânica, Anthony Burgess
  31. Soldado no Espaço, Robert Heinlein
  32. Era Uma Vez em Watership Down, Richard Adams
  33. O Voo do Dragão, Anne McCaffrey
  34. The Moon is a Harsh Mistress, Robert Heinlein
  35. Um Cântico a Leibowitz, Walter M. Miller
  36. A Máquina do Tempo, H.G. Wells
  37. 20.000 Léguas Submarinas, Júlio Verne
  38. Flowers For Algernon, Daniel Keys
  39. A Guerra dos Mundos, H.G. Wells
  40. Crónicas de Âmbar, Roger Zelazny
  41. The Belgariad, David Eddings
  42. As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley
  43. Série “The Mistborn”, Brandon Sanderson
  44. Ringworld, by Larry Niven
  45. A Mão Esquerda das Trevas, Ursula K. LeGuin
  46. O Silmarillion, J.R.R. Tolkien
  47. O Rei que Foi e um Dia Será, T.H. White
  48. Neverwhere – Na Terra do Nada, Neil Gaiman
  49. A Idade do Ouro, Arthur C. Clarke
  50. Contacto, Carl Sagan
  51. Série “Hyperion Cantos”, Dan Simmons
  52. Stardust – O Mistério da Estrela Cadente, Neil Gaiman
  53. Cryptonomicon, Neal Stephenson
  54. Guerra Mundial Z, Max Brooks
  55. The Last Unicorn, Peter S. Beagle
  56. Guerra Sempre, Joe Haldeman
  57. Small Gods, Terry Pratchett
  58. The Chronicles Of Thomas Covenant, The Unbeliever, Stephen R. Donaldson
  59. The Vorkosigan Saga, Lois McMaster Bujold
  60. Going Postal, Terry Pratchett
  61. The Mote In God’s Eye, Larry Niven & Jerry Pournelle
  62. The Sword Of Truth, Terry Goodkind
  63. A Estrada, Cormac McCarthy
  64. Jonathan Strange & o Sr. Norrell, Susanna Clarke
  65. Eu Sou a Lenda, Richard Matheson
  66. Saga “O Mago”, Raymond E. Feist
  67. Trilogia “The Shannara”, Terry Brooks
  68. Série “Conan, o Bárbaro”, Robert E. Howard
  69. Saga do Assassino, Robin Hobb
  70. A Mulher do Viajante no Tempo, Audrey Niffenegger
  71. The Way Of Kings, Brandon Sanderson
  72. Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne
  73. Série “The Legend Of Drizzt”, R.A. Salvatore
  74. A Guerra é para os Velhos, John Scalzi
  75. The Diamond Age, by Neil Stephenson
  76. Rendez-Vous com Rama, Arthur C. Clarke
  77. Série “Kushiel’s Legacy”, Jacqueline Carey
  78. Os Despojados – Uma Utopia Ambígua, Ursula K. LeGuin
  79. Algo Maligno Vem Aí, Ray Bradbury
  80. A Bruxa de Oz, Gregory Maguire
  81. Série “The Malazan Book Of The Fallen”, Steven Erikson
  82. O Caso Jane Eyre, Jasper Fforde
  83. Série “The Culture”, Iain M. Banks
  84. The Crystal Cave, Mary Stewart
  85. Anathem, by Neal Stephenson
  86. Série “The Codex Alera”, Jim Butcher
  87. The Book Of The New Sun, Gene Wolfe
  88. Trilogia “The Thrawn”, Timothy Zahn
  89. Série “Outlander”, Diana Gabaldon
  90. Saga “Elric”, Michael Moorcock
  91. O Homem Ilustrado, Ray Bradbury
  92. Sunshine, by Robin McKinley
  93. Fogo nas Profundezas do Espaço, Vernor Vinge
  94. As Cavernas de Aço, Isaac Asimov
  95. Trilogia “The Mars”, Kim Stanley Robinson
  96. Lucifer’s Hammer, Larry Niven & Jerry Pournelle
  97. O Dia do Juízo Final, Connie Willis
  98. Perdido Street Station, by China Mieville
  99. Série “The Xanth”, Piers Anthony
  100. Trilogia “The Space”, by C.S. Lewis



Quantos leram desta lista? E quais é que acham que faltam aqui?

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sapatos de Rebuçado


Autor: Joanne Harris
Data de Publicação: Novembro de 2007
Editora: Edições ASA
Páginas: 504
ISBN: 978-972-41-5318-6

Sapatos de Rebuçado é mais uma viagem ao mundo encantado de Joanne Harris. Um (esperado) regresso a Chocolate.
Após ter abandonado a aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, cenário de Chocolate, Vianne Rocher procura refúgio e anonimato em Paris, onde, juntamente com as suas filhas Anouk e Rosette, vive uma vida pacífica, talvez até mesmo feliz, por cima da sua pequena loja de chocolates. Não há nada fora de comum que as destaque de todos os outros. A tempestade que caracterizava a sua vida parece ter acalmado... Pelo menos até ao momento em que Zozie de l’Alba, a mulher com sapatos de rebuçado, entra de rajada nas suas vidas e tudo começa a mudar… 
Mas esta nova amizade não é o que parece ser. Impiedosa, retorcida e sedutora, Zozie de l’Alba tem os seus próprios planos - planos que vão despedaçar o mundo delas. E com tudo o que ama em jogo, Vianne encontra-se perante uma escolha difícil: fugir, tal como fez tantas outras vezes, ou confrontar o seu pior inimigo… 
Ela própria.





Este livro é sobre Vianne Rocher(Yanne Chabernnout) e as suas filhas Anouk (Annie) e Rosette que vivem por cima de uma loja de chocolates e da qual cuidam.
A sua vida até aquele momento tem passado por uma série de cidades, onde nunca podem ficar descansadas, sendo sempre vistas com desconfiança. Mas tudo parece correr normalmente até à chegada de Zozie D´Alba, a dona dos sapatos de rebuçado, que se mostra sempre prestável que vai mudar completamente as suas vidas.
Nem sei se gostei do livro ou não, no início achei divertido e envolvente mas depois com o andar da narrativa achei que as coisas pareciam que aconteciam de uma maneira forçada.
Gostei da descrição dos chocolates, de maneira como cada personagem à vez explanava o que lhe ia na alma e quais eram as suas decisões.
Achei a Vianne um pouco apagada, ainda não li Chocolate, mas tenho ali para ler, como não queria atrasar mais a troca, pelo que me lembro do filme Chocolate, Vianne era uma lutadora, e nem livro nem pela própria filha Anouk é capaz de lutar deixando-a constantemente sozinha com Zozie. Por outro lado identifiquei-me bastante com Anouk no que toca aos problemas que tinha na escola, as colegas fazerem dela o bobo da corte, pois o mesmo sucedeu comigo na escola primária.
Estava à espera de mais achei que o livro chegou a uma parte em que parecia que era sempre mais do mesmo, podia haver uma certa variação. Deixar que Vianne saísse um pouco do mutismo, e  tolhimento para se insurgir, deixava que Zozie dirigi-se toda a loja, toma-se praticamente o seu lugar na vida de Anouk.
Espero que a continuação deste livro seja melhor.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Virgem Cigana

Autor: Santa Montefiore
Data de Publicação: Setembro de 2008
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 348
ISBN: 978-972-25-1679-2

 Mischa conhece bem a sensação de abandono. O seu pai alemão desapareceu no final da guerra, deixando-o a ele e sua à mãe entregues ao ódio e ao desprezo dos outros habitantes da vila francesa.
Um dia o vento traz-lhe Coyote, um americano, e a sua vida muda radicalmente. Deixando a França para trás, Mischa reencontra a felicidade ao lado da mãe e de Coyote numa pequena cidade americana. No entanto, e tal como aconteceu com o seu pai, o padrasto também desaparece de repente sem uma palavra.
Já adulto, Mischa vive atormentado por estas cicatrizes. Quando a sua mãe, ao morrer, entrega a um museu A Virgem Cigana, um célebre quadro de Ticiano cuja existência Mischa desconhecia por completo, este decide então regressar a França para fazer as pazes com o seu passado e descobrir a verdade sobre a origem do quadro, por mais dolorosa que esta possa ser.


 O livro centra-se na história de Mischa, que nos vai contar ao longo de praticamente todo o livro a sua infância, os seus traumas e conflitos interiores, que ele pensa ter conseguido superar até a morte da mãe o voltar a deixar a sentir-se perdido. Confesso que o título do livro me levou a pensar até mais de metade do livro que a mãe de Mischa fosse uma cigana, mas o nome do livro vem de um quadro de Ticiano "A Virgem Cigana", que depois de muitas voltas, se vem a descobrir ter sido pertença da família que foi dona inicial do cháteau.
O que me surpreendeu neste livro foi o final que surpreendeu com a descoberta de todos os segredos escondidos ao longo de toda a narrativa, serem descobertos.
As personagens pareceram-me um pouco estranhas, pois para mim não sei se conseguiria aguentar os que se passou com Mischa e a sua mãe e continuarem a viver lá por tantos anos, ao serem tratados daquela maneira.
Como tinha gostado muito do livro anterior que li da autora, estava com grandes expectativas em relação a este, mas foram um pouco defraldadas, pois não correspondeu às expectativas e confesso que ficou um pouco aquém, e achei por vezes muito maçador, sempre a bater na mesma tecla sem passar dali.
Mesmo assim quero agradecer à minha amiga Lígia Teixeira pelo empréstimo do livrinho, peço é desculpa ter demorado tanto a lê-lo mas isto por aqui anda complicado de tempo para ler, culpa do meu filhote que anda doentinho e só quer atenção.