quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Dama do Lago


Autor: Raymond Chandler
Data
Publicação: de Janeiro de 2001
Editora: Abril/Controljornal
Páginas: 206
ISBN: 972-611-708-9



A mulher de Derace Kingsley fugiu para o México, para conseguir um divórcio rápido e casar com um casanova chamado Chris Lavery. É pelo menos isso que o telegrama que ela enviou ao marido sugere.
Os problemas começam quando Lavery, questionado pelo detective Philip Marlowe, nega tudo. Porém, quando este se encontra pela segunda vez com Lavery, ele já não pode negar nada… por causa dos tiros no peito.
Rapidamente, Marlowe parte no encalço de um assassino, que o conduz de Los Angeles a um lago sombrio nas montanhas.


Bem partes houve me que me perdi na história, e com tantas reviravoltas nunca consegui descobrir quem foi o assassino. Achei o livro um pouco confuso, mas de resto lê-se bem é uma boa história, cheia de segredos e mistérios, onde quase toda a gente tem o rabo preso como se costuma dizer.
Mas mesmo assim não deixa de ser um bom policial, deixando-nos em suspenso até à última linha.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Segunda Oportunidade


Autor: James Patterson
Data de Publicação: Junho de 2010
Editora: Quinta Essência
Páginas: 333
ISBN: 978-989-8228-20-8


Lindsay Boxer, detective, é determinada e corajosa. Cindy Thomas, jornalista, é uma jovem brilhante e espevitada. Claire Washburn é médica-legista, competente e intuitiva, e Jill Bernhardt é uma advogada ambiciosa e viva. As quatro formam o Clube das Investigadoras e mostram-se determinadas a encontrar criminosos a todo o custo.

Uma menina de 11 anos morre quando um maníaco abre fogo contra uma igreja. Uma idosa é encontrada enforcada. Em comum, as vítimas têm apenas o facto de serem negras. Lindsay Boxer, depois de ter resolvido o trágico caso do «Assassino dos Noivos», é designada para o caso e desconfia que se trata de algo mais do que uma onda de crimes raciais. Lindsay acredita que os dois crimes foram cometidos por um assassino em série e que duas das vítimas estavam indirectamente relacionadas com a polícia. Um símbolo detectado nas cenas do crime conduz a um grupo racista, mas o assassino volta a atacar, deixando pistas deliberadas e iludindo a polícia com inteligência. Entretanto, cada uma das quatro amigas corre o risco de vida, e o assassino sabe exactamente quem são e onde as encontrar.




Tal como o outro livro é de tirar a respiração com tanto suspense e mistério desde o início até ao fim.
O autor tem uma mente brilhante pois por mais que me esforce não consigo descortinar quem é o assassino quando pensava que era um afinal não tinha nada a ver.
E tal como o outro gostei bastante deixa-nos rendidos e presos logo na primeira página, e depois ficamos como que presos à pele do protagonista principal seguindo todos os passos e querendo decifrar o enredo.
Recomendo vivamente.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Livros Lidos 2012 - Marcelina


Como no ano anterior só consegui terminar um dos desafios, ficam todos para este ano.
Terei os habituais desafios de ler um total de 52 livros, que infelizmente o ano passado ficou bastante aquém.
Ler 10 portugueses e 12 BD e 5 clássicos.

Desafios:

Ler 10 portugueses - 4/10
Ler 5 clássicos - 3/5
ler 52 livros durante o ano - 31/52



Janeiro
1) Sonho Febril - George R.R. Martin [8/10]
2) O segredo Perdido - Júlia Nery [5/10]
3) O vale dos cinco Leões - Ken Follett [7/10]

Fevereiro
4) Memórias Esquecidas - Jodi Picoult [5/10]
5) Lápides Mortais - Sharan Newman [6/10]
6) As donzelas da noite - Luís Campos [4/10]

Março
 7)Catarina de Aragão - A Princesa Determinada - Philippa Gregory

Abril
8) Antologia Fantasporto 2012 - organizada por Rogério Ribeiro [3/10]
9) Little Brother [4/10]

Maio


Junho
10) Um Jantar Muito Original seguido de A Porta - Fernando Pessoa [6/10]
11) Contos - Tchékhov [8/10]

Julho
12) Uma noite em Lisboa - Erich Maria Remarque [9/10]
13) Matadouro 5 ou A Cruzada das Crianças - Kurt Vonnegut [9/10]
14) Eu sou a lenda - Richard Matheson [6/10]
15) Os Jogos da Fome - Suzanne Collins [7/10]
16) Contos dos Irmãos Grimm - Irmãos Grimm [6/10]

Agosto
17) Alice no Pais das Maravilhas (Alice #1) - Lewis Carroll [6/10]
18) Alice do Outro lado do Espelho (Alice #2) - Lewis Carroll [8/10]
19) Drácula - Bram Stocker [9/10]
20) Histórias Extraordinárias I - Edgar Allan Poe [6/10]

Setembro
21) A Terra dos Cegos - H.G.Wells [9/10]
22) A Estrela - H.G.Wells [6/10]
23) A ilha do Dr. Moreau - H.G.Wells [8/10]
24) O Homem Invisível - H.G. Wells [7/10]
25) O Mundo Marciano - Ray Bradbury [8/10]
26) A mão esquerda das trevas - Ursula K. Leguin


Outubro
27) Perigo entre espiões - Peter Cheyne [6/10]
28) O mistério da Estrela da Manhã - Agatha Christie [6/10]
29) Em Chamas - Suzanne Collins [8/10]
30) Revolução - Suzanne Collins [8/10]
31) Angel Gabriel - Ana C. Nunes [6/10]

Novembro
32) A Filha dos Mundos - Inês Botelho [4/10]

Dezembro
33) Renata, a feia - Ágata Ramos Simões [7/10]

Lista BD:
1. Crossing Midnight

Escala de notas:
1 - Horrível
2 - Muito mau
3 - Mau
4 - Fraquinho
5 - Médio Menos
6 - Médio
7 - Médio Mais
8 - Bom
9 - Muito Bom
10 - Obra prima

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Flores na Tempestade


Autor: Laura Kinsale
Data de Publicação: Junho de 2008
Editora: O Arco de Diana
Páginas: 557
ISBN: 978-989-626-121-4



Christian era um dos homens mais brilhantes e sedutores da alta sociedade inglesa. Um libertino que despertava paixões avassaladoras até que um trágico ataque o condena a um mundo de silêncio, sombras e loucura. Christian perde a capacidade de falar e a família coloca -o num sanatório , crente de que perdeu a razão. Maddy, de nascimento modesto e com um a alma simples e generosa , fica presa a este homem que lhe desperta sensações novas . Um homem que oscila entre a raiva e a frustração de estar preso ao silêncio, que a repele, mas que necessita da sua atenção e do seu carinho para o tirar daquele tormento solitário. A amizade que nasce entre os dois transforma-se num amor arrebatador. Fonte de necessidade , de desejo … e de uma paixão redentora. Laura Kinsale, autora best-seller norte-americana, traz-nos um dos romances de amor mais belos e originais de sempre. Uma história apaixonante e inesquecível que se converteu numa das novelas românticas mais elogiadas pela crítica e pelo público em todo o mundo.


Já tinha visto este livro na biblioteca por várias vezes e tanto a capa como o título chamaram-me a atenção e depois quando comecei a ouvir falar tanto e tão bem dele ainda fiquei mais curiosa.
Então a última vez que o vi na biblioteca resolvi traze-lo e ainda bem pois é um livro emcionante desde a primeira página até à última.
É uma linda história de amor cheia de atribulações e muitas confusões, pelo meio da-mos uma valentes gargalhadas.
É daqueles livros de deixar uma pessoa literalmente a pairar depois de o ler, um romance ao género de Ema de Jane Austen.
Aconselho vivamente a leitura pois não se irão arrepender.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Magia ao Vento


Autor: Christine Feehan
Data de Publicação: Maio de 2011
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 157
ISBN: 978-989-637-326-9


A Sarah voltou para casa. Desde que Damon Wilder procurou refúgio em Sea Haven ouve-se o mesmo boato passar de boca em boca de quase todos os habitantes da pacata vila costeira. Até o vento parece murmurar o nome dela - um devaneio tão sugestivo que leva o curioso Damon até à casa da falésia de Sarah, onde procura o seu abrigo.
Mas Damon não chegou sozinho. Foi seguido por alguém até Sea Haven. Alguém que rodeia as sombras da casa Drake, onde Sarah esconde os seus próprios segredos. O perigo ameaça os dois - tal como o desejo mais premente que alguma vez sentiram - e está a apenas um sussurro de distância.


Fiquei curiosa com este livro por causa de ter lido a sinopse do livro que é seguimento deste para participar num passatempo.
E ainda bem porque o livro é uma história magnífica muito parecida com a de Sarah Addison Allen os fãs desta autora vão de certeza gostar deste livro.
Tem muito romance, magia suspense e mistério à mistura, de início a história parece ser um pouco confusa mas assim que tudo se começa a desenvolver aos poucos tudo se vai encaixando e completando um quadro que nos leva a conhecer os diferentes personagens.
Só não gostei do fim ser deixado em aberto e não saber como vai acabar a história.

sábado, 7 de janeiro de 2012

A Dádiva


Autor: Toni Morrison
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 137
ISBN: 978-972-23-4238-4


Da autoria da primeira mulher negra a ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura (1993), A Dádiva é um romance extraordinário que se passa na América do Norte de finais do século XVII. Profundas divisões sociais e religiosas, opressões e preconceitos exacerbados propiciam o cenário ideal para a implantação da escravatura e do ódio racial. Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que apesar de se manter à parte do negócio dos escravos, que então dá os primeiros passos, acaba por aceitar uma menina negra, Florens, como pagamento de uma dívida de um fazendeiro de Maryland. Nesta parábola do nascimento traumático dos Estados Unidos, Morrison revela-nos o que se esconde sob a superfície de qualquer tipo de sujeição, incluindo a da paixão, e o quanto essa falta de liberdade é nociva para a alma.



Nem sei que dizer acerca deste livro, pois é uma narrativa tão confusa, que tão depressa anda para a frente como para trás, do ponto de vista de um e depois de outro, já para não falar na maneira como os factos são narrados sem seguirem nenhum padrão, nem começo meio e fim, começa de um lado qualquer e depois no próximo capítulo já se está a pssar outra coisa que nada tem a ver com a anterior não há uma continuação, e depois as acções não são situdas deixando o leitor à nora.
Enfim um livro que não tem muito que se lhe diga, pensei que realmente fosse uma história mais atractiva e mais esclarecedora.

domingo, 1 de janeiro de 2012

A Agência nº 1 de Mulheres Detectives


Autor: Alexander McCall Smith
Data de Publicação: Junho de 2004
Editora: Editorial Presença
Páginas: 201
ISBN: 972-23-3200-7


Maridos desaparecidos. Suspeitas de fraude. Assassínios. Se tem um problema que ninguém consegue resolver, então é caso para se dirigir a Precious Ramotswe, não só a primeira como a única detective feminina no Botsuana. Os seus métodos podem não ser muito convencionais, e os seus modos pouco adequados, no entanto Ramotswe é uma mulher inteligente, dotada de uma forte intuição! Um livro que se demarca de qualquer outro pela sua originalidade, pelas descrições exóticas, não só do próprio país como dos seus costumes e tradições, e pela escrita simples mas deliciosamente fluida, que torna praticamente impossível pô-lo de parte.



Bem de início foi frustrante querer ler e não me conseguir sentir atraída pela história, mas como é para trocar lá fiz um esforço e confesso que de todo o livro só gostei do último capítulo.
É uma história com algumas aventuras e muitas ideias mas um pouco diferente daquilo que estou habituada.
Tenho aqui os restantes livros desta saga, mas para já não lhe vou pegar e dar um tempo para a poeira assentar pode ser que depois me pareçam melhores.