sábado, 9 de abril de 2011

A História de Edgar Sawtelle


Autor: David Wroblewski
Data de Publicação: Junho de 2009
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 583
ISBN: 978-972-25-1958-8


Hamlet recontado com um brilho extraordinário e tendo como cenário uma quinta remota em Wisconsin. Edgar Sawtelle, um menino mudo e muito inteligente, vive uma vida idílica com os pais. Há gerações que os Sawtelle criam uma carinhosa raça de cão, ilustrada na perfeição por Almodine, a companheira de sempre de Edgar. Mas quando o seu pai morre de repente em circunstâncias misteriosas, Edgar culpa-se a si próprio, por não ter podido gritar por socorro. Destroçado pelo romance desesperado da mãe com o tio paterno, o seu mundo muda para sempre quando, certa noite de Primavera, vê o fantasma do pai. Depois da tentativa falhada de provar a culpa do tio, Edgar foge com 3 cães, mas o amor à mãe e aos animais, e a vontade de vingança, levam-no de regresso a casa. Nada é como ele esperava, e terá de se decidir entre a vingança ou a preservação do legado da família.



Bem de início adorei o livro fiquei rendida logo nas primeiras páginas, mas eu sou suspeita adoro tudo o que tenha a ver cães.
E conforme a história ia avançando o suspense ia aumentando, e ficando cada vez mais intrincada, não deixando descortinar nada do que se iria passar no final.
E qual não foi o meu espanto quando li o final, eu não sabia o que esperar depois de tantos acontecimentos trágicos e tantas reviravoltas na história, mas nunca que o fim fosse tão parvo, pois é mesmo assim um livro muito bom com um final que parece ter sido feito à pressa, como se o autor estivesse farto das personagens e que não soubesse que lhe fazer então o mais fácil acaba com eles, e então todas as aventuras e todo o suspense criado ao longo do livro e intensificado nestas últimas páginas foi cortado de uma forma brusca deixando o leitor perplexo e sem compreender como tudo ficou assim sem graça.
Realmente esperava mais do final, num livro tão bom estragou tudo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tenho o livro em espera para ler. Tenho lido algumas opiniões e quase todas referem o final desconcertante. Foi um pena ter revelado o porquê, pois a curiosidade em saber porque este livro gera opiniões diversas perdeu-se. Da próxima um aviso de spoiller ;)
behmaria

cris disse...

Também o tenho em lista de espera...não consigo chegar a ler os meus livros, pois dou sempre prioridade aos que cá tenho emprestados...e eles não param de chegar!
http;//otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

Angelina Violante disse...

Peço desculpa se revelei o final foi sem intenção, pois estava mesmo zangada com o final que me deixou embasbacada.

Olinda Melo disse...

Pois, há autores assim.Já me tem acontecido virar a página à procura de mais uma ou duas onde estaria um final mais 'composto' ou aquele que eu desejaria. E é o que acontece, realmente,com este livro.

:)

Olinda

Anónimo disse...

Acontece ficarmos exasperados com um final. Obrigada por ter alterado a opinião, não o revelando, para futuros leitores do blog. Mesmo assim irei lê-lo :)
behmaria

leandro disse...

É incrível como um autor consegue escrever mais de 500 páginas de um livro para apresentar aquele final medíocre...sei lá acabei de terminar o livro e acho que devo ser muito burro...por não entendi o que o cara quis dizer com o livro...deixou diversas pontas soltas, achei que iria ter alguma grande revelação mas parece que ele ficou sem idéias. Um livro bem interessante no inicio, com uma tomada de rumo interessante do meio para o fim, mas que o autor não se aprofundou...como disse devo ser meio burro por não ter entendido o que ele queria dizer. Em minha opinião, um livro sobre a vida numa fazenda, criação e treinamento de cachorros não deveria ser tão subjetivo. e umas das personagens (atenção spoilers) mais legais do livro, a cadela Almodine simplesmente é esquecida pelo autor, morrendo sem nenhum alarde o contextualização e só tendo um pequena menção...
Enfim, não é um livro que recomendo.

Anónimo disse...

Esse livro é muito bom.Nunca tinha lido um livro tão espetacular assim!