quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Verdade Desconhecida-Lançamento a 6 de Outubro,dia non stop na luta contra a pobreza‏



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Desesparadamente Giulia


Autor: Sveva Casati Modignani
Data de Publicação: Outubro de 2003
Editora: Edições ASA
Páginas: 375
ISBN: 972-41-3584-5


Giulia é uma escritora de renome. Ermes é um cirurgião famoso. Ambos provêm de mundos diferentes e ambos têm passados que os marcaram profundamente: conheceram o sacrifício, o fracasso e o sucesso.
Quando se reencontram, após vinte anos de afastamento, vão viver finalmente o amor que na sua juventude não puderam concretizar. Mas a dor e a angústia voltam a invadir as suas vidas. Giulia descobre que sofre de um cancro; Ermes é acusado injustamente de corrupção. É a força, a coragem e a esperança que vão auxiliar Giulia na extenuante batalha que tem de travar para sobreviver.

Sveva Casati Modignani, mais uma vez, traça-nos um retrato de mulheres comuns, que pela sua tenacidade e força se tornam numa referência para as suas leitoras.

Desesperadamente Giulia teve uma adaptação para uma séria televisiva (1989, Itália) e recebeu o prémio Selezione Bancarella.


Já tinha lido desta autora o livro 6 de Abril de 96, e adorei, agora também não fui desapontada e gostei imenso.
É uma história comovente, cheia de romance, mentiras, traições, onde tudo pode acontecer, quando se chega ao fim do livro ficasse à espera de mais.
Estou ansiosa para ler o Esplendor da Vida, para saber a continuação da história.
Tenho que ler mais livros desta autora.

sábado, 25 de setembro de 2010

A Máscara da Sedutora


Autor: Victoria Holt
Data de Publicação: Agosto de 1991
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 360
ISBN: 972-42-0297-6

Filha ilegítima de um fratricida, Suewellyn Mateland é obrigada a deixar para sempre o castelo de seus ancestrais. Tornada órfã por uma catástrofe, é forçada a usar um perigoso disfarce para sobreviver.
Tomada de paixão, é perseguida por murmúrios sinistros e cartas furtivas... É o legado dos Mateland que a persegue. Terá que abrir mão de sua fabulosa herança para poder viver o amor a que tem direito...

Confesso que gostei ao longo da história a autora vai dando pequenas pistas sobre os intervenientes na narrativa, e logo de início é nos dado a pista de que aquilo que se passa tem muito por detrás.
Uma história repleta de intrigas, suspense e amor à mistura, muita traição.
Um muito bom enredo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mentiras Cruéis


Autor: Nora Roberts
Data de Publicação: Agosto de 2010
Editora: Chá das Cinco
Páginas: 430
ISBN: 978-989-8032-86-7


Eve Benedict é a última das grandes deusas do cinema, uma sex symbol de voz sensual premiada com dois Óscares, quatro maridos e uma legião de amantes. Não há segredo ou escândalo que desconheça. Agora, Eve decidiu escrever as suas memórias - revelando tudo e expondo todos.
Julia Summers é a biógrafa que Eve escolheu pessoalmente para relatar a sua história. Julia detesta o glamour de Beverly Hills, mas adora o seu trabalho - e o lar que construiu com o seu filho de dez anos que cria sozinha. Como poderia recusar esta oportunidade única? Mas o enteado de Eve, Paul Winthrop, desafiará a determinação de Eve em contar a sua história e a de Julia em preservar o seu coração. E à medida que Julia se apercebe até onde os inimigos de Eve estão dispostos a ir para que as suas memórias não sejam publicadas, também descobre que a deusa do cinema esconde um segredo terrível. Tão terrível que, mais do que mudar a vida de Julia, também lhe pode colocar um ponto final.


De início foi-me dificil conseguiu entrar na leitura todas as personagens me pareciam muito superficiais, mas resolvi dar uma chance ao livro e valeu a pena, pois é uma história como a Nora Roberts já nos habitou, umas descrições maravilhosas em que até conseguimos ver a imagem da descrição na nossa cabeça, com muito romance, mistério e suspense.
Só quando chegamos ao fim é que realmente descobrimos quem foi o assassino, quando o livro chegou ao fim fiquei um pouco triste, pois não me apetecia sair daquela história queria continuar.
Recomendo vivamente.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pavana

Pavana

Autor: Keith Roberts  
Data de Publicação: 2008 
Editora: Saida de Emergência 
Páginas: 208 
ISBN: 9789896370602


Sinopse:

"E se, em 1588, a bala de um assassino pusesse fim ao glorioso reinado da rainha Isabel de Inglaterra? A partir desse momento toda a história do mundo seria diferente. A Invencível Armada de Filipe II invade as ilhas britânicas. Os reis católicos tornam-se senhores incondicionais de Inglaterra. A Igreja Anglicana tomba por terra. Mais tarde, a Revolução Industrial é estrangulada à nascença. Os Papas ordenam autos-de-fé para reprimir os embriões da tecnologia, cessando assim todo o progresso científico. E o frenesim da história transforma-se numa lenta Pavana que agoniza através dos séculos. Mas, algures, uma mão cheia de revolucionários, artistas e homens de ciência, combatem pela salvação ou ruína da espécie humana."
 
 
Definitivamente nada do que esperava. Um livro muito elogiado pela minha cara-metade mas que, como a maioria dos livros em que tenho grandes expectativas, deixou-me bastante desapontada. Como história alternativa, a ideia é quase brilhante, a igreja e a inquisição dominam a Europa a partir do momento que o rei de Espanha no sec. XVI consegue invadir Inglaterra. Toda a investigação cientifica é travada pela igreja, conseguindo assim dominar toda uma Europa presa na Revolução Industrial. Sem outro tipo de transporte excepto os comboios e toda a comunicação é feita por sinaleiros.
Gostei de imediato da ideia e achei-a muito boa, contudo o ritmo narrativo e as personagens não corresponderam as expectativas. Lento e sem rumo seria como definiria o livro, e com as histórias sem aparente ligação, temos no ultimo capitulo uma ligação entre as personagens que não é clara, e que não lhe é dada nenhuma importância. A própria "revolta" é feita pelos motivos errados. 
 
De modo geral não achei a ideia bem aproveitada, fiquei com pena e desiludida. 
     

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Como um rio sem pontes

Como um rio sem pontes 

Autor: Guilherme de Melo
Data de Publicação: 1992
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 170
ISBN:

 

Guilherme de Melo é para mim um dos grandes autores portugueses. Adoro a escrita, nada presunçosa, mas elegante e com um excelente ritmo. Uma escrita com musicalidade, não há quebras no discurso, as frases sucedem-se e encaixam-se na perfeição, sem nunca nos fazer recuar no texto para o perceber. Não é excessivo na adjectivação, mas "desenha-nos" com perfeição as personagens. Como podem perceber adoro o autor.

Aborda usualmente os temas da homossexualidade e da guerra colonial, assim como o retorno dos portugueses que viviam nas antigas colónias portuguesas. Neste "Como um rio sem pontes" - um belo título, diga-se de passagem - "ouvimos" a história de Miguel, este encontra-se internado no hospital recebendo as visitas regulares do pai. Enquanto a personagem nos conta como chegou ali, vamos percorrendo a sua infância, a sua brusca saída de África, o seu percursos em Lisboa e toda a história familiar.
Miguel com 30 anos é toxicodependente, encontra-se internado com SIDA em estado terminal, e é com muita ternura que o leitor o "acompanha" na viagem final.

Uma história intensa e mesmo após 18 anos, ainda muito real e actual.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sangue Furtivo

Sangue Furtivo

Autor: Charlaine Harris
Data de Publicação: 2010
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 256
ISBN: 9789896372071

Sinopse


"Sookie Stackhouse, uma empregada de bar na pequena vila Bon Temps, não é alheia a experiências sobrenaturais. Mas agora estranhos acontecimentos estão a mexer com a sua família e nunca antes o sobrenatural esteve tão próximo. Quando Sookie repara que os olhos do seu irmão Jason começam a modificar-se, ela percebe que ele está prestes a transformar-se numa pantera pela primeira vez - uma transformação mais rápida e intuitiva do que a maioria dos metamorfos que ela conhece. Mas a preocupação de Sookie torna-se mais intensa e assustadora quando um atirador furtivo aponta a sua mira para os metamorfos locais, e os novos "irmãos" felinos de Jason começam a suspeitar que ele pode estar por trás dessa mira. Sookie tem até à próxima lua cheia para descobrir quem está envolvido nestes ataques... a menos que o atirador decida encontrá-la primeiro..."


Depois deste 6º livro da saga Sangue fresco, a autora já pouco poderá fazer para evitar que a saga chegue ao fim, isto se tiver bom senso e não for demasiado gananciosa. Já enrolou e misturou de tudo na serie: começando pelos vampiros, metendo os metarmofos ao barulho, os lobisomens que  como ela defende no livro, são uns metarmofos especiais, telepatas, fadas e deuses mitológicos. 
Com esforço tem mantido a serie à tona d' água tentando que esta não se afunde, mas neste último livro, foi claro que a autora já não sabia mais o que misturar. Sem se lembrar de mais nenhum ser sobrenatural, a autora misturou todas as personagens, deu uns tiros em alguns, matou outros e decidiu no espaço de 2 dias por a Sookie a beijar ou a sentir-se sexualmente atraída por 4 ou 5 homens pelo caminho.

Aborrecido e pouco original.

Histórias Verdadeiras de Gatos


Autor: Vários
Data de Publicação: Fevereiro de 2005
Editora: Edições ASA
Páginas: 235
ISBN: 972-41-4042-3


O que é que têm em comum figuras como Mark Twain, Theodore Roosevelt, Doris Lessing, Henry David Thoreau e Théophile Gautier? Antes de mais, o seu amor pelos gatos, que os levou a escrever algumas das histórias presentes nesta antologia inteiramente dedicada aos magníficos felinos.
Recolhidas um pouco por todo o mundo, estas são histórias verídicas e admiráveis exemplos de ternura, companheirismo, coragem e bravura.


Um livro muito divertido, cheio de peripécias em que participam os nossos amigos de quatro patas.
Algumas que para quem tem estes animais já está habituado outras que é como quem diz contado ninguém acredita.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Labirinto da Rosa


Autor: Titania Hardie
Data de Publicação: Julho de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 359
ISBN: 978-972-23-4172-1

O Labirinto da Rosa é um romance de estreia de uma riqueza surpreendente que tem no centro da sua trama uma herança enigmática que remonta à época Tudor. John Dee, matemático, astrónomo e conselheiro da rainha Isabel I, deixou escondida uma série de documentos seus por considerar que a humanidade não se encontrava preparada para compreender o que neles estava escrito. As sucessivas gerações de descendentes souberam guardar o segredo da sua localização à espera do momento certo para revelar tais conhecimentos ao mundo. Agora esse momento parece ter finalmente chegado! Um romance soberbo, um verdadeiro labirinto literário, com traços do romance histórico, do romance de aventura e do thriller, e referências vastíssimas que vão dos conhecimentos esotéricos egípcios, templários e renascentistas à história do Islão, ao Cristianismo, ao paganismo ou à astrologia.

Bem nem tenho palavras para descrever o que acho do livro, só lendo.
É tão misterioso, com tantas aventuras, cheio de suspense, desde o primeiro capítulo até à última folha,adorei o livro quando se começa a ler é muito difícil largar, só se descansa quando chegamos ao fim.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Viagem Extraordinária ao Reino das Sete Torres


Autor: Arthur Ténor
Data de Publicação: Dezembro de 2008
Editora: Europa-América
Páginas: 386
ISBN: 978-972-1-05958-0


A partir de agora já podes viajar para outros mundos, mundos fantásticos, paralelos!
Já podes passar umas belas férias nos infinimundos do imaginário!
E é isso que Thédric Tibert decide fazer.
Parte para o Reino das Sete Torres e aí vai viver extraordinárias aventuras e ter emoções muito fortes. Pois não é que, quando chega a este reino misterioso e surpreendente, Thédric se depara com uma guerra que tinha acabado de começar?
Uma guerra contra as forças do Imundo, uma guerra que o impede de regressar à Terra...


Bem eu não sabia, mas as aventuras de Thédric começam com este volume, que para mim está muito mais bem escrito e é muito mais cativante que os outros volumes que li anteriormente.
Esta história parece mais bem estruturada, cheia de suspense e mistério, com muitas aventuras e combates pelo meio.
As descrições de orcs e afins, das batalhas fizeram-me lembrar os filmes do Senhor dos Anéis.
Com um grande mistério que só é descoberto no fim, que nos deixa constantemente a pensar, faz a história ter uma urdidura mais complexa que não deixa de dar sentido à história.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nômade

Nômade

Autor: Carlos Orsi Martinho
Data de Publicação: 2010
Editora: Autores Associados
Páginas: 160
ISBN:



Sinopse
"E se o mundo que você conhece, de repente, parasse de funcionar? Tudo se tornasse estranho, imprevisível? Essa é a situação em que um grupo de jovens tripulantes da nave espacial Nômade se vê lançado durante uma aventura que deveria ser perfeitamente segura – um faz de conta elaborado para prepará-los para o destino final de sua longa viagem pelo espaço.

De uma hora para outra, a linha entre simulação e realidade se quebra, e o que era brincadeira se converte em algo terrivelmente sério. Será apenas mais uma camada do jogo?"


Um livro agradável e muito rápido de se ler. Juvenil e com uma linguagem simples e muito corrida, excelente para iniciar os miúdos em FC sem que estes se assustem ou ponham o livro de lado.

Misturando acção e mistério na dose certa, apresentando-nos personagens bem estruturadas. Falha apenas no facto de ser curto. Um mundo como Nômade tem pano para mangas, deixa-nos interessados e cativa-nos, acabando por "saber a pouco". Ficamos com vontade de ler mais historias sobre Nômade, sobre a nave, as personagens e o super-computador que comanda a nave.

Illusya O Reino Encantado


Autor: Bruno Matos
Data de Publicação: Julho de 2009
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 351
ISBN: 978-989-637-140-1

Margarida não era feliz. Tudo o que desejava era fechar os olhos e acordar longe de casa e da sua família. E um dia o seu desejo realizou-se… Uma caixa negra com sete misteriosas canetas chegou-lhe às mãos. Canetas reclamadas por um velho ameaçador e uma pequena criatura alada. Canetas com o poder de desenhar e abrir portas para outro mundo. Levando os seus amigos consigo, Margarida prepara-se para a maior aventura da sua vida. O que ela não podia prever é que em vez de uma viagem à aventura, irá encontrar uma corrida pela sobrevivência!


É tido como um livro para jovens, mas a mim encantou-me. Fui à biblioteca e vi a capa que me deixou curiosa, pois tem um dragão na capa que me fez lembrar o mundo de Idhún.
Ainda bem que o trouxe, o livro é magnífico, cheio de aventuras e suspense, desde o início até ao fim. realmente só no fim fiquei a perceber os planos do feiticeiro Artemius Wiz.
Se querem saber mais leiam o livro que não se vão desapontar.