sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pela Sombra Morrerão / Golfinho de Júpite

Pela Sombra Morrerão / Golfinho de Júpite

Autor: Mary Rosenblum; Carla Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Editora: Antagonista
Páginas: 92
ISBN: 978-989-8336-04-0

Sinopse "Pela sombra morrerão"

"Derek Sherbourne é o último vampiro. É também uma sombra atormentada pelo passado e pela forma cruel como passou de humano influente a criatura das trevas.

Agora, a sua mente conserva uma única determinação: procurar vingança nos descendentes do ser que o transformou. E será, pois, desta forma que Elisa Northwood e a sua filha Christabel serão alvo da tenebrosa vontade do vampiro, caminhando na senda da vingança do imortal, à medida que ele próprio revive o seu passado.

Uma obra que recupera o vampiro como personagem histórico brutal e violento, quase despojado de quaisquer sentimentos e noções de humanidade. "




Sinopse "Golfinho de Júpiter"

"Anton Kraj é um repórter de investigação especializado em documentários dramatizados, o melhor da sua área, cujo filho faleceu vítima de uma epidemia que assolou a Terra há anos. Atormentado pela prematura morte deste, consequência de uma fraude farmacêutica, dedica-se a elaborar docudramas acerca das investigações de fundo que leva a cabo.

Jonah é uma Inteligência Artificial, uma sonda destinada a explorar os oceanos gasosos de Júpiter, em busca de vida inteligente. Concebida na forma de um golfinho mecânico, possui a personalidade de uma criança de 13 anos - precisamente a idade em que faleceu o filho de Anton Kraj.

Da convivência entre os dois surge uma verdadeira cumplicidade, num turbilhão de eventos que ligam na perfeição o estilo da ficção científica com o do romance policial, será Jonah uma máquina ou um individuo? Num futuro, mesmo aqui à porta, como será a nossa relação psicológica com máquinas programadas para terem sentimentos?"


Dois livros muito leves e rápidos de ler, mesmo tendo como tema vampiros sangrentos e pesquisa planetária com golfinhos prateados como sondas.

No caso do "Morrerão pela sombra", a autora não consegue transmitir todo o terror e maldade que deseja. Pode descrever actos horríveis e malvados, mas não consegue transmitir esses sentimentos. Mesmo com personagens assassinadas pelo vampiro, não senti "pena" delas, não me relacionei-me com a criança ou com a mãe desesperada em salvar a fila. Num estilo fluente e agradável, a escrita é um ponto a favor da autora. Como conclusão, tem um erro que podia ter sido evitado e que não estraga o livro. Visto estes vampiros não poderem andar de dia, também não poderiam visitar um humano no manicómio visto estes só receberem visitas durante o dia.

No caso de "Golfinho de Júpiter", gostei particularmente da escrita. Gostei muito do facto de toda a parte tecnológica ser introduzida suavemente na história, sem haver necessidade da autora explicar o meio que envolvia as personagens. A historia é interessante mas um pouco previsível e linear. Podemos não perceber exactamente qual a trama politico-económica mas percebemos o que se irá passar.
Em geral achei a aposta da editora ganha. Quer por um formato interessante - volume duplo. Quer pelo facto de escolher uma autora portuguesa. O preço é também bastante apelativo.

Sem comentários: