quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Além Tejo


Autor: Catarina Pereira Araújo
Data de Publicação: Setembro de 2008
Editora: Chá das Cinco
Páginas: 317
ISBN: 978-989-8032-37-9


Estamos na década de cinquenta e a família de antónio do Couto Maia deixa Lisboa para se fixar em Moura, no alentejo. A decisão é do chefe de família e surpreende tanto a mulher como as filhas, que não compreendem o que leva um homem de meia-idade a abandonar subitamente a sua confortável vida na capital para mergulhar num Alentejo desconhecido.
É através do olhar inquiridor de Isabel, a filha mais velha, que assisitmos ao conflito entre dois mundos: o da cidade, representado pelos recém-chegados, e o mundo rural, que os recebe com desconfiança. Inicialmente atraída pela beleza da vila alentejana, a jovem é confrontada com a prepotência dos senhores e com a miséria dos camponeses, num lugar onde qualquer tentativa de mudança é imediatamente esmagada. O seu sentido de justiça leva-a a colidir com Eduardo Leôncio Teles, o herdeiro maior de toda a fortuna da região, iludindo, assim, a forte atracção que sente por ele. Ao mesmo tempo, Isabel envolve-se nos acontecimentos da vida rural, enquanto tenta descobrir o segredo que levou o pai a esconder-se no Alentejo, arrastando a família para uma existência tão difícil.

É deveras espectacular.Comecei a ler este livro livro completamente as escuras, pois nada sabia do enredo, nem nada da autora, mas não me desiludi, achei um pouco parecido com Jane Austen. Confesso que de início me foi muito difícil continuar a ler pois era muito maçador, desde que a família se mudou para o Alentejo que toda a história adquire uns laivos de mistério que nos prendem e nos deixam em suspenso até à última página.

1 comentário:

branca de neve disse...

Parece muito interessante.