sábado, 3 de outubro de 2009

O Estranho Caso de Benjamim Button



Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior ao fim. Assim nasceu Benjamim Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o "pequeno" Benjamim vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos. Começa então a tragicómica batalha entre os relógios biológico e cronológico de Benjamim Button, à medida que ele rejuvenesce e enfrenta as dificuldades inerentes a passar pelas diversas etapas da vida em sentido contrário. Oscilando entre uma ironia mordaz e uma sensibilidade desconcertante, O Estranho Caso de Benjamim Button constitui uma crítica maliciosa a uma sociedade que não admite ver para além das aparências e que recusa tudo o que se desvie das normas e padrões em que assenta o seu estilo de vida. Esta obra foi adaptada ao grande ecrã.


Ainda estou a ler P.S. - Eu Amo-te, mas entretanto devido aos prazos de entrega na biblioteca, ontem à noite li este livro.
Já tinha algumas luzes sobre o que se ia passar devido à publicidade do filme, mas mesmo assim achei muito engraçado e divertido, o pitoresco da situação.
Há certas alturas que as personagens "trocam" de parentesco, pondo-se no lugar umas das outras.
Deveras hilariante, recomendo vivamente adorei.


6 comentários:

Tatiana Moreira disse...

bem, já andava a namorar há imenso tempo este livro, agora é que o quero ler mesmo! nunca vi o filme mas também o quero ver.

blog fantástico!
visitem o meu cantinho www.ocantinhodatati.blogspot.com ;)
bjinhos

Pedro disse...

Eu adorei este livro! É pequeno, mas sinceramente, soube-me perfeitamente. Soube a uma vida inteira, é genial =)

Unknown disse...

O filme não é muito bom, um pouco lento, mas o argumento do filme parece brilhante.

Também me parece uma boa leitura.

Tinkerbell disse...

adorei o filme e o livro é tão pequeno mas deve ser grandioso por dentro...tenho de o ler!

Tinkerbell disse...

tens um selo no meu blog :D jinhos

Jacqueline' disse...

Concordo com a Marcelina. Parece-me uma excelente leituraa!