quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Planeta dos dragões


O Planeta dos dragões
Anne McCaffrey


Quero impressionar um dragão! Posso?

Como podem ver adorei O planeta dos dragões, toda a magia do livro leva-nos até outro planeta. O livro trata de um planeta - Pern - povoado pelos humanos (assim subentendi) como vários outros planetas foram povoados. Nesse planeta caem fios, fios esses vindo da Estrela vermelha que queimam tudo onde caem.
Os habitantes de Pern criam geneticamente dragões para ajudar a resolver esse problema, os dragões conseguem queimar os fios quando estes caem das alturas. Estes dragões tem várias características muito especiais, voam e conseguem queimar os fios, conseguem tele-transporta-se para onde e quando quiserem, usando o entre, e criam um laço único e inquebrável com o cavaleiro dele. A impressão é o momento alto do livro, os dragões ao saírem dos ovos escolhem o seu cavaleiro, para isso criam um laço telepático com o cavaleiro e a partir desse momento, ambos vivem um para o outro. Os dragões de Pern são inteligentes, fortes e muito bondosos. São animais nobres, sem dúvida.

É a partir desta premissa que Anne McCaffrey cria um livro fantástico e apaixonante, muito bem escrito e sem falhas na historia, tudo vai-se encaixando enquanto lemos esta fantástica obra.

Apaixonei-me pelas personagens do romance, Lessa a determinada cavaleira de Ramoth e F'lar o salvador de Pern -rei do Ninho, Bekka, a meiga e doce Brekke, e F'nor o corajoso e fiel irmão, Ramoth a , Mnementh e Cant. Fiquei intrigada com Ruth, o que será que acontecerá aquele pequeno dragão branco...



"A segunda passagem da Estrela Vermelha está iminente e, uma vez mais, os temidos Fios cairão."



Nota: Os 3 livros editados pelos Livros do Brasil reúnem os 2 livros da saga "Dragonriders of Pern" - Dragonflight (1968) e Dragonquest (1970).



3 comentários:

WhiteLady3 disse...

Já sei onde a Naomi Novik foi buscar algumas ideias para os seus dragões. :D

Parece interessante, é uma série a ter debaixo de olho.

Nuno Amado disse...

Tenho todos os livros dessa saga, mas da colecção Argonauta (os que estão em imagem). Para saberes tudo sobre aquele fantástico mundo, e o que acontece com Ruth, terás de compar os três ou quatro livros que ainda faltam (isto pela colecção Argonauta). O livro seguinte a esses é precisamente "O Dragão Branco" (penso que é assim que se chama).

Unknown disse...

Bongop: já tenho lá em casa! :D
E já vou seguir com o próximo...