quarta-feira, 1 de abril de 2009

Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen
Considerando que se trata de uma obra que recebe grande elogios e que por muitos é considerado um dos grandes clássicos, é natural que as expectativas quando se começa a ler sejam altas, para não dizer muito altas. Tendo em conta isso e tendo em conta que é o livro preferido de muitos, penso não ofender ninguém em considerar esta obra média e tentando justificar o porquê.

Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de uma família da classe média rural, conhece Fitzwilliam Darcy, membro da alta sociedade mas de um orgulho desmesurado. As tensões aparecem rapidamente, alternando sensivelmente o idílico e pacífico mundo rural inglês, que se revela como uma sociedade rígida, em que abundam os preconceitos e na qual nem tudo é aquilo que parece. Neste romance de formação, os protagonistas devem madurar e aprender dos seus erros para poderem encarar o futuro, separando o orgulho da classe de Darcy e os preconceitos de Elizabeth.

Começo por elogiar a escrita da Jane Austen. O livro, na minha opinião, está muito bem escrito. Cativou-me desde o inicio o modo ligeiro e com sentido de humor com que estava escrito.

As personagens são outro ponto forte do livro. Muito boas, muito engraçadas e muito reais para a época. Conseguimos visualizar perfeitamente a mãe, as irmãs e os familiares de Elizabeth. Conseguimos imaginar a vergonha e o embaraço dela perante o comportamento disparatado da família.

A época muito especifica, é perfeitamente retratada no livro. Sem se demorar excessivamente nos pormenores descritivos, mas usando-os o suficiente para conseguirmos visualizar as casas, quintas, jardins e bailes.

O ponto em que peca, é mesmo a história. Previsível, um pouco enfadonha e sempre com o final esperado. Decepcionada com o final das personagens, esperava algo mais real, pois no fundo, a probabilidade do desfecho como nos foi apresentado era impossível. Mas concordo com a expressão "Sonhar não custa".

4 comentários:

Célia disse...

Acho que a história deste livro acaba por retratar um pouco o que a própria Jane Austen gostaria de ter vivido, uma vez que não foi muito feliz nos amores.

Aconselho vivamente a mini-série da BBC, que é uma adaptação excelente ;)

Nuno Amado disse...

Enfim... parece que conseguiste encontrar o livro!
:)

Não li essa obra, apenas vi a adaptação da BBC para televisão.

Os meus gostos estão mais virados para fantasia e FC, isto para além de BD, claro!

Unknown disse...

Bongop - Consegui mas não foi fácil. Mas saiu-me mais barato comprei em segunda mão por 1€. :D

Cantinhos da Surpresa disse...

Li o livro e é muito bom,
recomendo Jane Austen é uma otima
autora