segunda-feira, 13 de abril de 2009

O trabalho é sagrado


O trabalho é sagrado
Henrique Nicolau

Não será de longe o seu melhor livro e nem será propriamente uma história original, ao género de Henrique Nicolau, é contudo cativante.

Um jornalista, cujo nome não sabemos, é encarregue de uma reportagem que envolve a estranha morte de um homem influente do Porto. Politica, dinheiro e muita corrupção são os temas chaves da investigação.

Henrique Nicolau tem como ponto forte nos seus policiais a personagem principal que tem sempre características especiais, nunca sendo os típicos heróis. Ou mulherengo, ou dados ao ócio e à bebida, sempre um pouco caricatas mas sempre insistentes no objectivo de descobrir a verdade.

Neste caso as personagens não são nada típicas, o jo
rnalista passa 90% do livro a beber, a comer e a ... não pensa duas vezes em relação a como descobrir tudo. Envolve-se com alguns mafiosos, utilizando até alguns conhecimentos no meio mais obscuro da criminalidade para dar umas boas amassadelas em personagens que se encontram envolvidas no crime. Tudo para chegar à verdade. Outro ponto forte, são os regionalismos que são muito bem empregues e divertem-nos ao longo do livro.

"António Damião nasceu em Pocariça (Alenquer) em 1941. Aos 14 meses veio para Lisboa. Aí frequentou a escola primária e o liceu (Gil Vicente). E por aqui ficou; hoje a residir nos Olivais.
Trabalhou para cinema (publicidade, documentários, televisão), tendo realizado o filme Talvez Amanhã (1969).
Recebeu os prémios Editorial Caminho de Literatura Policial com O Trabalho é Sagrado, e Repórter X, da Associação Policiária Portuguesa, com Todos e Nenhum.
Com onze livros publicados, entre os quais Na Boca da Infância (1988) António Damião é, no entanto, mais conhecido pelo pseudónimo Henrique Nicolau com que assina os seus romances policiais."


Descobri também que tenho uma das obras do Henrique Nicolau com dedicatória.

Sem comentários: