
Eclipse
Stephenie Meyer
Uma pequena grande desilusão. Muito, muito mal traduzido. Fiquei até meia indignada e mal disposta. Pagamos 17 € por um livro, em que quase todas as páginas têm erros. E não me refiro só a gralhas, são erros de conjugação verbal, erros de sujeito, etc. Muito mau mesmo. Existem frases que não se percebem mesmo. O próprio livro não me "soube bem" devido a quantidade de erros. Nunca me tinha acontecido isto com esta dimensão.
Ao tempo que mais leio de Stephenie Meyer, a minha opinião sobre a escrita da autora vai piorando. Nunca achei que ela fosse uma boa escritora, achava sim que ela tinha tido uma boa ideia e que conseguia mantê-la coesa. Pessoalmente gosto de histórias de vampiros e mesmo tendo alguns pontos em que não concordava, achava que a história estava engraçada.
O segundo livro, que na minha opinião estava mais interessante que o primeiro, mostrava-nos um pouco mais das personagens principais.
Neste terceiro livro era necessário começar a haver mais desenvolvimento na acção, havia pontos que tinham de começar a ser resolvidos, e isso foi acontecendo. Algumas personagens contaram as suas histórias, outras começaram mostrar a sua faceta infantil e egoísta.
Mas tudo o resto é muito pobre. Os diálogos entre as duas personagens principais são estupidamente repetitivos. Os acontecimentos são como sempre previsíveis. Há os maus, há os bons e como sempre um final perfeito. Mas o ponto mais irritantes da história e do qual mais discordo, é o contra-senso. Se o amor do casal principal é tão perfeito e intenso como descrito, um amor que supera tudo e todos. Se cada momento que eles passam afastados os magoa intensamente, então a Bella não pode amar duas pessoas ao mesmo tempo! Não faz sentido. Quando cheguei ao fim do livro, fiquei com a sensação de que a autora não sabia como acabar o livro de maneira a ser estrondoso como ela queria, e então começou a enrolar.
Uma pequena grande desilusão. Estava interessada no desenrolar dos acontecimentos, mas este livro deixou-me simplesmente desiludida.