quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A instrumentalina e outros contos


A instrumentalina e outros contos

Lídia Jorge

Nunca tinha lido nada da Lídia Jorge e decidi arriscar. Dela apenas me tinham falado de "O dia dos prodígios", como sendo uma obra excepcional. Adoro contos e espero sempre muito deles. Neste caso temos um conjunto de 7 contos, dos quais me agrada um, considero outro engraçado e sendo-me os restantes indiferentes.


Começando pelo que gostei mais, "Marido", é um conto cruel. É a melhor descrição possível, cruel. Lembrou-me de imediato "
O Homem que Odiava a Chuva e Outras Estórias Perversas" de Guilherme de Melo, outro livro de contos que li o ano passado, esse sim muito bom. Duma "malvadez" doentia quase.

O conto é um monologo de uma mulher humilde, com baixo nível de escolaridade e muita crença religiosa, e por aí é bem conseguído. Desde o inicio que consegue-se antever o fim da historia, contudo temos a pequena esperança que a desgraça não aconteça. Mauzinho, mas infelizmente, muito realista. Conseguimos imaginar passo a passo, como se estivesse a acontecer na casa ao lado. É um dos contos que vale a pena ler, pelo menos diferente é.


Depois temos
"O conto do Nadador", que está engraçado. Descreve "a mulher de antigamente", numa praia movimentada, no pico do verão dos anos 50. Não é excepcional, não nos deixa pensativos, mas sempre é agradável de ler, o que hoje em dia já é alguma coisa.

Os restantes, são simplesmente textos. Bem para já não pego em mais nada dela.

2 comentários:

Claudia Sousa Dias disse...

Dela só li ainda alguns contos...


CSD

Little Girl disse...

Acabei agora de ler o estrangeiro de Albert Camus... Penso que poderás gostar... é pequeno mas...muito grande :)*