quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A Tia Júlia e o Escrevedor


Autor: Mario Vargas Llosa
Data de publicação: 2003
Editor: Revista Focus
Páginas: 349
ISBN: 972-747-723-2


A Tia Julia e o Escrevedor é um dos livros mais originais de Vargas Llosa. Conta a história de Varguitas, um jovem peruano com ambições literárias que se apaixona por uma tia com quase o dobro da sua idade. Em paralelo a esse romance proibido, na Lima dos anos cinquenta, Varguitas conhece Pedro Camacho, autor excêntrico de radionovelas cujos enredos mirabolantes fascinam os peruanos. As novelas vão muito bem, até ao dia em que Pedro Camacho, sobrecarregado, começa a confundir enredos e personagens. E, ao mesmo tempo, o romance entre Varguitas e a tia Julia é descoberto pela família.
Ironia e romance em doses perfeitas, memórias autobiográficas e criação literária magistral fazem deste livro um clássico da literatura contemporânea.



Este livro foi uma estreia com este autor. Já tinha ouvido dizer que ele era muito descritivo e chegava a ser aborrecido ler os seus livros, e eu pensei eu que gosto tanto de Júlio Verne, o qual tanta gente detesta por ser muito descritivo, vou adorar.
Mas a verdade, verdadinha é que achei um fartote o raio da história, não por o autor ser muito descritivo, mas sim por o que eu achei uma palhaçada, toda aquela busca por um notário, para mim chegou a raiar o ridículo.
Não achei grande piada à história em si, pois fiquei a pensar que aquilo tudo era uma grande birra de um menino que nem sabia o que queria, mas sei lá, até pode não ter sido essa a intenção do autor, mesmo assim acho que ainda lhe vou dar uma hipótese, pois ainda tenho pelo menos cá outro livro do mesmo autor.

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá miga,

Por acaso li o ano passado um livro do escritor e devo dizer que adorei, um pouco descritivo mas necessário quer para aprofundar melhor o enredo quer para mostrar a complexidade do enredo.

Este escritor ficou-me gravado e só não vou ler mais livros só se não poder :)

Pena não teres gostado, mas pronto penso que vale a pena dares-lhe nova oportunidade ;)

Bjs e boas leituras

Angelina Violante disse...

Olá,

Pois deve ter sido o tema do livro que me fez não gostar da história, pode ser que com outro mude de opinião.

Beijocas