sexta-feira, 3 de maio de 2013

Feminino Singular


Feminino Singular

Autor: Sveva Casati Modignani
Data de Publicação: 2007
Editora: Porto Editora
Páginas: 400
ISBN: 9720041846


Goodreads



SinopseMartina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas…
No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher - gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles.
A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior - a maternidade.


De leitura simples e agradável, será um exemplo razoável da escrita da autora, não o meu preferido, mas razoável   A mim pessoalmente não me agrada "a sorte" das protagonistas, o excessivo feminismo demonstrado em tudo o que rodeia Martina, assim como a não justificação dos actos da personagem. Como já é habitual a personagem principal são mulheres, neste caso 4 gerações, e todas tem a "sorte" de herdarem muito dinheiro, lindas casas e propriedades, de conhecerem as pessoas certas, ou se encontrarem rodeadas pela alta sociedade sem a ela pertencerem, e casarem com "ricos homens" e "homens ricos".

Há várias partes do livro que não fazem sentido; durante todo o livro a autora mostra-nos personagens fortes que não precisam dos tradicionais casamentos para serem felizes. Mulheres que vivem a sua vida à sua maneira, sem cederem às pressões sociais, capazes de criarem as filhas sozinhas. O livro termina contrariando tudo isto, quando todas as personagens demonstram claramente que não eram felizes e todas, precisam de um homem para se realizarem.

A construção da história está bem conseguida, a autora dá saltos entre o "ontem" e o "hoje" como ela designa. E a este nível ficou bem, a maneira como nos são introduzidas as personagens.

Sem comentários: