sábado, 25 de agosto de 2012

A Livraria

Autor: Penelope Fitzgerald
Data de Publicação: Agosto de 2011
Editora: Clube do Autor
Páginas: 174
ISBN: 978-989-8452-60-3

Inglaterra, 1959.
Florence Green vive na pequena vila costeira de Hardborough, longe de tudo, e que se caracteriza precisamente por aquilo que não tem. Florence decide então, contra tudo e todos, abrir a primeira e única livraria da terra.
Florence compra um edifício abandonada há anos, gasto pela humidade e com o seu próprio fantasma. Como se não bastasse o mau estado da casa, ela terá de enfrentar as pessoas da vila que, de um modo cortês, mas inabalável, lhe demonstram a sua insatisfação com a existência da primeira livraria local. Só a sua ajudante, uma menina de dez anos, não deseja sabotar o seu negócio.
Quando alguém sugere que coloque à venda a primeira edição de Lolita de Nabokov, a vila sofre um «terramoto» subtil, mas devastador. E finalmente, Florence começa a suspeitar da verdade: uma terra sem uma livraria é, muito possivelmente, uma terra que não merece qualquer livraria.
A Livraria é uma obra-prima acerca do mundo dos livros, dos sonhos e das vicissitudes da vida, sob a forma de uma história envolvente e original.




Ai estou danada este livro deixou-me com a sensação praticamente desde o início de que o final seria diferente, mas pelos vistos enganei-me.
O que só vem Reforçar que quem tem dinheiro, conhecimentos, influência pode fazer tudo e mais alguma coisa sem ter em atenção se prejudica os outros ou afecta a sua vida.
Pelo título fiquei toda entusiasmada com o livro mas depois de o ler não percebo o porquê de tanto falatório, visto que não é nada de especial, ou sou eu que de há uns tempos para cá nada me agrada ou então tenho tido uma pontaria e pêras para certos livros que não fazem o meu género.
Só gostava de saber qual a razão de o livro ter ganho o Booker Prize, uma vez que não tem nada de especial, se será por colocar de uma maneira tão clara as atrocidades que podem ser feitas por pessoas que têm "nome", se por se debruçar num problema que envolve uma livraria, mas pronto isso sou eu que não percebo como são feitas as atribuições dos prémios.

Sem comentários: