quarta-feira, 7 de março de 2012

Aquele Verão na Sicília


Raramente os turistas se atrevem às montanhas da Sicília, onde os habitantes locais, tendo resistido a várias ondas de invasores, mantêm as suas tradições como desafio ao mundo exterior. Por isso, quando a escritora norte-americana Marlena de Blasi e o marido resolvem explorar os trilhos do coração da ilha com a ideia de recolherem informação para um guia gastronómico, descobrem um mundo completamente à parte; mas, depois de uma busca que parecia infrutífera, acabam por ir dar a Donnafugata, um velho castelo em declínio a que preside uma mulher imperiosa chamada Tosca.

A casa tornou-se o refúgio de mulheres viúvas e sós e alberga também uma clínica onde as mães solteiras dão à luz, vital para o isolamento que se vive nas montanhas. Mas a história de Tosca está, desde sempre, envolvida em mistério e, quando Marlena consegue ganhar a sua confiança, as longas conversas entre as duas revelam um romance com um príncipe que recebeu Tosca com nove anos das mãos do pai em troca de um cavalo, e viveu com ela a mais tórrida das paixões, até ao seu estranho desaparecimento às mãos da máfia. Com um final surpreendente e recheado de episódios de suspense, Aquele Verão na Sicília é o relato fiel de um amor que atravessa a história do século XX, contado por quem o ouviu com a magia que merece.




Realmente foi difícil entrar na história o início do livro parece ser um pouco confuso, cheio de indicações que não nos dizem nada, mas assim que chegam à Donnafugata tudo muda de figura.
A história começa a ganhar uma nova vida com Tosca e os seus mistérios e quando resolve abrir o coração a contar os seus segredos ainda fica muito melhor dando um novo impulso à história,
O final é de facto surpreendente pois nada na narrativa leva a crer que a última confissão tivesse acontecido.

1 comentário:

Julianny Viana disse...

Olá, Angelina!
Gostei muito do seu blog e da indicação do livro. É fantástico poder conversar com amigos do outro lado do Oceano em português! =)

Sou do Brasil e estou seguindo a página. Gostei muito da resenha e a capa do livro também *-*

A Sicília exerce uma fascinação sobre mim. É um lugar que desejo conhecer!

Beijos

Ju