segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Crepúsculo


Crepúsculo
Stephenie Meyer

Bom, li uma critica deste livro aqui, e fiquei curiosa. Como já não lia nenhum romance deste género a algum tempo, embarquei no livro facilmente. Tinha como elemento principal um amor entre adolescentes e ainda por cima Vampiros. Gostei principalmente desta ultima parte... Vampiros! Adoro vampiros...

Sobre o livro, acho-o bastante agradável, de leitura fácil e ligeira, li-o num fim-de-semana sem grande esforço. É verdade, como tinha lido, que ao tempo que se vai lendo vamos acompanhando de um modo muito fácil as personagens. Não é maçudo o que é sempre bom, e tem umas novas perspectivas sobre vampiros.

Acho no entanto que certos elementos não se deviam mexer. Mesmo sendo personagens do imaginário, existe sempre um equilíbrio nos universos imaginários, ou seja, num mundo imaginário onde existiriam vampiros, os seres humanos teriam de ter algumas defesas possíveis, se não, nunca poderiam ter sobrevivido como espécie dominante. Estes vampiros da Stephenie Meyer, são demasiado perfeitos, sem desvantagens, sem defeitos, sem maneira de os destruir... Não tem medo de cruzes, agua benta, e luz. Entram nas casas dos humanos sem serem convidados! As estacas não lhes fazem mal, etc. Tudo está a favor deles... Peca por aí.

O livro está cheio de cenas já vistas e revistas... mas teremos de ter em atenção que o publico alvo , certamente era o americano, logo, um liceu muito "americano", um baile de finalistas, os adolescentes a conduzir, etc. etc. teria de obrigatoriamente estar presente.

Em geral o livro agradou-me.

3 comentários:

Canochinha disse...

De um modo geral, concordo com a tua opinião. Pena que a partir daqui tenha descambado... pelo menos foi o que eu achei ;)

Beαtriz disse...

É sem dúvida um belo livro! ;)

PallasAthena disse...

Li o livro ha pouco tempo e gostei, embora ache que o romance entre Bella e Edward devia ser explorado de forma diferente. Realmente é de fácil leitura, e para desanuviar de leituras mais maçadoras é bom ter um leitura mais "light".
Boas leituras ;)

http://livreo.blogspot.com/