domingo, 5 de outubro de 2014

Vermelho da Cor do Sangue



Autor: Pedro Garcia Rosada
Data de publicação: Julho de 2011
Editora: Edições ASA
Páginas: 302
ISBN: 978-989-23-1544-7


Quando um mercenário ucraniano conhecido por Gengis Khan assalta a casa do banqueiro Ramiro de Sá, além de um segurança morto e das jóias roubadas, deixa atrás de si um problema inesperado: do cofre do banqueiro foi também levado o passaporte de Valentim Zadenko, um emissário do partido comunista da União Soviética que entrou em Lisboa no dia 24 de Novembro de 1975 e aí desapareceu misteriosamente. Enquanto o inspector Joel Franco, da Polícia Judiciária, investiga o homicídio do vigilante, o passaporte torna-se uma relíquia que muitos querem deitar a mão: não só o próprio Ramiro de Sá, mas também o chefe da máfia russa, um inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, um veterano do PCUS que foi camarada de Zadenko e ainda Svetlana, a filha do operacional desaparecido, que vem para Lisboa à sua procura, alertada por um angolano que estudou em Moscovo e participou no assalto. Na busca do documento, todos os caminhos acabarão, mais tarde ou mais cedo, por ir dar a Ulianov, um ex-KGB especialmente treinado que em Portugal se tornou dirigente de um grupo criminoso. Joel terá de contar com a sua ajuda para desenterrar uma conspiração criminosa que nasceu no PREC e envolveu militares revolucionários, banqueiros, assassinos … e várias garrafas de Barca Velha.

«Não Matarás» é uma série de thrillers ambientados em Portugal e com personagens portuguesas. O seu protagonista é Joel Franco, inspector na Secção de Homicídios da Polícia Judiciária que, em todos os crimes que resolve, sabe estar a vingar uma morte a que assistiu na infância.



Mais um livro que me deixou de boca aberta, tal como o anterior adorei.
Fiquei presa logo no início.
Foi com grandes expectativas que o comecei a ler, depois ler "n" de comentários só a elogiar, o que me fez ficar cheia de curiosidade e assim que tive oportunidade nem pensei duas vezes.
Mas tenho de confessar que se não fosse o alarido que muitos dos meus amigos têm feito acerca dos livros deste autor acabavam por me passar ao lado, pois não me lembra uma única vez de ver propaganda como fazem com certos livros.
Agora só me resta esperar que a amiga que mos emprestou, me empreste o último para poder acabar de ler esta série.
Por último, mas não me esqueci desta vez quero agradecer à minha amiga Carla Faleiro do blogue Café de Letras pelo empréstimo.

5 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Já somos dois a ver imensos comentarios positivos aos livros do escritor, tenho mesmo ver se consigo arranjar os seus livros, pois fico com a sensação de me estar a passar algo de muito bom ao lado.

Ainda bem que gostaste, promete sem duvida :)

bjs

nuno chaves disse...

*Vais gostar muito Fiacha

Angelina, prepara-te para um "Baque" em Triângulo" Vais gostar.
Acabaste de Conhecer um personagem espectacular, chamado Ulianov, "Estrela" de Ulianov e o Diabo" e que voltará num próximo livro em 2015

Angelina Violante disse...

Boas Fiacha e Nuno,

Claro que tens de ler Fiacha, são livros a não perder.
Ainda mais, Nuno?
Sim fiquei bastante impressionada com o Ulianov.

Muito obrigado pelos vossos comentários.

Beijocas

nuno chaves disse...

Sim... ainda mais Angelina! :D
Triângulo é como sabes, a conclusão da trilogia "Não Matarás" que para além de te resolver o fio condutor da história do amigo de Joel Franco, te irá causar algum "desconforto" final :D
Vais gostar!

Ash disse...

Eu ainda não consegui lê-los... :/
Angelina mandei-te umas mensagens no face. ;)