quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A Cidade do Medo



Autor: Pedro Garcia Rosado
Data de publicação: Julho de 2010
Editora: Edições ASA
Páginas: 293
ISBN: 978-989-23-0951-4


Para a Polícia, a morte violenta de um sem-abrigo cuja identidade é quase impossível de determinar não é uma ocorrência a que se possa dedicar muito tempo. Mas a situação altera-se na manhã seguinte: aparecem mortos, da mesma maneira, mais dois sem-abrigo na Baixa de Lisboa. E, dois dias depois, são três os sem-abrigo atacados. O serial killer começa, porém, a deixar pistas - e estas apontam para um culto satânico, mas também para a maçonaria. Com o medo a instalar-se em Lisboa, onde o assassino vai multiplicando os seus actos de violência, e enquanto Joel Franco começa a descobrir as origens desta vaga de crimes, o presidente da Câmara de Lisboa e um seu discreto aliado na própria PJ percebem quem é o autor das mortes: o homem que quiseram transformar em bode expiatório quando começou a correr mal o comércio ilícito de terrenos na zona do projectado aeroporto da Ota. No qual pontificara o presidente da Câmara quando ainda era ministro do Ambiente… E em breve vão estar frente a frente dois homens que, à sua maneira, procuram justiça: o assassino propriamente dito e Joel Franco, que tenta vingar a morte de um amigo de infância em cada homicida que persegue. É bem provável que ambos desafiem a antiquíssima norma que regula a sociedade humana: «Não matarás.»


Foi a minha estreia com este autor e confesso que fiquei rendida logo nas primeiras páginas.
Ao longo do livro toda a trama se vai complicando e esclarecendo-se ao mesmo tempo, adorei, é capaz de prender o leitor até ao fim e não desilude.
E o inspector Joel Franco é muito terra-a-terra e segue os seus instintos, simples e humilde consegue cativar-nos com a sua inteligência.
A leitura dest elivro foi uma descoberta maravilhosa de um novo autor.

3 comentários:

Fiacha disse...

Ois miga,

Tenho lido vários comentarios muito identicos aos teus, espero que o livro seja teu e quem sabe ainda te peça emprestado :)

Acho que deu para perceber que fiquei muito curioso :D

Bjs

nuno chaves disse...

A Trilogia "Não matarás" é fantástica, vale a pena ler os três livros que a compõem. Te garanto que terás um baque no último Livro "Triângulo".
Vermelho da cor do Sangue é excelente e irás conhecer um personagem recorrente nos livros de PGR (Ulianov) é fantástico.
É de aproveitar, que os livros estão baratinhos, pois mais dia menos dia, vão desaparecer das lojas.
Continuação de boas leituras.
Aproveito e deixo-te aqui a minha opinião se quiseres ler.
http://nososlivros.wordpress.com/2013/12/17/a-cidade-do-medo-pedro-garcia-rosado-2/

Angelina Violante disse...

Boas Fiacha e Nuno,

Eu também li imensos comentários sobre este livro a dizer maravilhas, daí me ter decidido a ler.
Até emprestava, mas também a mim me foi emprestado.
Claro que é um autor a seguir.

Muito obrigado pelos comentários.

Beijocas