terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DN Contos Digitais - Parte 1

O DN - Diário de Notícias, esteve a lançar ebooks grátis de contos de autores portugueses. Foram cerca de 30 os contos, com uma grande variedade de géneros e temas. Irei fazer breves resumos com a minha opinião sobre os vários contos divididos em vários posts. 

Afonso Cruz
A Queda de um Anjo

Dos contos que li até agora, foi o texto menos cativante e marcante, tive de reflectir durante algum tempo sobre o tema do conto, tentando relembrar o que teria lido. Não me lembrava da personagem  o titulo não me ajudava, e só o "queda" do titulo me dizia algo. Não é um bom exemplo da escrita do autor, e o conteúdo é quase nulo. Não é linear como inicialmente aparenta ser, havendo uma reviravolta no fim do conto, mas ficamos indecisos quanto à mensagem que o autor deseja passar. Serão os maus tratos importantes para a história?

Mário de Carvalho
A Porrada

Um texto muito fraco a todos os níveis. Mário Carvalho, escritor experiente e com bons trabalhos, apresenta-nos aqui uma péssima "amostra" do que será capaz. Para quem nunca tinha lido nada do autor, certamente não terá curiosidade de ler mais alguma texto dele.
Resumidamente o conto é parvo e inócuo. Chega a não estar "bem escrito" e não tem interesse absolutamente nenhum, o que o autor, tenta aqui fazer, já foi mais que explorado e de modo bastante mais interessante.


Inês Pedrosa
Quartos de Hotel

Gosto bastante da autora, tem dois livros que recomendo lerem, "Fazes-me Falta" e "Fica comigo esta noite", agora este conto... Não direi que está mal escrito, nem que se lê mal, mas precisava de mais desenvolvimento. A ideia até poderia ter interesse, mas depois fica um pouco aquém  porque não criamos empatia com nenhuma personagem.




Para inicio, tive azar e li 3 bastante pouco interessantes, esperemos que melhore.

4 comentários:

Vitor Frazão disse...

Ou seja, o DN conseguiu reunir um perfeito exemplo de maus trabalhos de bons autores?

Unknown disse...

Resumiste bem a situação Vitor, esperava algo realmente bons de dois destes autores e li trabalhos medianos.
Uma desilusão, estou agora curiosa em relação aos contos dos autores de FC & Fantasia.

Vitor Frazão disse...

É pena, especialmente para os autores, pois poderia ser uma excelente plataforma para alargar o número de fãs.
Muitos leitores provavelmente afastar-se-ão dele, se for a primeira experiência com eles...

Nayara disse...

Olá! Dos 3 contos citados, li o da Inês Pedrosa e o Afonso Cruz e minhas impressões foram completamente opostas! O conto do Afonso me fez querer correr desesperadamente atrás de outros textos dele; achei forte, impactante, poética e melancolicamente belo. Achei realmente muito bom! O da Inês considero tb bom, não tão adorável quanto o do Afonso que, para mim, foi irretocável, mas, como disse, mto bom. No caso dela, acho que houve uma inversão bem surpreendente: geralmente temos o cenário/pano de fundo e as personagens que nele desfilam, mas, aqui, é o cenário que desfila pelas personagens, já que ele é o foco. Um bj e até mais! :)