domingo, 29 de abril de 2012

O Castelo dos Pirenéus

Autor: Jostein Gaarder
Data de Publicação: Abril de 2011
Editora: Editorial Presença
Páginas: 172
ISBN: 978-972-23-4523-1

Depois de trinta anos sem se verem, Solrun e Steinn reencontram-se, inesperadamente, no mesmo hotel onde viveram um amor apaixonado. Mas esse mesmo hotel, que em tempos testemunhara a força do seu amor, esconde também o mistério que envolveu o seu fim. Regressados às suas vidas presentes, os dois iniciam uma intensa e secreta troca de emails que volta a incendiar a antiga paixão, fazendo-os questionar os seus casamentos. Um romance fascinante nos leva a reflectir sobre a natureza da fé, do acaso, do universo e de tudo o que nele existe.



Que coisa eu pensava que ia adorar este livro, pois já tinha lido outros do mesmo autor e fiquei fascinada, logo enm me dei ao trabalho de ler a sinopse, resultado foi com muito esforço que o li até ao final e não sei que dizer sobre o livro.
Só sei que desde do início tive sérias dificuldades em entrar na história coisa que não consegui durante todo o livro que para mim foi muito dificil de acabar, mas como já tem novo dono fiz um esforço e sempre à espera que a coisa mudasse evoluísse mas nada continou tudo na mesma.
Não gostei muito parado sem acção as personagens parece que são muito velhas visto que só falam no que aconteceu no passado a afinal nem eles sabem ao certo que se passou.
A mim não me convenceu, talvez também devido à questão que aborda.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Diário da tua Ausência

Autor: Margarida Rebelo pinto
Data de Publicação: Setembro de 2007
Editora: Oficina do livro
Páginas: 131
ISBN: 978-989-555-268-9

Para quem não acredita no significado da palavra amor.
Para quem não acredita que,nos dias que correm,aindaé possivel amar e ser amado.
Um teste à capacidade do ser humano de amar, sem fronteiras, sem barreiras, sem pensar no amanhã...
Desfrutar cada momento, cada pedaço de tempo e saborear esse sentimento, esse tal chamado amor.
Umlivro onde se sente e se respira em cada página que se vira o sentimento, a dor, a saudade...
Diario da tua Ausencia representa tudo o que ainda existe de verdadeiro, puro e limpido num ser humano.
Amar ainda é possivel, mesmo à distancia, mesmo que não haja toque de pele, mistura de cheiros, caricias trocadas entre linguas...
No fundo, não passa de um desabafo de uma mulher perdidamente apaixonada, de uma mulher que sente e respira esse amor em cada poro do seu corpo.
Uma mulher que vive esse amor vinte e quatro horas por dia, que sente esse homem dentro do seu corpo, debaixo da sua pele, entranhado no seu cheiro.
Faz nos pensar nas mil e uma discussões que existem quando se fala na guerra dos sexos.Será possivel que um homem tenha esta capacidade de amar?Ou será um sentimento só vivido pelas mulheres? Porque somos mais sensiveis? Mas os homens também amam ou só nos desejam, só gostam de nos possuir?
Porque é que a mulher tem a capacidade de lutar contra tudo e contra todos por um amor e o homem prefere se afastar? Afastar se pela distancia que os separa? Afastar se porque não é o momento, a altura própria para amar, para se deixar amar? Afastar se porque está chuva e não sol? Tem medo de viver? Tem medo de amar? Porque se julgam o sexo forte? É tão bonito amar e ser amado, é tão bonito sentir desejos e saudade e carinho e amor! Diáro da tua Ausencia é um livro dedicado ao amor, é um livro que apela ásmulheres para não terem medo de amar e para os homens acreditarem que é possivel ser amado por uma mulher.


Não posso dizer que não gostei, nem que gostei simplesmente li-o e fiquei na mesma, lol.
É um daqueles livros que nem sei o que diga apanhei-o aqui há una anos em promoção e se não fosse para trocá-lo nem tão cedo lhe pegava, mas ainda bem que já vou despachá-lo só espero que quem vai ficar com ele goste mais da leitura do que eu.
Lê-se bem não me deixou maçada, mas fica um vazio que não se preenche e ao contrário dos outros tive de o ler em voz alta, confesso que gostei de musicalidade de algumas partes, mas confesso que não interiorizei nada, basicamente é um relato de queixumes sem lhe querer dar essa forma tentado fazer como se fosse um diário mas o assunto é basicamente o mesmo o rapaz só se quer divertir não quer nada sério mas ela não perde a esperança e depois perdem o contacto pois ele corta a relação e ela chora-se no livro.

domingo, 22 de abril de 2012

24 Hora a Hora

Autor: Maria João Veiga
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Editora: Chiado Editora
Páginas: 99
ISBN: 978-972-9646-36-2

24 Horas…
24 Personagens….
24 Vidas…
Vinte e quatro histórias de gente comum, que se tocam e se emaranham na teia de laços que, inevitavelmente, todos nós criamos à nossa volta. Conta-nos de forma reveladora a forma como um breve e fugaz momento, quem sabe um simples olhar, pode mudar o curso da nossa existência.



Um livrinho pequeno mas muito engraçado lê-se de um fôlego cada capítulo é a história de uma personagem e cada capítulo corresponde a uma hora durante o dia.
Adorei não é maçador lê-se muito bem.
Adorei.

sábado, 21 de abril de 2012

A Tormenta das Espadas

Autor: George R. R. Martin
Data de Publicação:Agosto de 2008
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 538
ISBN: 978-989-637-071-8


Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.
Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.
No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?



Mais um livro fascinante, cheio de peripécias e com muitas intrigas e guerras entre todos que depressa passam de um lado para o outro com a maior das facilidades.
Por vezes perco-me um pouco com tantas casas e tantos nobres e tantos nomes, mas nada que não se resolva com o decorrer da narrativa, é outro daqueles livros que nos deixa pressos e sempre na expectativa de saber o que se irá passar a seguir. Ficámos sempre em suspenso que tanta acção que ai decorrendo que nunca consigo adivinhar o que se irá passar de seguida.
Ainda vai demorar para trazer o volume seguinte da biblioteca, mas já estou em pulgas para saber o que se irá passar.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fénix nº1



Fénix Fanzine nº 1
Páginas: 56
Organizada por: Roberto Mendes
Preço: 2,50€ (portes de envio grátis)
Encomendas: ez.fenix@gmail.com


A fanzine número 1 conta com contos de Carlos Silva, João Ventura, Romeu de Melo e Valter Marques, uma entrevista a José Manuel Morais e um artigo de Álvaro de Sousa Holstein. A capa e a contra capa são da autoria de Hauke Vagt.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sem Tempo para Dizer Adeus

Autor: Jacquelyn Mitchard
Data de Publicação: Dezembro de 2010
Editora: Editorial Presença
Páginas: 259
ISBN: 978-972-23-4463-0


Passaram vinte e dois anos desde que o pequeno Ben Cappadora foi raptado. Quando, nove anos depois, o seu paradeiro foi descoberto e pôde regressar para junto dos pais e irmãos, a família iniciou um longo e doloroso processo de recuperação, conseguindo, com o tempo, encontrar alguma paz. Mas agora o irmão mais velho de Ben, Vincent, está prestes a testar a solidez dos laços familiares com o seu mais recente trabalho como realizador. Trata-se do documentário Sem Tempo para Dizer Adeus, que apresenta as histórias de cinco famílias cujos filhos desaparecidos nunca foram encontrados.



Bem de início foi difícil entrar na história mas à medida que a trama se foi desenrolando tudo voltou a fazer sentido e conseguiu ficar presa ao que estava a ler.
O final então é surpreendente.
Já tinha gostado muito do primeiro volume "Profundo como o Mar", embora naquela altura ainda não fosse mãe a história tocou-me e agora neste novo livro tudo ficou ainda mais acesso talvez por já ser mãe a história tocou-me ainda mais.
Mas tive a sensação de que o final ficou em aberto que ainda se vai passar mais alguma coisa será?

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Diário


Autor: Eileen Goudge
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Editora: Contraponto
Páginas: 192
ISBN: 978-989-666-066-6


Quando duas irmãs encontram no sótão um velho diário da mãe, descobrem, para grande choque de ambas, que o seu verdadeiro amor não foi o pai. Mas será que as coisas são aquilo que parecem? Esse é o grande mistério com que se deparam e que têm de desvendar sozinhas, pois a mãe encontra-se no leito da morte, num lar, sem conseguir falar - só as páginas do seu diário podem fornecer as pistas. Numa viagem ao passado, revela-se uma jovem Elizabeth Marshall perdidamente apaixonada por um homem… estando comprometida com outro. Ela tem, por fim, de escolher entre Bob, estável e leal, e AJ, enérgico e imprevisível. Quando AJ é associado a um suspeito incêndio, a jovem enfrenta a decisão mais penosa da sua vida: Elizabeth é a única que pode limpar o nome dele, mas fazê-lo arruinaria a sua reputação e custar-lheia o amor do noivo. O Diário é uma história de amor e a história de uma família. É também sobre uma questão que, a determinada altura da vida, todos colocamos: até que ponto conhecemos realmente os nossos pais? A resposta pode ser surpreendente…



É um livro pequenino, mas que diz muito, conta uma grande história de amor.
À medida que ia lendo o livro dei por mim a imaginar, ou a ver com o olho da mente as paisagens, os carros, as ruas, casas e as roupas daquela época tal como vemos nas séries ou nos filmes.
O final é surpreendente nada que se espere.
Todos o deviam ler.

domingo, 1 de abril de 2012

Antes de Eu Morrer

Autor: Jenny Downham
Data de Publicação: Fevereiro de 2009
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 270
ISBN: 978-972-42-4411-2

A Tessa restam apenas alguns meses de vida. Lutando contra as frequentes idas ao hospital, os incontáveis exames e os medicamentos com terríveis efeitos secundários, Tessa empenha-se a escrever a sua lista de coisas A Fazer Antes de Morrer. E em número um aparece: Sexo. Libertada das restrições da «vida normal», Tessa saboreia novas experiências que a fazem sentir-se viva enquanto o seu corpo debilitado se esforça por continuar. Os sentimentos de Tessa, a relação com o pai e com o irmão, com a mãe distante, com a melhor amiga e com o novo namorado são dolorosamente cristalizados nas preciosas e breves semanas de vida que lhe restam. Antes de Eu Morrer é um romance brilhante, comovente mas curiosamente cheio de vida.



Estava um pouco reticente ao ler a sinopse pensei que ia ser um livro de dor e perda, muito choroso e assim por diante, mas a verdade é que dei por mim agarrada logo desde as primeiras páginas e era difícil largar o livro.
Partes houve em que não percebi a razão de a personagem tomar certas atitudes e fazer certas coisas, mas no geral foi uma leitura muito agradável e certas vezes muito bem disposta.
Só lá mais para o final as lágrimas começaram a assomar aos meus olhos devido à parte emotiva do livro estar a ser grande.
Confesso que todos os deviam ler para pelo menos termos um pouco de consciência do que certas pessoas teem de passar.