sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Para Ti, Uma Vida Nova


Autor: Tiago Rebelo
Data de Publicação: Agosto de 2001
Editora: Editorial Presença
Páginas: 129
ISBN: 972-23-2729-1


Sempre que ia fazer surf para o Guincho, Cristina esquecia-se do resto do mundo. Para ela havia, nesses momentos, apenas o seu corpo na prancha e a imensidão azul do céu e do mar. No embalo das ondas não pensava na sua agenda totalmente preenchida, nas inúmeras solicitações que tinha enquanto mulher de um sucedido empresário da comunicação social e directora de uma recente aquisição do marido, o diário "O Popular". Esquecimento e desafio, era isso que procurava em cada ida ao Guincho. Mas a beleza pura e agreste daquela praia viria a evocar-lhe, um dia, bem mais do que isso, e ao contemplá-la seria invadida por uma outra beleza que se misturava com aquela, mas que tinha tonalidades incrivelmente profundas e ricas. Conheceria Miguel ali e seria ali que iria sentir a força e o espírito de um amor intenso, corajoso e rebelde, um amor que viria a mudar para sempre a tragectória da sua vida. Mas, por enquanto, Cristina concentrava-se apenas nos tubos azuis e brancos das ondas e não sonhava ainda que viria a apaixonar-se por um dos jornalistas mais creditados d'"O Popular". Primeiro romance de Tiago Rebelo, «Para ti Uma Vida Nova» reveste-se de um inequívoco interesse literário tanto pela qualidade narrativa quanto pela construção do próprio enredo, bem estruturado e surpreendente.



Uma escrita simples de fácil absorção e que deixa a história fluir sem que de-mos por isso. Como os outros livros que já li do autor tem uma história de amor como pano de fundo embora esta tivesse um fim um pouco diferente daquilo que me lembro de outras história dele.
Mas para além de uma história de amor é uma história em que nos confronta com o comodismo a que depressa nos habituamos e que por vezes se pararmos um pouco para reflectir sobre a nossa vida e o que realmente queremos dela, e vê-mos que nem sempre é assim que as coisas se passam e que é mais fácil deixar continuar as coisas como estavam do que alterar tudo para seguir os sonhos.

3 comentários:

Clarinda disse...

Parece interessante!
Boas Festas!

Ash disse...

Nunca li nada dele... apesar de já ter visto comentários positivos sobre os livros do autor.

Angelina Violante disse...

Lê-se bem, mas não é nada assim muito extraordinário.