terça-feira, 13 de abril de 2010

Firmin


Autor: Sam Savage
Data de Publicação: Janeiro de 2009
Editora: Planeta
Páginas: 155
ISBN: 978-989-657-001-9

Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária.
Marginalizado pela família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado.
À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam- se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.

Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias. Firmin é divertido e trágico. Como todos nós.


Comecei a ler este livro mais por ter lido a opinião da minha amiga e companheira de blog, Gaminha, pois fiquei deveras curiosa com a sua opinião.
Este livro partes houve em que quase fui às lágrimas e outras em que achei que o Firmin estava a gozar comigo.
É um livro muito engraçado e divertido, mas acho que pela expectativa que criei achei muito pouco o que dele tirei, acho que podia ter mais, não sei o quê mas parece-me que falta algo

Sem comentários: