terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O Assassinato de Roger Ackroyd


O Assassinato de Roger Ackroyd
Agatha Christie

Enquanto "navegava" pela net, encontrei alguma informação sobre Agatha Christie e fiquei admirada em saber que tinha escrito mais de 80 policiais, e que era a "a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia, e mais que Shakespeare". Mas o que me surpreendeu ainda mais, foi o facto de a obra prima dela ser O assassinato de Roger Ackroyd. Surpresa, surpresa! Nunca tinha ouvido falar do livro.

Andei a procura do livro pelas colecções vampiro e vampiro gigante que tinha lá em casa, e realmente a obra não se encontrava por lá! Mhmm, decidi então ler o livro em formato ebook. Não recomendo a leitura em tal formato, não tem metade da piada, mas vamos ao que interessa... o livro.

Fiquei um pouco desiludida, resumindo. Foi demasiado previsível. Após 100 paginas de leitura (em 200) já era mais que óbvio que a solução era só uma. Começando pelo início, Poirot decide reformar-se, mas na pacata aldeia em que ele decide repousar, ocorre um assassinato e ele é chamado para investigar. Mais uma vez, ao género de "Um Crime no expresso do Oriente", existem pessoas à mais, horas que não coincidem e provas que não fazem sentido. O assassino esta sempre presente mas ninguém o vê...

A obra não me parece realmente brilhante, tornando-se demasiado previsível para quem tenha lido alguns policiais. Mais uma vez só tenho a dizer, nada como o meu querido Sherlock Holmes, menos humano, mais arrogando, talvez um pouco drogado, mas sempre sem nos deixar de espantar. Mais vale escrever pouco mas bem é certo...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Crepúsculo


Crepúsculo
Stephenie Meyer

Bom, li uma critica deste livro aqui, e fiquei curiosa. Como já não lia nenhum romance deste género a algum tempo, embarquei no livro facilmente. Tinha como elemento principal um amor entre adolescentes e ainda por cima Vampiros. Gostei principalmente desta ultima parte... Vampiros! Adoro vampiros...

Sobre o livro, acho-o bastante agradável, de leitura fácil e ligeira, li-o num fim-de-semana sem grande esforço. É verdade, como tinha lido, que ao tempo que se vai lendo vamos acompanhando de um modo muito fácil as personagens. Não é maçudo o que é sempre bom, e tem umas novas perspectivas sobre vampiros.

Acho no entanto que certos elementos não se deviam mexer. Mesmo sendo personagens do imaginário, existe sempre um equilíbrio nos universos imaginários, ou seja, num mundo imaginário onde existiriam vampiros, os seres humanos teriam de ter algumas defesas possíveis, se não, nunca poderiam ter sobrevivido como espécie dominante. Estes vampiros da Stephenie Meyer, são demasiado perfeitos, sem desvantagens, sem defeitos, sem maneira de os destruir... Não tem medo de cruzes, agua benta, e luz. Entram nas casas dos humanos sem serem convidados! As estacas não lhes fazem mal, etc. Tudo está a favor deles... Peca por aí.

O livro está cheio de cenas já vistas e revistas... mas teremos de ter em atenção que o publico alvo , certamente era o americano, logo, um liceu muito "americano", um baile de finalistas, os adolescentes a conduzir, etc. etc. teria de obrigatoriamente estar presente.

Em geral o livro agradou-me.