terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sapatos de Rebuçado


Autor: Joanne Harris
Data de Publicação: Novembro de 2007
Editora: Edições ASA
Páginas: 504
ISBN: 978-972-41-5318-6

Sapatos de Rebuçado é mais uma viagem ao mundo encantado de Joanne Harris. Um (esperado) regresso a Chocolate.
Após ter abandonado a aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, cenário de Chocolate, Vianne Rocher procura refúgio e anonimato em Paris, onde, juntamente com as suas filhas Anouk e Rosette, vive uma vida pacífica, talvez até mesmo feliz, por cima da sua pequena loja de chocolates. Não há nada fora de comum que as destaque de todos os outros. A tempestade que caracterizava a sua vida parece ter acalmado... Pelo menos até ao momento em que Zozie de l’Alba, a mulher com sapatos de rebuçado, entra de rajada nas suas vidas e tudo começa a mudar… 
Mas esta nova amizade não é o que parece ser. Impiedosa, retorcida e sedutora, Zozie de l’Alba tem os seus próprios planos - planos que vão despedaçar o mundo delas. E com tudo o que ama em jogo, Vianne encontra-se perante uma escolha difícil: fugir, tal como fez tantas outras vezes, ou confrontar o seu pior inimigo… 
Ela própria.





Este livro é sobre Vianne Rocher(Yanne Chabernnout) e as suas filhas Anouk (Annie) e Rosette que vivem por cima de uma loja de chocolates e da qual cuidam.
A sua vida até aquele momento tem passado por uma série de cidades, onde nunca podem ficar descansadas, sendo sempre vistas com desconfiança. Mas tudo parece correr normalmente até à chegada de Zozie D´Alba, a dona dos sapatos de rebuçado, que se mostra sempre prestável que vai mudar completamente as suas vidas.
Nem sei se gostei do livro ou não, no início achei divertido e envolvente mas depois com o andar da narrativa achei que as coisas pareciam que aconteciam de uma maneira forçada.
Gostei da descrição dos chocolates, de maneira como cada personagem à vez explanava o que lhe ia na alma e quais eram as suas decisões.
Achei a Vianne um pouco apagada, ainda não li Chocolate, mas tenho ali para ler, como não queria atrasar mais a troca, pelo que me lembro do filme Chocolate, Vianne era uma lutadora, e nem livro nem pela própria filha Anouk é capaz de lutar deixando-a constantemente sozinha com Zozie. Por outro lado identifiquei-me bastante com Anouk no que toca aos problemas que tinha na escola, as colegas fazerem dela o bobo da corte, pois o mesmo sucedeu comigo na escola primária.
Estava à espera de mais achei que o livro chegou a uma parte em que parecia que era sempre mais do mesmo, podia haver uma certa variação. Deixar que Vianne saísse um pouco do mutismo, e  tolhimento para se insurgir, deixava que Zozie dirigi-se toda a loja, toma-se praticamente o seu lugar na vida de Anouk.
Espero que a continuação deste livro seja melhor.

1 comentário:

Ash disse...

Devias ter lido "Chocolate" antes... Ficavas a conhecer melhor as personagens.