sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O Clube Dumas



Autor: Arturo Pérez-Reverte
Data de publicação: Abril de 1995
Editora: Publicações Dom Quixote
Páginas: 418
ISBN: 972-20-1748-9


Pode um livro ser alvo de investigação policial como se de um crime se tratasse? Podem as suas páginas ser encaradas como pistas para um mistério com três séculos?
Lucas Corso, especialista em descobrir edições raras, está a tentar responder a este enigma quando é incumbido de uma dupla missão: autenticar um manuscrito de Os Três Mosqueteiros e decifrar o mistério de um livro queimado em 1667 e que, afirma a lenda, foi co-escrito por Satanás.
Dos arquivos do Santo Ofício às poeirentas estantes dos alfarrabistas e às mais selectas bibliotecas internacionais, Corso é atraído para uma teia de rituais satânicos, práticas ocultas e duelos com um elenco de personagens estranhamente semelhante ao da obra-prima de Alexandre Dumas. Auxiliado por uma beldade misteriosa com o nome de uma heroína de Arthur Conan Doyle, este «caçador de livros« parte de Madrid rumo a Paris, passando por Sintra, em perseguição de um sinistro e aparentemente omnisciente assassino.
Parte mistério, parte puzzle, parte jogo intertextual, O Clube Dumas é uma das obras emblemáticas de um dos mais reputados escritores da actualidade. Foi adaptado para o cinema sob o título A Nona Porta, realizado por Roman Polanski e protagonizado por Johnny Depp.



Foi com grande expectativa que comecei a ler este livro, e fiquei a sentir-me desapontada quando o acabei.
Foi como que um suplício lê-lo, pois estive praticamente todo o livro à espera que as coisas se tornassem mais interessantes e que o mistério, contribuísse para me cativar.
Mas a verdade é que nada disso aconteceu, a narrativa dava voltas e voltas e nunca saía do mesmo lugar, e no fim fomos parar praticamente de volta ao início, achei que podia ter sido melhor, mas sinceramente não gostei.
A sinopse faz muito alarde e depois há muita palha pelo meio que dá cabo de tudo e no final nada se resolve, enfim...

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Por acaso já li um livro deste escritor e gostei muito, sobre uma mulher que se torna rica à custa da droga, Rainha do Sul ou algo assim.

Pena não tenhas gostado, mas pronto seguir em frente :)

bjs

Angelina Violante disse...

Boas Fiacha,

Já vi esse livro, mas nunca o tive nas mãos, talvez goste de outros livros do autor menos deste que li.

Muito obrigado pelo comentário.

Beijocas