terça-feira, 29 de julho de 2014

A Odisseia de Homer



Autor: Gwen Cooper
Data de publicação: Março de 2011
Editora: Pergaminho
Páginas: 270
ISBN: 978-972-711-989-9


A última coisa que Gwen Cooper queria era adoptar outro gato. Já tinha duas gatas, para não falar de um emprego em que lhe pagavam uma miséria, e estava a tentar recuperar de uma separação difícil. Até que a veterinária das suas gatas ligou para lhe falar de um gatinho de três semanas, abandonado e maltratado, cujos olhos tiveram de ser retirados cirurgicamente. Gwen era a sua última esperança de encontrar um lar. Foi amor à primeira vista. O gatinho era uma bola de pêlo mínima, preta e assustada e, mesmo tendo consciência das dificuldades que ele enfrentaria por causa da sua cegueira, Gwen decidiu adoptá-lo - e ele tornou-se os olhos pelos quais ela passaria a ver o mundo. Baptizado de «Homer» -- uma homenagem ao poeta grego supostamente cego, criador da Odisseia e do seu herói, Ulisses --, este gatinho cresceu até se tornar um animal forte, confiante, cheio de entusiasmo e com uma vontade inesgotável de brincar! Ou seja, um gato temperamental, divertido e dengoso como qualquer outro. Mas foi a lealdade inabalável de Homer, com sua capacidade ilimitada de amar e o seu entusiasmo por superar obstáculos, que inspirou Gwen a mudar a sua vida e seguir o seu sonho de se mudar para Nova Iorque. Afinal, o seu gatinho cego era um exemplo de força, superação e coragem. E, quando conheceu o homem com quem viria a casar, Gwen percebeu que Homer lhe tinha ensinado a lição mais importante da vida: que o amor não é algo que possa ser visto com o olhar.



Um livro muito sentido e cheio de amor. Realmente nunca pensei que podesse haver gatos cegos que se comportavam tão normalmente, ou melhor nunca pensei que houvesse gatos cegos.
Uma história embora real, muito carinhosa de como com muito amor e carinho se pode ultrapassar qualquer obstáculo.
Confesso que chorei muito ao ler o livro,mas isso não é novidade em questão de livros com animais e crianças sou uma torneira.
Tenho que agradecer ao meu amigo Bruno do blogue os Cartuchos Literários do Guerreiro pelo empréstimo.
E já me esquecia que para além de ser uma história de amor é uma grande lição que este gato nos dá.

2 comentários:

Fiacha disse...

Ois miga,

Mais um livro que seguramente nos deve dar uma enorme lição de vida e claro acabamos por nos emocionar.

Realmente um gato cego deve ser bem interessante a sua história :)

Bjs e boas leituras

Angelina Violante disse...

Boas,


Dizer que nos emocionamos com este livro é pouco, dá para rir mas também para chorar.

Muito obrigada pelo comentário.

Beijocas