Data de Publicação: cerca 1811 - 1815
Editora: eBook
Alguns contos:
- A Protegida de Maria;
- Branca de Neve;
- Cinderela;
- O Alfaiate Valente;
- O Flautista de Hamelin;
- O Ganso de Ouro;
- O Lobo e as Sete Cabras;
- O Príncipe Sapo;
- Os Músicos de Bremen;
- Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo.
- Rapunzel;
- Chapeuzinho Vermelho;
- A Bela Adormecida;
- Hansel e Gretel (João e Maria)
- Rumpelstiltskin;
Este livro foi a primeira obra seleccionada para o curso "Fantasy and Science Fiction: The Human Mind, Our Modern World" no qual me inscrevi e que começou no dia 23 de Julho. A primeira obra estudada foram os contos dos Irmão Grimm e sobre a qual infelizmente não consegui entregar o ensaio. A obra essa consegui ler e neste caso, como não tinha nenhuma edição cá em casa, li em ebook, em inglês. Deixo aqui o link para quem quiser ler: aqui.
Quando iniciei a leitura, ia um pouco desmotivada, achei a escolha pouco interessante, fiquei contudo bastante impressionada com a quantidade de contos infantis que fazem parte do nosso imaginário e da nossa infância e até dos filmes da Disney, que foram escritos por esta dupla de irmãos e que eu achei bastante impressionante.
Fiquei também a matutar no que o professor do curso disse num dos seus vídeos. Ao contrário do que se imagina quando falamos em contos infantis, onde esperamos contos com uma forte vertente educativa e de moralidade, estes contos, tem muitas das vezes uma moralidade um pouco estranha. Nem sempre se atinge o "sucesso" por esforço ou honestidade, mas por vezes por sorte, por astucia ou pela aparência. Gostei bastante dos vídeos do professor sobre o tema em si. Esperemos que tenha tempo de fazer as restantes submissões.
1 comentário:
A Disney realmente faz filmes maravilhosos, mas não prima pela originalidade... Nem sequer quando não se basearam nos manos Grimm.
Seja como for, boa leitura.
Enviar um comentário