quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Forever - Um Amor Eterno



Autor: Maggie Stiefvater
Data de publicação: Março de 2013
Editora: Editorial Presença
Páginas: 423
ISBN: 978-972-23-5009-9

Depois de Shiver e Linger, dois romances que emocionaram leitores de todas idades em países de todo o mundo, Forever abre quando Grace acaba de sair da sua mutação em loba... acossada desde logo, ao aperceber-se de que a comunidade humana planeia o extermínio da alcateia a que agora pertence. Sam faria tudo por ela, mas conseguirá ele encontrar a cura para recuperar Grace e ficar com ela para sempre?


Bem confesso que esperava muito mais fiquei um pouco desiludida com o final, enfim.
E confesso que houve partes deste livro que considerei muito maçadoras.
No geral gostei, mas mesmo assim acho que ficou a faltar algo mais.
O meu livro preferido da trilogia foi sem dúvida o Shiver, que adorei os outros gostei mas acho que se quebrou um pouco a magia.

sábado, 23 de agosto de 2014

Os Retornados



Autor: Júlio Magalhães
Data de publicação: Setembro de 2008
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 307
ISBN: 978-989-626-094-1


Outubro, 1975. Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos Jorge. Não percebia porquê, mas aquele homem perturbava-a profundamente. Despertava-a para a dura realidade da descolonização portuguesa e para um novo sentimento que só viria a ser desvendado vinte anos mais tarde. Foram milhares os portugueses que entre 1974 e 1975 fizeram a maior ponte área de que há memória em Portugal. Em Angola, a luta pelo poder dos movimentos independentistas espalhou o terror e a morte por um país outrora considerado a jóia do império português. Naquela espiral de violência, não havia outra solução senão abandonar tudo: emprego, casa, terras, fábricas e amigos de uma vida.


Trouxe este livro da biblioteca, pois já há um ror de tempo que ando com vontade de o ler.
E mesmo o livro não sendo nada de especial dei por mim agarrada logo nas primeiras páginas,não sei se é a escrita simples e sem grandes floreados, se é por as personagens terem alguma garra, o que é verdade é que dei por mim cheia de vontade de chegar ao fim para saber o que se passa.
Um livro simples que não trata só desta etapa digamos assim da história do país, mas também de uma história de amor que foi como que iniciada logo nas primeiras páginas, mas que só se concretizou lá para o final do livro.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Morte no Bosque



Autor: Harlan Coben
Data de publicação: Abril de 2008
Editora: Editorial Presença
Páginas: 339
ISBN: 798-972-23-3934-6


Desde a noite de Verão em que quatro jovens, por quem era responsável, desapareceram misteriosamente no bosque do acampamento que a vida de Paul Copeland, delegado do Ministério Público do condado de Essex, na Nova Jérsia, nunca mais foi a mesma. Na manhã seguinte, dois dos jovens foram encontrados já sem vida mas os outros dois, a sua irmã Camille e Gil Perez, não voltaram a ser vistos. Passados vinte anos, encontram o corpo do recém assassinado Gil Perez e a esperança de Paul conseguir desvendar o mistério daquela fatídica noite e reencontrar a irmã renasce. Os inimigos de Paul na barra do tribunal parecem decididos a desenterrar todos os seus segredos do passado, tornando-se uma preciosa ajuda para a revelação do perverso mistério… Um thriller empolgante, escrito pelo autor bestseller, considerado por Dan Brown um "mestre em prender o leitor desde a primeira página".



Este livro foi a minha estreia com este autor e confesso que fiquei fã.
Adorei a forma como faz com que fiquemos agarrados até ao final do livro em suspenso cheios de dúvidas acerca do assassino e do que realmente terá acontecido.
Ao longo da narrativa vão acontecendo coisas que nos deixam na dúvida acerca das certezas que tínhamos e não sei dizer mas ficamos com a adrenalina ao máximo.
Adorei de certeza que vou ler mais deste autor desde que os consiga arranjar.

sábado, 9 de agosto de 2014

Linger



Autor: Maggie Stiefvater
Data de publicação: Junho de 2012
Editora: Editorial Presença
Páginas: 407
ISBN: 978-972-23-4844-7


Em Shiver, Grace e Sam descobrem-se um ao outro. Agora, em Linger, terão de lutar para ficarem juntos. Para Grace, isto significa desafiar os seus pais e guardar só para si o segredo sobre o perigo que corre. Para Sam, isto significa lutar contra o seu passado como lobisomem... e descobrir uma forma de sobreviver no futuro.


Este livro é o seguimento de Shiver, mas confesso que para mim foi um pouco como que uma desilusão, pois nunca pensei que que a história tomasse o rumo que tomou, pensei que a coisa fosse ficar diferente.
Bem realmente ficou diferente, mas não foi da maneira que eu pensava que ia ficar.
De qualquer das maneiras depois da desilusão inicial, à medida que a narrativa avança a coisa parece que se começa a compor e dou por mim novamente agarrada ao livro como aconteceu com o anterior.
Depois desta digamos surpresa, fico a pensar o que nos trará o volume final.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A Cor da Memória



Autor: Care Santos
Data de publicação: Fevereiro de 2012
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 482
ISBN: 978-989-657-258-7


Na convulsa e fascinante Barcelona do modernismo, a matriarca de uma das sagas mais prestigiosas da cidade prepara a mudança para o seu novo lar, um lindíssimo palacete vizinho do então incipiente Paseo de Gracia.
As paredes dessa casa serão o zeloso guardião de vidas repletas de ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas. Essa é a herança que o tempo confiará a Violeta, última da estirpe: o passado, visto do presente é sempre um quebra-cabeças a que faltam peças...
Care Santos traça um grandioso fresco histórico e social que nos convida a reflectir sobre a débil memória que legamos às gerações futuras. Apaixonante e viciante, A Cor da Memória é uma história de intriga, romance e tragédia com o pano de fundo de um mundo que desapareceu para nunca mais voltar.


Bem confesso que por mais de uma vez pensei em desistir de ler o livro até ao fim, pois eram tantos interregnos entre a história, que parecia que aquilo nunca mais andava.
Mas no final acabei por gostar e apreciar certos interregnos.
Embora ache que a história podia ter sido contada de outra forma, que não maçasse tanto.
Em resumo é a história de uma família já antiga, que tem uma série de esqueletos dentro do armário, e que a maior parte dos familiares nem sabia.
Quero agradecer à minha amiga Carla Faleiro o empréstimo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Shiver



Autor: Maggie Stiefvater
Data de publicação: Janeiro de 2011
Editora: Editorial Presença
Páginas: 439
ISBN: 978-972-23-4451-7


Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.

Traduzido em mais de 30 países e já um bestseller internacional, Shiver- Um Amor Impossível foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 por algumas publicações literárias como a revista Publishers Weekly. Maggie Stiefvater é uma jovem autora de 27 anos que nos relata a história de um amor impossível entre uma rapariga de 16 anos e um rapaz misterioso que se transforma em lobo quando o Inverno chega. E é desta luta por tentar permanecer humano que nascerá uma bela - e impossível - história de amor.



Quando li a sinopse achei um livro no mínimo estranho e nunca pensei que gostasse muito de o ler, pois já tinha ouvido dizer que era muito juvenil.
Mas quando tive oportunidade de o arranjar não hesitei e arranjei a trilogia, ao ler este que é o primeiro, dei por mim como que colada ao livro pois queria saber sempre mais, o que se irá passar a seguir. Dei por mim a sonhar com lobos, coisa que nunca me lembra de ter acontecido até aí.
Escusado será dizer que adorei o livro e fiquei como que suspensa até começar a ler o segundo volume.
Nem liguei se era muito juvenil ou não o que interessava era a história que para mim é linda um amor que ultrapassa todas as barreiras.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Relógio Biológico



Autor: Jane Green
Data de publicação: Abril de 2008
Editora: Ulisseia
Páginas: 355
ISBN: 978-972-568-597-6


Em Relógio Biológico, Jane Green, utiliza o seu toque mestre na caracetização da fase da maternidade na vida das mulheres modernas, profissionais e cosmopolitas, acabadas de sair dos seus tempos de jovens e descomprometidas. Este livro não é sobre filhos, é sobre três amigas cujas vidas foram, de um dia para o outro, viradas do avesso devido à sua nova condição de mães! Julia é, aparentemente, uma produtora de televisão de sucesso. Envolvida numa relação de longa data com Mark, mas desapaixonada, Júlia pensa que ter um bebé pode ser a solução. No extremo oposto está Maeve, uma mulher inquieta e intempestiva, uma executiva brilhante que faz sempre o que lhe apetece e foge de qualquer tipo de relação mais séria. Como irá reagir a uma gravidez não planeada? Finalmente há Samantha, que se casou e tenta ser a mãe e a mulher perfeita. Mas a chegada do bebé contribui, e muito, para complicar a sua outrora pacífica vida conjugal. Será que um affair pode ser a solução para os seus problemas? Em Relógio Biológico Jane Green debruça-se sobre uma fase da vida comum a grande parte das mulheres: quando o relógio biológico começa a funcionar.



Um livro que foi um fartote de riso, diverti-me imenso a ler este livro e para além de ser uma história divertida é também ternurenta e cheia de amor.
Este livro faz lembrar aquelas séries que são divertidas e ao mesmo tempo muito ternurentas.
Realmente não me lembro se já li algum livro da autora, mas a verdade que é que depois deste livro tenho vontade mas mesmo muita vontade de ler mais.
Tenho de agradecer mais uma vez á minha amiga Vera Neves, pelo empréstimo.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A Mulher-Casa



Autor: Tânia Ganho
Data de publicação: Maio de 2012
Editora: Porto Editora
Páginas: 376
ISBN: 978-972-0-04594-2



Ela é uma modista de chapéus pouco conhecida; ele, um ghostwriter de políticos menores e personalidades duvidosas. Quando trocam a pacata Aix-en-Provence pela imponente Paris, levam consigo toda uma bagagem de sonhos e promessas de glamour. Porém, o crescente sucesso profissional do marido depressa reduz Mara ao papel de mãe e dona de casa, arrastando-a para um abismo de solidão e desencanto.

É então que se envolve com Matthéo, um jovem chef mais novo do que ela, e de súbito se vê enredada numa espiral de sentimentos contraditórios onde a lealdade, a luxúria e o dever encerram as agonizantes perguntas: poderá uma adúltera ser uma boa mãe? Poderá ela esperar que este amor proibido a salve de si mesma e da sua falta de fé?



Um livro que embora já tenha passado algum tempo desde que o li, ainda não sei bem o que pensar dele.
Uma coisa é certa ficamos logo de início agarrados à história, mas a história em si faz lembrar e muito a condição das mulheres Portuguesas no início do século passado, em que dependiam do marido para tudo ou quase tudo e nada podiam fazer sem ele, ficando confinadas ao lar e à educação dos filhos e o trabalho que realizavam para poderem contribuir para o orçamento familiar, muitas vezes costurando para fora não era visto como trabalho.
Dei por mim muitas vezes a odiar tanto Mara como o marido, pois por vezes parecem nem reparar um no outro.
Mesmo assim estou curiosa por ler mais da autora.

domingo, 3 de agosto de 2014

A Luz de Um Novo Dia


Autor: Torey Hayden
Data de publicação: Junho de 2010
Editora: Editorial Presença
Páginas: 376
ISBN: 978-972-0-04594-2


Torey Hayden tem pela frente um ano escolar que constituirá talvez um dos desafios mais exasperantes e recompensadores da sua carreira. Da turma que lhe foi atribuída fazem parte Billy, um rapaz que transborda agressividade, Shane e Zane, dois gémeos afectados pela síndrome alcoólica fetal, Jesse, um menino que sofre de síndrome de Tourette, e Venus, uma rapariga de sete anos que não fala nem reage a qualquer estímulo, excepto quando sente o seu espaço ameaçado. Torey, com a sua dedicação e sensibilidade, tentará chegar a estas crianças que tanto precisam dela, enfrentado obstáculos e revelações dolorosas, para as resgatar do seu sofrimento e lhes proporcionar a esperança de um novo dia.



Já não é o primeiro livro que leio desta autora e de cada vez que leio um fico surpreendida como há pessoas que conseguem fazer certa e determinadas coisas às crianças, não terão consciência que as roa?
Eu sei que por vezes por mais bem intencionados que sejamos as crianças conseguem tirar-nos do sério, mas mesmo assim chegar ao ponto de mal- tratar crianças que ficam com graves sequelas e marcadas pelo menos psicologicamente acho demais.
è um livro muito forte, que não deixa ninguém indiferente, tal como todos os livros da autora que li até agora.

sábado, 2 de agosto de 2014

Noivas de Guerra



Autor: Anthony Capella
Data de publicação: Setembro de 2007
Editora: Edições ASA
Páginas: 447
ISBN: 978-972-41-5280-6


Tal como o bestseller Receitas de Amor, este livro é um prazer para os sentidos
Na melhor tradição de romances como Chocolate e O Bandolim do Capitão Corelli, chega-nos um relato mágico de paixão, delícias gastronómicas e Itália.
O capitão James Gould chega à Nápoles da Segunda Guerra Mundial com a missão de desencorajar os casamentos entre soldados britânicos e as suas belas namoradas italianas. Quando se torna demasiado bom no seu trabalho, as jovens locais conseguem que ele empregue Livia, uma rapariga de uma aldeia do Vesúvio, como sua cozinheira, na esperança de que as suas qualidades fantásticas na cozinha - para já não falar na sua beleza - o distraiam. Sob a sua influência, James deixa de se preocupar com assuntos tão pouco importantes como as noivas de guerra, o mercado negro e a corrupção da máfia, entre outros, pois o tempo passado na cozinha pode ser tão divertido e excitante como o próprio banquete da vida! Mas quando o Vesúvio entra em erupção, destruindo a aldeia de Livia, ele tem de escolher entre obedecer a ordens ou ao coração.



Eu acho que este livro é impróprio para quem anda a fazer dieta, uma vez que fala bastante em refeições e como prepará-las, é de deixar uma pessoa com água na boca.
De qualquer das maneiras acho que é um livro com uma história linda de amor, fraternidade, inter-ajuda e muito mais um livro que fala ao coração.
Como é possível que o amor faça uma pessoa desistir de tudo e fazer o caminho oposto daquilo que tinha idealizado.
E claro está como guerra transforma as pessoas normais em desesperadas, famintas tanto de amor como de alimento, impressionante.
Mais um livro que é uma lição de vida.
Estou mesmo com vontade de ler outros livros do mesmo autor.
Muito obrigada à minha amiga Vera Neves pelo empréstimo.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Quando Nietzsche Chorou



Autor: Irvin D. Yalom
Data de publicação: Abril de 2007
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 319
ISBN: 972-8839-35-9


Uma história maravilhosa acerca do amor, da redenção e do poder da amizade.

Friederich Nietzsche, o maior filósofo da Europa, está no limite de um desespero suicida, incapaz de encontrar cura para as insuportáveis enxaquecas que o afligem. Josef Breuer, médico distinto e um dos pais da Psicanálise, aceita tratar o filósofo com uma terapia nova e revolucionária: conversar com Nietzsche e, assim, tornar-se um detective na sua cabeça.
Pelas ruas, cemitérios e casas de chá da Viena do sec. XIX, estes dois gigantes do seu tempo vão conhecer-se um ao outro e, fundamentalmente, conhecer-se a si próprios.E no final não é apenas Nietzsche que exorciza os seus fantasmas. Também Breuer encontra conforto naquelas sessões e descobre a razão dos seus próprios pesadelos, insónias e obsessões sexuais.
Quando Nietzsche Chorou funde realidade e ficção, ambiente e suspense, para desvendar uma história superior sobre amor, redenção e o poder da amizade.



Confesso que foi um livro difícil de ler, achei muito maçudo e repetitivo.
O que mais me entusiasmou foi o final, pois o livro parecia que não andava para a frente, anda constantemente em volta do mesmo sítio e estava difícil de sair de lá.
Realmente não sei o que me fez trazer o livro da biblioteca, ainda há lá outro do mesmo autor, mas sinceramente não sei se me atrevo a trazê-lo.