sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Leviatã



Autor: Scott Westerfeld
Data de publicação: Julho de 2011
Editora: Vogais
Páginas: 335
ISBN: 978-989-668-107-4


É o início da I Guerra Mundial, mas num mundo alternativo de que nunca ouviste falar. Os Germânicos lutam com máquinas de ferro a vapor carregadas de armas. Os Britânicos lutam com bestas darwinistas resultantes do cruzamento de vários animais. Alek é um príncipe germânico em fuga. A única máquina de guerra que possui é um Marchador, com uma tripulação que lhe é leal. Deryn é do povo, uma britânica disfarçada de rapaz que se alista para lutar pela sua causa - enquanto tem de proteger o seu segredo a todo o custo. No decorrer da guerra, os caminhos de Alek e Deryn acabam por se cruzar a bordo do Leviatã, uma baleia-dirigível e o animal mais imponente das forças britânicas. São inimigos com tudo a perder, mas na verdade estão destinados a viver juntos uma aventura que vai mudar a vida de ambos para sempre.


Que livro mais empolgante, e devo dizer que aprendi coisas com este livro que não tinha aprendido na escola (como começou a I Guerra Mundial).
Um livro cheio de imaginação, que me faz lembrar os livros de Júlio Verne, as descrições e os desenhos que acompanham a história são tão vivídos que à medida que ia lendo as imagens iam aparecendo na minha mente e dava por mim a torcer pelos personagens principais e por vezes até a temer os que eles temiam como se fizesse parte da narrativa também.
Altamente viciante dava por mim quase à 1 da manhã ainda agarrada ao livro.
Dou por mim a identificar-me com Deryn e a vibrar com todas as tramóias onde se envolve.
Já tinha lido deste mesmo autor a série Ulgies e só me falta ler o último volume e também gostei, mas esta série é no meu ver superior à outra em muitas coisas.
Certamente um autor a seguir.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Rapaz do Pijama às Riscas



Autor: John Boyne
Data de publicação: Novembro de 2007
Editora: Edições ASA
Páginas: 176
ISBN: 978-972-41-5357-5


Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…



Um livro pequeno mas com uma grande história, cheia de emoções fortes.
Adorei este pequeno livro que toca num tema bastante sensível.
O final deixou-me de rastos confesso, mas era apropriado ao livro.
Este livro só corroborar que as crianças não fazem distinções entre elas, que a sua inocência só não as protege dos maus sentimentos e pensamentos de quem devia tomar conta delas.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sabe Tão Bem Ser Mazinha - Gossip Girl I


Autor: Cecily Von Ziegesar
Data de publicação: Maio de 2005
Editora: Bizâncio
Páginas: 235
ISBN: 972-53-0268-0


Já alguma vez se questionaram sobre como serão na verdade as vidas dos eleitos, daqueles que têm tudo e que consideram isso um dado adquirido? Bem, eu vou-vos contar, porque sou um deles.(...)



Esta série de livros tem a ver com a série de televisão com o mesmo nome. Neste livro é nos dado a conhecer um bando de meninos ricos e mimados, que podem fazer tudo e dispõe daquilo que precisam e não precisam. São deixados praticamente sozinhos, pois os seus pais têm uma vida preenchida por reuniões e festas e para os quais os filhos só precisam daquilo que o dinheiro lhes pode dar.
Sendo assim criam e desfazem amizades, namoros, planos para a vida, que mudam conforme as suas disposições e humores.
Um mundo para mim verdadeiramente estranho.
Mas um livro pequeno, leve e que dá para rir.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Fica Comigo



Autor: Noelia Amarillo
Data de publicação: Fevereiro de 2013
Editora: Marcador
Páginas: 170
ISBN: 978-989-8470-72-0


Fica Comigo é uma apaixonante história de amor que vai muito além dos padrões tradicionais. É um livro que se lê de um fôlego só, cujos protagonistas improváveis nos emocionam e nos fazem recordar valores importantes como o respeito pela diferença e a amizade.
Um homem e uma mulher que contra todas as hipóteses conseguem ficar juntos. Que nos mostra que por amor uma pessoa chega onde tiver que chegar.


É uma história de esperança, amizade e amor. O início do livro fez-me chorar como só os livros do Nicholas Sparks costuma fazer, ainda pensei em desistir da leitura tão triste é o início,mas ao longo da narrativa a coisa vai ficando mais alegre.
Embora seja um livro pequeno não deixa de ser encantador, adorei.
É mais um daqueles livrinhos pequeninos e levezinhos, mas que enchem o coração de calor e ternura.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Vida em Surdina



Autor: David Lodge
Data de publicação:Maio de 2009
Editora: Edições ASA
Páginas: 335
ISBN: 978-989-23-0476-2


Quando decide pedir a reforma antecipada, o professor universitário Desmond Bates nunca pensou vir a sentir saudades da azáfama das aulas. A verdade é que a monotonia do dia-a-dia não o satisfaz. Para tal contribui também o facto de a carreira da sua mulher, Winifred, ir de vento em popa, reduzindo o papel de Desmond ao de mero acompanhante e dono de casa. Mas o que o aborrece verdadeiramente é a sua crescente perda de audição, fonte constante de atrito doméstico e constrangimento social. Desmond apercebe-se de que, na imaginação das pessoas, a surdez é cómica, enquanto a cegueira é trágica, mas para o surdo é tudo menos uma brincadeira. Contudo, vai ser a sua surdez que o levará a envolver-se, inadvertidamente, com uma jovem cujo comportamento imprevisível e irresponsável ameaça desestabilizar por completo a sua vida.



Um livro que nos deixa a pensar nas pessoas com dificuldades auditivas, pois como para a maioria de nós não tem essa dificuldade nunca nos apercebemos de como por vezes é difícil para eles.
Mas mesmo assim no final deste livro fiquei com alguma dificuldade me pontuar o livro, pois a personagem passar por certas situações embaraçosas que se devem a ele ser pelo meu ponto de vista muito inocente, sem malícia, se desconfiasse mais talvez não desse por ele ali tão encurralado, enfim...
Foi a primeira vez que li algo deste autor e confesso que nem sei que pensar, pois também partes houve que me escaparam devido a certas partes, pelo menos para mim serem como que chinês, quando o personagem começa a divagar sobre o que lhe aconteceu ou as suas dificuldades.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Borboleta das Estrelas


Autor: Bernard Werber
Data de publicação: Fevereiro de 2008
Editora: Publicações Europa - América
Páginas: 239
ISBN: 978-972-1-05864-4


Quando a Terra atingiu o limite, quando os humanos enlouquecidos se mostram incapazes de garantir a sobrevivência da própria espécie, um homem percebe que há que partir, recomeçar noutro lugar, de outro modo.
Percebe que a derradeira Esperança é a fuga... E então empreende o mais louco projecto da história da humanidade. O projecto que a poderá salvar.



Bem fiquei muito curiosa com este livro, só pelo título quando o vi na biblioteca, depois resolvi pesquisar pela sinopse e ainda fiquei com mais vontade de o ler, assim trouxe-o comigo.
E confesso que não me arrependi, pois logo desde o início sente-se uma adrenalina, com os planos a serem montados e tudo o que gira à volta de uma expedição única, como a sinopse não se adianta muito eu também não vou abrir muito o véu.
Mas uma coisa tenho de dizer o livro surpreendeu-me pela positiva e faço tensões de ler mais deste autor.
A fuga e a os preparativos para a sua realização deixam-nos como que em pulgas, como se em vez de estarmos a ler o livro fizéssemos parte dele.
Tudo o que se desenrola depois não faz quebrar o entusiasmo pelo contrário ainda aguça mais a leitura, o final nunca pensei que fosse assim.
Definitivamente um livro espectacular.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A Dança da Vida

Autor: Gustavo Santos
Data de publicação: Novembro de 2010
Editora: Oficina do Livro
Páginas: 218
ISBN: 978-989-555-544-4


João é o filho mais velho de Jaime e Magali, portenha, amante de milongas. Em Sintra, onde vive com a família, João manifesta desde menino o gosto pela dança. O sonho de ser bailarino envergonha o pai, que quer ver o filho seguir-lhe os passos na engenharia. Para a mãe, a vocação do filho é motivo de orgulho, uma extensão da sua própria paixão pelo tango.
Como todos os sonhadores, João não tem a vida facilitada. Entre lutar pelo seu sonho ou abandoná-lo definitivamente, opta por ouvir o coração. E é quando o faz que descobre o verdadeiro amor ao lado da Íris, com quem cria uma relação de cumplicidade eterna.
É um romance sobre a importância do "agora", de como é fundamental viver o presente, sem adiar os sonhos e o amor. Ao ritmo do tango e do hip-hop, assistimos à reconstrução de uma família, que, movida pela esperança, encontra uma segunda oportunidade para recriar afectos e reforçar laços.


Um livro muito emotivo, cheio de grandes contrastes, um conflito entre gerações. Confesso que as páginas finais me deixaram um pouco confusa, não esperava aquele desenlace.
É um livro pequeno que enternece o coração e derrete a alma.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sangue de Dragão



utor: Ana vicente Ferreira
Data de publicação: Janeiro de 2009
Editora: Ulisseia
Páginas: 240
ISBN: 978-972-568-613-3


Aelanna sempre odiou aquilo que a tornava diferente dos outros elfos: o sangue de dragão, herança de um pai há muito desaparecido. Com a leitura do diário de um antepassado seu, pensa ter encontrado a solução para o seu problema. Parte então com Kels, em direcção ao Sul. Durante a viagem, Aelanna será obrigada a rever tudo o que sempre lhe fora ensinado sobre o mundo. Quando o elfo Ghyalt se junta ao grupo, Aelanna fica aliviada por ter alguém que partilha a sua mundividência. Mas Ghyalt trai-los-á a todos, desencadeando uma ameaça contra a qual toda a resistência parece inútil.


No início foi um pouco difícil conseguir entrar na história, mas à medida que a narrativa se foi desenvolvendo tornou-se agradável de ler e dei por mim cada vez com mais vontade de saber o que se iria passar a seguir.
A misturas de raças e criaturas faz com que a narrativa ainda fique mais interessante, e mesmo o livro sendo pequeno há muitas aventuras por onde os nossos protagonistas têm de passar.
Confesso que também houve umas partes que achei que não devia ser assim, pois não estava à espera daquele desfecho, chorei e tudo, mas enfim...
Pena não ter sido mais nada editado desta autora, pois parece promissora.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cão Procura Príncipe Encantado para Dona Espetacular



Autor: Frauke Scheunemann
Data de publicação: Maio de 2011
Editora: Caderno
Páginas: 271
ISBN: 978-989-23-1422-8


A vida de um cão pode ser quase perfeita. Ou pelo menos é essa a opinião de Hércules desde que foi salvo por Carolina, a melhor dona do mundo. Mas há um problema: o homem com quem Carolina vive não a merece. É um incurável mulherengo, um machão que odeia cães em geral e aquele lindo teckel em particular…
Hércules decide dar uma mãozinha à dona, ou melhor, uma patinha. E começa a fazer tudo para expulsar Thomas de casa. O resultado é desastroso. Quando ele finalmente se vai embora, a sua querida dona fica inconsolável e nem o tão simpático Daniel a consegue consolar. Roído pela culpa, Hércules embarca numa nova e dificílima missão: encontrar um homem para Carolina, um homem que a ame a sério. Mas onde? E como ter a certeza de que o homem certo para ela é o dono certo para ele?
Começa a caça ao príncipe, o que provoca hilariantes peripécias, ataques epilépticos e crises de nervos.
Este é um romance único, terno e divertido, narrado por um cão que percebe quase tanto de homens como a sua dona: ou seja, muito pouco.



Bem é um livro hilariante,um cão que é adoptado e assim que entra na vida da sua nova dona conduz a mudanças radicais na vida da dona.
Faz amizade com um gato, e consegue que todos lhe dêem a atenção que deseja e ao mesmo tempo tenta influenciar a vida da dona.
Um livro pequeno fresco e muito divertido.