sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Primeiro Dia



Autor: Marc Levy
Data de Publicação: Julho de 2010
Editora: Contraponto
Páginas: 363
ISBN: 978-989-666-062-8


Um objecto misterioso encontrado num vulcão adormecidos vai mudar para sempre a vida de Adrian e Keira. Juntos embarcarão numa aventura extraordinária que os levará das margens do lago Turkana, no coração de África, até às montanhas da China, em busca da resposta a uma das perguntas ancestrais da humanidade: como começou a vida na Terra?


Bem este livro tem que se lhe diga, desde o início assim que se lê a sinopse deixa aquele ar de mistério no ar, o que faz com que nos empolguemos logo à partida.
Depois à medida em que vamos lendo as coisas vão-se umas vezes revelando, outras escondendo-se, adensando ainda mais a trama e criando um maior suspense que nos deixa literalmente sôfregos por saber o que se irá passar.
Cada novo capítulo é uma ânsia para sabermos que novos desenvolvimentos irão ter lugar, e quando parece que vamos ver tudo nada, é o que parece e só avistamos uma pequena luz.
Com isto o autor cria um suspense permanente que não nos deixa descansar levando-nos a pensar sobre o livro mesmo quando não o estamos a ler.
Tem continuação, pois o mistério no final deste livro em vez de se dissipar adensa-se.
Estou ansiosa para saber o que se irá passar.
E isto tudo para dizer que adorei o livro embora ainda não tenha percebido muito bem que raio de organização é aquela que segue os passos dos nossos cientistas.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

As Coisas Impossíveis do Amor



Autor: Ayelet Waldman
Data de Publicação: Agosto de 2012
Editora: Editorial Presença
Páginas: 321
ISBN: 978-972-23-4858-4


Emilia Greenleaf casou com o homem da sua vida, Jack, um advogado bem-sucedido por quem nutre uma paixão intensa. Mas com o marido não veio só uma vida idílica em Manhattan, veio também William, o enteado de cinco anos, uma criança precoce e superprotegida, cuja teimosia e observações constantes deixam Emilia exasperada. A distância que os separa aumenta ainda mais quando Emilia se vê confrontada com a morte da sua filha recém-nascida e consumida pela dor e pela culpa. Conseguirá Emilia manter-se à tona sem pôr em perigo tudo aquilo que é mais importante na sua vida?



Bem estava curiosa com este livro e confesso que ao longo da leitura fui mudando de opinião acerca do mesmo. Alturas houve em que estava a gostar do que estava a ler, outras tinha vontade de parar de ler e não voltar a pegar no livro, outras não conseguia de parar de ler.
Resultado depois de o já ter acabado de ler há alguns dias ainda não sei o que pensar acerca do mesmo, nem que escrever acerca do mesmo.
As personagens são muito complicadas dá a sensação que não sabem o que procuram, nem o que querem, nem o que pensam, nem do que gostam ou do que são.
Um livro estranho, muito embora nos deixe ainda mais curiosos com o final.

domingo, 19 de maio de 2013

A Próxima Vez



Autor: Marc Levy
Data de Publicação: Março de 2010
Editora: Contraponto
Páginas: 229
ISBN: 978-989-666-059-8


Jonathan é um especialista em arte com uma paixão inexplicável pela obra do pintor russo Vladimir Radskin. Quando, nas vésperas do seu casamento, lhe chega a notícia de que uma galeria em Londres tem em sua posse cinco quadros do pintor - entre elas, possivelmente, a sua mítica última obra, A Jovem do Vestido Vermelho, misteriosamente desaparecida em 1868 -, Jonathan não hesita em partir. Ao chegar a Londres, encontra Clara, a dona da galeria, e é acometido por uma forte sensação de déjà-vu: já viu aquele rosto, já ouviu aquela voz. Mas onde, e quando? Será que entre eles há algo mais em comum do que uma paixão por pintura? A sua busca leva-os a uma loja de tintas em Florença, de um laboratório no Louvre a uma misteriosa mansão em Inglaterra. Quanto mais Jonathan e Clara descobrem acerca da última obra de Radskin, mais descobrem acerca de si próprios: três vidas muito diferentes, três destinos entrelaçados, presos numa corrida contra o tempo...


Já não é o primeiro livro que leio deste autor e houve uns que gostei mais do que outros, mas este surpreendeu-me e de que maneira, já me tinha esquecido que o primeiro livro que li do autor "E Se Fosse Verdade?", me deixou tão surpreendida como este.
Quando li a sinopse vi que tinha a ver com quadros e obras de arte e pensei bem deve ser uma autêntica chachada, e não é que me enganei?
A medida que a narrativa avança as coisas vão ficando cada vez mais misteriosas, e deixando o leitor de pulga atrás da orelha, chegamos e um ponto que queremos ler mais e mais, é difícil par, pois estamos em pulgas para saber o que se irá passar.
E ao mesmo tempo que vamos desvendando o mistério, também vamos ficando a conhecer a história das personagens que se vão dando a conhecer.
Adorei.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dias de Ouro


Autor: Jude Deveraux
Data de Publicação: Outubro de 2011
Editora: Quinta Essência
Páginas: 401
ISBN: 978-989-8228-65-9



Escócia, 1766. Angus McTern tem tudo o que pode desejar na vida. Embora o avô tivesse perdido as terras e o castelo da família num jogo de cartas quando Angus era pequeno, ele continua a encarar seriamente os seus deveres na qualidade de laird. Por conseguinte, quando a herdeira legítima do castelo — a bonita Edilean Talbot — aparece, a calma existência de Angus fica abalada para sempre…
No início, Angus trata Edilean com frieza. Ressente-se da educação privilegiada da jovem e sente-se enraivecido pela forma como todo o seu clã parece adorá-la. Contudo, quando a herança de Edilean é roubada e ela precisa desesperadamente da sua ajuda, Angus põe o orgulho de lado. Porém, nem tudo é o que parece, e devido a uma terrível confusão Angus é acusado de se apoderar da herança da jovem. A partir desse momento, a única forma de escapar à perseguição consiste em subir a bordo de um navio na companhia de Edilean. Durante a travessia, o amor começa a nascer entre eles. Contudo, a felicidade é de curta duração pois não é a liberdade aquilo que os espera na América, mas o ganancioso noivo de Edilean, que faz tudo para obrigar Edilean a regressar à Escócia com ele. Porém, o destino volta a reunir Angus e Edilean……



Mais um livro desta autora que adorei, as peripécias entre Angus e Edilean são hilariantes e ao mesmo tempo cheias de amor.
Estou desejosa de saber mais sobre o que se irá passar com esta saga, pois a cada livro que passa parece ter um novo fôlego.
Este livro embora tenho 400 páginas é daqueles que começamos a ler e torna-se difícil largar a leitura, dei por mim muitas vezes a ler até à uma e tal da manhã coisa muito rara, já que na maior parte das vezes chega à 00.30 e já estou a cair de sono.
Desde que começamos a ler e nos são apresentados os personagens ficamos a torcer para que Angus e Edilean se entendam e fiquem juntos, ao longo de toda a narrativa vamos sendo presenteados com desenlaces quase perfeitos, note-se o quase pois é isso mesmo que torna toda a história tão mais interessante.
Quando chegamos ao final, ficamos com aquela famosa sensação de leveza e de calorzinho no coração, já para não falar do sorriso nos lábios.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Delicadeza




Autor: David Foenkinos
Data de Publicação: Agosto de 2011
Editora: Editorial Presença
Páginas: 227
ISBN: 978-972-23-4575-0






Nathalie e François podiam ser personagens de um conto de fadas. Mas um dia o destino desfere um duro golpe, quando François é atropelado e morre pouco depois. Para Nathalie, a dor é insuportável e parece prolongar-se eternamente. Até que, num momento irrefletido, Nathalie surpreende Markus, um colega de trabalho, com um longo e intenso beijo…

O que David Foenkinos nos oferece neste romance, que explora o lado mais lúdico da ficção, é uma análise séria, inteligente e bem-humorada do comportamento amoroso, capaz de nos fazer apaixonar pelos dois protagonistas e de nos envolver profundamente no seu drama humano. Combinando o drama e a esperança, A Delicadeza é um romance que nos desperta os sentidos.



Realmente quando comecei a ler este livro pensei que frete que vai ser , parece ser só conversa fiada.
Mas a verdade é que as coisas foram mudando, e comecei a gostar e em dois dias li o livro, coisa que já não acontecia há já muito tempo.
Comecei a simpatizar com a Nathalie, e achei o final muito divertido.
O Markus fez-me lembrar a minha própria timidez, que por vezes me impede de fazer certas coisas e tomar certas decisões.
Neste livro é nos dado a conhecer duas história de amor, que nos fazem rir.
Um livro bem disposto, em que as personagens vão conhecendo os seus sentimentos ao longo da narrativa e nós vamos conhecendo um pouco da história de cada um deles.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Sua Última Duquesa



Autor: Gabrielle Kimm
Data de Publicação: Setembro de 2012
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 332
ISBN: 978-989-657-328-7




Quando Lucrécia de Médici, de dezasseis anos, casa com o quinto duque de Ferrara, Afonso d’Este, imagina que a vida com o seu vistoso marido será idílica. Mas mal ela sabe que é um homem muito complicado. O casamento é fértil em dificuldades desde o início e, à medida que o tempo passa, Lucrécia torna-se cada vez mais distante.
Para Afonso, a pressão aumenta quando o Vaticano ameaça reclamar o seu título se o casal não conseguir gerar um herdeiro. Só a amante, Francesca, parece capaz de domar a sua fúria crescente. Mas o ressentimento de Afonso para com a sua duquesa depressa se torna insuportável, e começa a urdir um plano inacreditável para fugir aos seus problemas. Um plano com consequências nefastas que culmina com o desaparecimento até hoje questionado pelos historiadores.


Bem nem sei o que estava à espera deste livro, mas confesso que gostei, mas durante toda a narrativa fui mudando de opinião, umas vezes estava a gostar outras pensava que aquilo não fazia sentido nenhum, mas confesso que quando li o final fiquei contente.
Ao longo do desenrolar da narrativa vamos conhecendo um pouco melhor os intervenientes na história, mas o duque realmente não é normal, o homem tem algum tipo de problema psicológico com raízes na sua infância, penso que tenha sido algo que assistiu e que metia a sua mãe.
E deu-me que pensar pois embora ele por fora aparentasse ser uma pessoa normal, no fundo não o era, como conseguia manter aquela duplicidade sem ninguém descobrir, uma vez que até a sua prostituta acabou por fugir dele, com medo do que ele se tornou, ela pensava com o conhecia e com isso que estava em segurança, pois sabia o que fazer para o acalmar até ao último encontro, em que teve medo dele e do que lhe poderia vir a fazer. Com tanta gente à volta ninguém se conseguia aperceber que ele não estava bem?
Que tratava mal a mulher e tinha comportamentos estranhos?
Penso que a mãe de Lucrécia teve um pressentimento quando o conheceu e deu isso mesmo a conhecer ao marido, mas não se soube explicar, até o próprio primo, fica de pé atrás e de cada vez que faz uma visita a Ferrara a sua desconfiança intensifica-se, mas não consegue perceber o que se passa até que o ferreiro lhe conta o mirabolante plano do duque.
Quando no final li que o que tratava o livro não era verdade, mas que se baseava em factos verídicos, pois a verdadeira Lucrécia realmente desapareceu dos registos, sem se saber o que lhe aconteceu.
Um livro muito bem conseguido que nos deixa presos mesmo até à última página.

sábado, 4 de maio de 2013

Safira



Autor:  Kerstin Gier
Data de Publicação: Junho de 2012
Editora: Contraponto
Páginas: 294
ISBN: 978-989-666-116-8



Gwen sente-se confusa- Gideon, o seu companheiro de viagens no tempo, está a dar com ela em doida: primeiro beijaa apaixonadamente e depois ignora-a. Mas ninguém disse que o amor nas viagens era fácil! Felizmente, Gwen tem Leslie, a sua melhor amiga; James, o fantasma; e Xemenius, uma gárgula muito irreverente, para a ajudarem com os altos e baixos amorosos- e também para a ensinarem a comportarse como uma verdadeira dama do século XVIII. Desde que Gwen se tornou a última viajante no tempo, os seus objetivos passaram a ser: ir a uma soirée no ano 1782, salvar o mundo e, mais do que tudo, não dar nas vistas. Desta forma, por agora só tem de aprender a dançar o minueto (o que não é nada fácil), enquanto decide o que sente pelo rapaz dos seus sonhos (o que também não é nada fácil).



Nem sei que dizer deste livro, umas vezes ficava rendida presa ao enredo, outras vezes a leitura arrastava-se e parecia não ter fim.
Confesso que as viagens no tempo com tanta gente de permeio também me confundo, ois chego ao ponto de não me lembrar se já tinha entrado aquele personagem no século XXI.
Gosto dos mistérios e das intrigas que pairam no ar, mas acho que a história se está tornar um pouco mais do mesmo.
Neste livro conhecemos um pouco mais da história da Gwen e da sua família.
Mesmo assim gostava de ler o próximo só para saber como acaba.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Feminino Singular


Feminino Singular

Autor: Sveva Casati Modignani
Data de Publicação: 2007
Editora: Porto Editora
Páginas: 400
ISBN: 9720041846


Goodreads



SinopseMartina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas…
No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher - gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles.
A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior - a maternidade.


De leitura simples e agradável, será um exemplo razoável da escrita da autora, não o meu preferido, mas razoável   A mim pessoalmente não me agrada "a sorte" das protagonistas, o excessivo feminismo demonstrado em tudo o que rodeia Martina, assim como a não justificação dos actos da personagem. Como já é habitual a personagem principal são mulheres, neste caso 4 gerações, e todas tem a "sorte" de herdarem muito dinheiro, lindas casas e propriedades, de conhecerem as pessoas certas, ou se encontrarem rodeadas pela alta sociedade sem a ela pertencerem, e casarem com "ricos homens" e "homens ricos".

Há várias partes do livro que não fazem sentido; durante todo o livro a autora mostra-nos personagens fortes que não precisam dos tradicionais casamentos para serem felizes. Mulheres que vivem a sua vida à sua maneira, sem cederem às pressões sociais, capazes de criarem as filhas sozinhas. O livro termina contrariando tudo isto, quando todas as personagens demonstram claramente que não eram felizes e todas, precisam de um homem para se realizarem.

A construção da história está bem conseguida, a autora dá saltos entre o "ontem" e o "hoje" como ela designa. E a este nível ficou bem, a maneira como nos são introduzidas as personagens.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Noite de Reis



Autor: Trisha Ashley
Data de Publicação: Novembro de 2012
Editora: Quinta Essência
Páginas: 466
ISBN: 978-989-72-6030-8


O Natal sempre foi uma época triste para a jovem viúva Holly Brown, por isso, quando lhe pedem para cuidar de uma casa remota nas charnecas do Lancashire, a oportunidade de se esconder é irresistível - a desculpa perfeita para esquecer as festividades.

Escultor, Jude Martland, decidiu que este ano não haverá Natal depois de o irmão ter fugido com a sua noiva, e faz questão de evitar a casa da família. No entanto, terá de voltar na Noite de Reis, quando a aldeia de Little Mumming celebra as suas festividades e toda a família é obrigada a comparecer.

Enquanto isso, Holly começa a descobrir que, se quer evitar a Natal, veio para o local errado. Quando Jude regressa inesperadamente na véspera de Natal não fica nada contente ao constatar que Holly parece estar a organizar a festa de família que ele esperava evitar.

De repente, uma tempestade de neve surge do nada e toda a aldeia fica isolada. Sem fuga possível, Holly e Jude encontram muito mais do que esperavam - parece que a quadra natalícia vai ser bastante interessante!



Nunca li nada desta autora, e não sabia o que esperar do livro. A capa é muito obnita mas já me aconteceu mais de uma vez olhar para a capa e gostar dela, mas em relação ao interior já não me interessar assim tanto.
Afinal desta vez não me desiludi, é uma história muito bonita, embora o início não seja muito prometedor.
Assim que o enredo se começa a desenrolar, as coisas vão ficando cada vez mais interessantes e damos por nós a querer ler sempre mais um pouco para saber o que vem a seguir.
Vamos conhecendo uma série de personagens que não se conhecem entre elas, e ao longo da evolução da narrativa vão-se dando a conhecer e a saber elas próprias um pouco mais da sua própria história.
É daqueles livros que nunca queremos que acabe, mas quando acaba ficamos com um calorzinho no coração e uma sensação maravilhosa.
Adorei, penso que seja uma autora a seguir.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Máscara da Túlipa Negra



Autor:  Lauren Willig
Data de Publicação: Fevereiro de 2007
Editora: Civilização Editora
Páginas: 406
ISBN: 978-972-26-2500-5

Cravo Cor-de-Rosa, o espião mais arguto da história dos espiões e única esperança da Inglaterra na prevenção de uma invasão napoleónica, está de volta no novo, fantástico e imaginativo romance histórico de Lauren Willig. 
A Máscara da Túlipa Negra começa com o assassinato de um mensageiro do Ministério da Guerra Inglês, cujo despacho confidencial para Cravo Cor-de-Rosa foi roubado. Enquanto isso, Túlipa Negra, o espião mais mortífero da França, encontra-se na Inglaterra com instruções para encontrar e assassinar Cravo Cor-de-Rosa. Apenas Henrietta Uppington e Miles Dorrington sabem onde este se encontra. Usando um livro de códigos secretos, Henrietta decifra detalhadamente a mensagem da ameaça de Túlipa Negra. Entretanto, o Ministério da Guerra encarrega Miles de encontrar o célebre espião francês, antes que ele (ou ela) possa realizar a funesta missão. Mas o que Henrietta e Miles não sabem é que enquanto estão a tentar seguir o rasto de Túlipa Negra (e possivelmente a apaixonarem-se), Túlipa Negra está de olho neles.



Bem este livro é a continuação do outro, e como já faz algum tempo que li o primeiro, de início foi-me um pouco difícil entrar na narrativa, mas assim que fui lendo e me lembrando tudo começou a ser mais fácil.
Embora ache um pouco chato estarmos num capítulo longo acerca de Miles e de Henrietta, com acontecimentos tão hilariantes que quase perdemos a noção de que estamos só a ler, e o capítulo acaba começamos a ler o seguinte e o que acontece e´que já voltamos à actualidade é como que um balde de água fria, visto que acontece nas cenas de maior suspense e não deixa com uma vontade enorme de devorar o capítulo que iniciamos só para chegar ao próximo e ver o que se passa novamente no século XVIII.
O resultado é um livro que é difícil largar, as cenas entre Miles e Henrietta são na maioria hilariantes.
As personagens são as mesmas que no anterior volume tirando o novo conde e o novo espião, neste volume ficamos a saber um pouco mais da vida de Miles.
Recomendo 100%.