sábado, 30 de junho de 2012

Diário de Uma Nanny

Autor: Emma Mclaughkin e Nicholas Kraus
Data de Publicação:
Editora: Casa das Letras
Páginas: 249
ISBN: 972-46-1662-2

Um retrato hilariante da vida de uma baby-sitter em Manhattan agora numa adaptação ao cinema.

Nanny é uma estudante universitária de Nova Iorque que luta arduamente para prosseguir os estudos e não perder o seu minúsculo apartamento. Para tentar equilibrar o orçamento, responde a um banal anúncio de emprego: «Procura-se rapariga jovem para tomar conta de um menino de quatro anos.»
E depois? A descoberta das maravilhas do mundo infantil?... Não exactamente. Os ingredientes não são assim tão românticos: uma criança mimada, turnos de 16 horas, uma família cuja estabilidade emocional não é propriamente um mar de rosas, o casamento dos patrões a desmoronar-se… E para completar este quadro de delirante masoquismo profissional: um ordenado rídiculo.
Diário de Uma Nanny é a visão implacavelmente divertida das ilusões de felicidade de uma família rica de Park Avenue e da pobre baby-sitter apanhada nas malhas de um mundo de bem-estar material, com um rol imenso de desgraças psicológicas e afectivas. Com um humor fino e certeiro, Emma McLaughlin e Nicola Kraus construíram uma sátira irresistível sobre a classe rica de Manhattan.


Bem este livro é mesmo divertido tirando a última parte em que me debulhei em lágrimas. à medida que ia lendo o livro fez-me lembrar a mãe de uma bebé que tomei conta, não era rica mas era só nisso que diferia da mãe do Grayer.
Eu como mão não consigo compreender como se pode tratar um filho assim daquela maneira, eu por mais cansada, doente, enervada, ou lá o estado em que esteja estou sempre a pensar que o meu filho ou precisa de ajuda para fazer alguma coisa ou que o ensine, ou simplesmente que brinquemos juntos, ver-mos televisão juntos.
E então quando ele chora por vezes é-me difícil não lhe fazer a vontade, porque se-me parte o coração de o ouvir chorar, mas como tenho de o educar e não mimar muito por vezes lá tem de ser, mas sinceramente a mãe do Grayer devia ser proibida de ter filhos, parece que é algum brinquedo ou acessório que quando não faz falta ou se está farta se coloca na gaveta.
Adorei a Nanny conseguindo sempre manter a calma mesmo quando o que ele merecia era uma palmada pelo que fez, o final para mim foi uma surpresa não pensei que fosse assim, aquilo já andava no ar e via-se que a Nanny não ia aguentar muito tempo, mas de qualquer forma, não pensei que se passasse assim e não compreendi como a mãe pode deixar o filho chorar e gritar daquela maneira sem lhe partir o coração.
Não estou a ver uma ama fosse ela quem fosse passar pelo que a Nanny passou, e fazer o que ela fez para além de tomar conta do miúdo.
Um livro divertido mas ao mesmo tempo o retrato verdadeiro de muita pessoas que teimam é se chamarem de mãe.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Anjo de Cristal

Autor: Beatriz Lima
Data de Publicação: Dezembro de 2011
Editora: Alphabetum
Páginas: 177
ISBN: 978-989-96740-6-6


Devastada com a partida do seu amado para a guerra, Anne Marie tenta "sobreviver" à sua partida. Novos amigos enchem a vida de Anne Marie, mas nada substitui o vazio da ausência de Peter. Por entre aventuras, romance e recomeços, Anne enfrenta a dor.
Mas quando uma carta anuncia a morte de um soldado - na qual o nome não é perceptível - Anne tem duas opções: esquecer o amor da sua vida e seguir em frente, ou ir para a guerra, numa réstia de esperança.
Anjo de Cristal retrata a esperança, o amor, a coragem, tudo envolto num livro carregado de dor e sofrimento.



Ai, eu devo andar com azar,lol. Este livro andava tudo a dizer que era uma grande e linda história de amor, e o que eu achei foi uma grande seca, a personagem principal Anne Marie, no meu ver ou é louca ou então sou eu que não sou normal, enfim.
Será que ando a embirrar com os autores portugueses é que já é o segundo livro que leio e não gosto.
No início ainda pensei que seria muito diferente daquilo que afinal se tornou este livro fez-me lembrar O Monte dos Vendavais ou Monte dos Ventos Uivantes de Emily Bronte, que toda a gente que conheço diz que é lindo, eu achei uma maluqueira pegada desde o início até ao fim e todos dizem que é uma grande história de amor, para mim é um amor doentio não um amor saudável.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Percepção - Uma Estranha Realidade

Autor: Sara Farinha
Data de Publicação: Novembro de 2011
Editora: Alfarroba
Páginas: 217
ISBN: 978-989-8455-28-4


Joana cedo descobriu que os estados emocionais dos outros toldavam o seu raciocínio e moldavam o seu comportamento. Em busca de uma vida anónima, Joana esconde-se em Londres, procurando ignorar a maldição que a impede de levar uma vida normal.


Bem não foi com muitas nem com poucas expectativas que comecei esta leitura. Ganhei este livro há uns meses num passatempo, e de tanto ouvir falar fiquei curiosa.
Mas a verdade é que até bem mais de meio do livro foi um suplício lê-lo não conseguia entrar na história estava a ler e não estava a achar piada nenhuma ao enredo era sempre mais do mesmo, e quando se aproxima o final de repente começa a acção propriamente dita e a coisa começa a acelerar e dá a sensação que foi como se a  própria autora se tivesse fartado do que tinha escrito anteriormente e talvez até das personagens que se centram numa única em que toda a história gira em torno dela, Joana, e de repente se lembrasse de acabar com aquilo que já estava a levar uma eternidade e não passava daquilo, o final parece que foi a despachar só para não ficar em aberto, mas também foi a única parte do livro que teve realmente acção e não descrição.

sábado, 23 de junho de 2012

Romance Atribulado


 Autor: Jill Mansell
Data de Publicação: Novembro de 2010
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 381
ISBN: 978-989-8032-94-2




 Orla Hart, a famosa autora de bestsellers românticos, decide transformar Millie, a sua melhor amiga, na heroína do próximo livro. Millie duvida que a sua vida aborrecida possa inspirar uma história interessante, mas Orla pensou em tudo: sem a amiga saber, vai fazer o possível para lhe apimentar a vida. E enquanto Millie reconta os acontecimentos hilariantes em torno dos seus amigos e família, Orla conspira para a juntar ao perfeito herói romântico e tornar as coisas bem mais excitantes. O problema é que Millie também escondeu alguns eventos recentes da sua vida. E tanta confusão só pode dar um…romance atribulado!



Mais um livro fabuloso, tens partes hilariantes a Hester é um pratinho!!!!
Adorei a excêntrica Orla, mais uma história de amor divertida, que nos faz sorrir e por vezes dar umas valentes gargalhadas, é tudo o que esta autora já nos habitou.
Às vezes tive pena de Millie, mas o final é fabuloso, nunca esperaria.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resistir ao Amor

Autor: Jill Mansell
Data de Publicação: Julho de 2010
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 335
ISBN: 978-989-8032-84-3

Enquanto adolescente, Maddy Harvey era um patinho feio com óculos grandes, cabelo despenteado e dentes tortos. Felizmente cresceu e tornou-se num deslumbrante cisne. Quando numa noite de verão conhece o irresistível Kerr McKinnon, pensa que está no Céu. Mas uns dias depois, quando descobre a que família ele pertence, tem a certeza que está no Inferno. É que toda a gente em Ashcombe sabe o que aconteceu há onze anos, e a mãe de Maddy prefere destruir todos os McKinnon com as próprias mãos a permitir que a filha namore com um deles. Maddy sabe que deve resistir ao amor, mas que culpa tem ela que o seu príncipe encantado seja um fantasma do passado?
A história de Romeu e Julieta renasce com o charme e o delicioso sentido de humor que só Jill Mansell possui.



Mais um livro bem ao estilo da autora, com partes comoventes e partes hilariantes. Uma linda história cheia de segredos que se vão desvendando ao longo do livro, e ao mesmo tempo vamos conhecendo um pouco mais de todas as personagens que se vão aos poucos tomando forma na nossa mente à medida que se vai completando as suas descrições e que vamos sabendo mais sobre a sua personalidade e vida.
Ficamos presos logo no início sendo difícil de largar porque estamos sempre a querer saber que se vai passar a seguir, adorei a Marcella personagem cheia de força e ao mesmo tempo muito hilariante.
Só que quando cheguei ao fim pensei assim já queria mais estava a saber-me tão bem, queria continuar a saber mais sobre a história de cada um dos intervenientes.
Recomendo sem sombra de dúvida, este livro é como uma lufada de ar fresco.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Prenda

Autor: Cecilia Ahern
Data de Publicação: Novembro de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 264
ISBN: 978-972-23-4249-0

Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. O seu desejo de sucesso afastou-o do que era realmente importante na sua vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva do tempo vai-se alterando... Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida.


À medida que fui lendo o livro fazia-me lembrar o filme Um Homem de Família com Nicholas Cage.
Gosto muito dos livros desta autora, mas desta vez talvez por estar a ligar o livro com o filme foi-me mais difícil lê-lo embora estivesse a gostar, pois a temática é a mesma.
As personagens são muito credíveis, embora para mim o Lou Suffern seja um parvalhão de primeira que só tem tempo para aquilo que quer e descura a família, tudo por causa de uma promoção que parece o fruto mais apetecido de todo o escritório com toda a gente a querer apresentar serviço para cair nas boas graças do patrão.
Adorei o Gabe, que assim que entrou logo no início desconfiei de quem ele seria realmente e do que iria acontecer, e até pensei que ele no final desse um jeito à coisa e não deixasse acontecer o que aconteceu.
Leiam o livro que é muito bom.

domingo, 10 de junho de 2012

Segundo Fôlego

Autor: Philippe Pozzo Di Borgo
Data de Publicação: Abril de 2012
Editora: Editorial Presença
Páginas: 203
ISBN: 978-972-23-4811-9


Philippe Pozzo di Borgo é um aristocrata francês, diretor da conceituada casa de champanhes Pommery, que aos quarenta e dois anos vê o seu futuro comprometido quando um acidente de parapente o deixa tetraplégico. Deste acontecimento trágico decorre o encontro improvável entre Philippe e Abdel, um jovem rebelde dos subúrbios de Paris que é contratado como auxiliar para cuidar de Philippe. O Segundo Fôlego, a autobiografia de Philippe, é o relato humanista e bem-humorado dos anos de convivência entre ambos e da forma como cada um enriqueceu e salvou a vida do outro. Inspirados por esta história verídica, Olivier Nakache e Éric Toledano realizaram um filme com o nome Amigos Improváveis, que conta com François Cluzet e Omar Sy nos principais papéis.



Uma história estranha onde por vezes não se consegue distinguir se o autor fala de sonhos que teve se realmente aquilo aconteceu mesmo.
Ganhei este livro num passatempo e nem sei que dizer acerca do mesmo depois de o ter lido, por vezes é mesmo muito sofrido, uma história por vezes no deixa de boca aberta de tal maneira que não sabemos o que pensar quando numa família acontece tantas desgraças e tão seguidas, não as vou mencionar para não estragar a leitura a quem ainda não teve oportunidade de a iniciar.
Achei certas personagens estranhas nomeadamente Abdel, quando lerem perceberam porque.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Louca por Compras

Autor: Sophie Kinsella
Data de Publicação: Junho de 2009
Editora: Livros D´Hoje
Páginas: 336
ISBN: 978-972-20-3747-1


Quando as coisas se descontrolam - os descontrolados vão às compras. Rebecca Bloomwood é louca por compras, está enterrada de dívidas até aos ossos e passa o tempo a tentar escapar ao seu gerente de conta. A sua única esperança é tentar ganhar mais e gastar menos. O seu único consolo é comprar alguma coisa - só mais uma coisinha…



Bem por incrível que possa parecer ainda não vi o filme todo, comecei a ver uma vez mas depois tive de deixar porque tinha outras coisas a fazer ou depois o filho chamava, resultado quando voltei para continuar já tinha perdido parte e acabei por também não ver o fim do filme.
Comecei a ler o livro sempre com a imagem do filme na cabeça e fazendo comparações mas ou muito me engano ou o filme não segue o livro à risca?
Partes houve em que me deu vontade de dar uns estalos valentes para ver se a rapariga acordava estava sempre a tomar a decisão de mudar e quando tudo parecia que ia entrar nos eixos, acontecia algo que a fazia retomar à sua antiga rotina de compras compulsivas.
O fim surpreendeu-me mas não vou dizer porque para não estragar a quem ainda não leu.
Realmente já tinha livro "A Fada do Lar" da mesma autora e foi um fartote de riso este também teve partes hilariantes mas não lhe achei tanta graça.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Memórias Esquecidas

Autor: Jodi Picoult
Data de Publicação: Abril de 2010
Editora: Civilização Editora
Páginas: 446
ISBN: 978-972.26-2384-1


Cativante e absorvente, Memórias Esquecidas é um livro sobre a natureza e o poder da memória. Explora o que acontece quando um passado do qual fugimos nos apanha - e quando as memórias que pensávamos esquecidas regressam para nos ameaçar.
Delia Hopkins foi criada na zona rural do New Hampshire pelo pai, viúvo há trinta anos. Delia tem uma filha pequena, um noivo atraente e uma cadela de busca que usa para procurar pessoas desaparecidas. Mas, enquanto planeia o seu casamento, descobre antigas fotografias que lhe vêm relembrar memórias esquecidas e passa a viver atormentada por flashbacks de uma vida que não se lembra de ter vivido. Chocada e confusa, Delia sente que tem de procurar a verdade entre estas memórias recentemente descobertas - mesmo que elas ameacem devastar a sua vida e a vida das pessoas que ela mais ama.



Ai, deixem respirar fundo e desanuviar a mente pois este livro é muito mas mesmo muito forte e para quem é mãe ainda é mais forte.
Ainda estou em choque e este livro é um livro que não se deve ler como se costuma fazer tudo de uma vez, até porque puxa muito pelo lado emocional e psicológico do leitor, e o suspense mantém-se mesmo até ao final onde até às últimas páginas ficamos sempre em suspenso sobre o que se irá passar a seguir.
Um livro muito bom que recomendo mas para se ler com cuidado, tal como o outro que li da mesma autora "Para a Minha Irmã".

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Esmeralda, O Rei

Autor: Catarina Gaspar
Data de Publicação: Maio de 2012
Editora: Edições MAHATMA
Páginas: 67
ISBN: 978-989-8522-15-3


A poesia é na sua vida a possibilidade da eternidade, a transfiguração das raízes em asas, a única forma da alma se corporizar.



Ganhei este livro num passatempo, mas devo dizer que descobri que a poesia não é para mim.
Não sei se sou eu que não a leio como deve de ser, se é por estar escrita de maneira dieferente do que costumo ler, a verdade é que li o livro mas não me disse nada, não houve uma parte que me tocasse ou fizesse sentido.
Devo ser eu que tenho uma mente muito tacanha e não consigo apreciar este tipo de leitura.