quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os Livros que Devoraram o Meu Pai


Autor: Afonso Cruz
Data de Publicação: Janeiro de 2010
Editora: Editorial Caminho
Páginas: 128
ISBN: 978-972-21-2095-1


Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.


Com o comentário que li da minha amiga Gaminha fiquei curiosa para o ler, fui logo fazer pesquisa na biblioteca e para meu azar havia um exemplar, mas estava emprestado, tive que reservar e esperar.
E ainda bem que esperei fui buscá-lo na Terça e ontem li-o de um folégo, também não é muito grande para levar muito tempo a ler.
Ao início ainda achei a história um pouco estranha, mas depois comecei a achar piada e a leitura foi decorrendo a grande velocidade.
É uma história engraçada e bem disposta, onde fiquei com vontade de ler outro livro que é falado na narrativa Fahrenheit 451, tenho que o trazer da biblioteca, eu que pensava que o título tinha alguma coisa a ver com experiências ou algo do género, mas afinal é a temperatura a que arde o papel.
Recomendo é um livro bem divertido, obrigada Gaminha por me atiçares a curiosidade.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Reino de Nurver


Autor: Sara Machado
Data de Publicação: Junho de 2007
Editora: Papiro Editora
Páginas: 211
ISBN: 978-989-636-036-8


Micailis tinha nascido no seio da nobreza. Como príncipe nada lhe faltava. Até ao dia em que o inimigo do pai lhe tirou tudo. Com os seus três irmãos e sua mãe, ele parte em busca de alguém que os ajude a recuperar o que é deles por direito. No meio dessa busca, ele irá também procurar saber quem é de verdade. Uma história sobre a busca das origens, de liberdade e do amor, por entre lutas e traição.


Confesso que foi com algumas reticências que comecei a ler este lvro, pois pareceu que a escritora era demasiado jovem.
E como no início a história com todas aquelas apresentações pareceu-me um pouco infantil, mas depois com o começo da narrativa propriamente dita tudo se tornou muito lindo, adorei, eu adoro história com elfos, fiquei fã desde o Senhor dos Anéis, e a história parece um pequeno conto de fadas.
Adorei e recomendo vivamente.

sábado, 24 de julho de 2010

De Alma e Coração


Autor: Maeve Binchy
Data de Publicação: Fevereiro de 2009
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 366
ISBN: 978-972-42-4399-3


Clara Casey tem muito com que se ocupar. A sua filha Adi vive numa eterna luta contra ou a favor de alguma causa: o ambiente, as baleias ou a criação de animais ao ar livre. Linda, a outra filha, experimenta uma sequência de relações falhadas. Além disso, Clara tem vindo a receber uma indesejada atenção por parte do ex-marido e confiaram-lhe a inglória tarefa de montar uma clínica com escassos fundos.

Não tarda contudo a que aquela clínica se torne um elemento essencial da comunidade, trazendo para o local novas pessoas, com as suas histórias e os seus sonhos. Com a astúcia, o humor e a compaixão a que nos habituou, Maeve Binchy traz-nos uma história de família, amigos, médicos e pacientes - todos eles parte de uma comunidade num momento de transição.


Desta autora já tinha lido uma casa na Irlanda e adorei, por isso foi com muita expectativa que comecei a ler este livro.
E não me desiludi é uma linda história,no início pode parecer um pouco entediante por causa de começar num hospital, mas com o desenrolar da acção tudo se torna muito mais fácil e simples e quando da-mos por nós já estamos cativados e pensar agora não posso largar a leitura tenho de saber como é que acaba.
Pelo que se passou a mais ou menos a meio pensei que iria ter um fim muito diferente daquilo que estava à espera, mas perto do final tudo voltou a dar uma volta e afinal o fim foi aquilo que esperava.
Recomendo vivamente.

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Livro das Almas


Autor: Glenn Cooper
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Editora: Planeta
Páginas: 343
ISBN: 978-989-657-057-6


O Livro das Almas começa um ano depois da conclusão do mistério encerrado em A Biblioteca da Morte. A vida de Will Piper terá mudado devido ao segredo surpreendente que descobriu na instalação secreta do governo a Área 51? E com a captura do Assassino Silenciador? A sua reforma antecipada do FBI é interrompida quando um livro raro é posto em leilão em Londres e lhe é solicitada ajuda para o reaver. Ao viajar para Inglaterra, e já na posse do livro, Will é informado que falta um capítulo crucial que terá de reaver. Ao seguir os indícios acaba por descobrir o que estava em falta: um soneto com vários enigmas aparentemente indecifráveis escrito por um jovem chamado William Shakespeare que revela que o livro teve um profundo efeito sobre a história da humanidade. Mas nem tudo é fácil, pois Will enfrenta forças poderosas que o tentam impedir que descubra o que lhe poderá dar a chave para descobrir que a história pode ser reescrita. Mas acaba por decifrar que nas pistas escondidas no poema, encontra o verdadeiro livro que influenciou não só Shakespeare mas também a filosofia religiosa de João Calvino, o pai da predestinação, e as profecias de Nostradamus.


Embora não tenha lido o primeiro volume desta fascinante história deu para perceber muito bem o enredo e ficar rendida desde o início.
Uma história muito bem conseguida que nos deixa em suspense até ao fim, é dificil deixar de ler, pois ficamos a pensar o que irá acontecer a seguir.
Tenho pena de não poder ler o volume com o título A Bilioteca da Morte, pois fiquei com curiosidade depois de ler este.
Recomendo vivamente.

domingo, 18 de julho de 2010

Mundos Perdidos


Autor: John Howe
Data de Publicação: 2009
Editora: Girassol Edições
Páginas: 98
ISBN: 978-989-633-261-7

O ilustrador John Howe aprofundou os segredos da história a fim de desenterrar as cidades e os seus passados misteriosos. As suas palavras sábias e ilustrações gloriosas dão a este livro uma oportunidade de renascer.

Embora seja um livro destinado aos mais jovens assim que o vi na biblioteca fiquei extasiada com as imagens, tão belas, tão bem conseguidas foi como se tivesse ficado hipnotizada.
E houve certos mitos que nem sequer conhecia, e muito menos tinha ouvido falar.
Lê-se muito bem e foi em duas horas que o li e confesso que me soube a pouco.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aprendiz de Ranger Tomo I: As Ruínas de Gorlan


Autor: John Flanagan
Data de Publicação: Outubro de 2008
Editora: Edições ASA
Páginas: 300
ISBN: 978-989-23-0321-5


Primeiro título de uma nova e empolgante colecção, que combina o misticismo da lenda do Rei Artur com a intensidade épica de O Senhor dos Anéis. Morgarath, Senhor das Montanhas da Chuva e da Noite, está decidido a apoderar-se do trono de Araluen custe o que custar. Will e o seu mestre Halt são incumbidos da delicada missão de evitar o assassinato do Rei Duncan e vêem-se envolvidos numa perigosa batalha que ultrapassa tudo quanto Will pudesse ter imaginado. É então que Will descobre a verdadeira natureza de um Ranger e reconhece o seu inestimável valor…


Embora seja um livro para os mais jovens confesso que aundo fui à biblioteca e o vi fiquei curiosa, e ainda bem é um livro muito envolvente desde o início.
Gostei bastante embora agora tenha que trazer o segundo volume e embora não haja o terceiro na biblioteca, já estou curiosa para saber o que se vai passar.
Achei que este livro contém algumas parecenças com o livro O Braço Esquerdo de Deus.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Aia da Rainha


Autor: Barbara Kyle
Data de Publicação: Janeiro de 2010
Editora: Editora Planeta
Páginas: 554
ISBN: 978-989-657-058-3


Na melhor tradição de Philippa Gregory, chega-nos agora um apaixonante romance histórico situado no tempo de Henrique VIII. Londres, 1527. Casar ou servir: Para Honor Larke, a escolha é clara: Pouco disposta a morrer de tédio como esposa obediente, ela deixa a casa do seu tutor, o brilhante sir Thomas More, e torna-se aia da rainha Catarina de Aragão. Um cargo onde aprenderá muita coisa, dado que terá de conviver com o orgulho, a paixão, a ganância, e ainda a consciência de um rei, que anseia desesperadamente pelo divórcio, a fim de poder casar-se com a ousada Ana Bolena. Honor aia e fiel amiga de Catarina de Aragão não pode compactuar com o ultraje que é feito à rainha e voluntaria-se para ser portadora de cartas desta para os seus aliados. No meio desta intriga palaciana Honor fica subitamente na posse de um segredo que pode destruir um reino e a sua futura rainha…



Um livro deveras intrigante desde a primeira até à última página. Adorei é uma história muito linda cheia de muitas peripécias e aventuras, onde podemos ao mesmo tempo aprender algumas noções de história de Inglaterra.
Por ser muito grande, podem pensar que é maçado mas lê-se que é uma beleza, quando tinha que o largar era muito difícil.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lançamento de "Costa e Faro, genealogia de uma família da Beira" de Pedro de Brito e Faro e Gonçalo Calheiros


Os livros que devoraram o meu pai

Os livros que devoraram o meu pai

Autor: Afonso Cruz
Data de Publicação: 2010
Editora: Editorial Caminho
Páginas: 128
ISBN: 9789722120951

Sinopse
"Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo.

Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras."


Para mim, um pequeno grande livro. Um livro que dá para ler em 3 ou 4 horas, mas o qual não esquecemos facilmente.
A história é-nos contada por Elias Bonfim, que no seu 12º aniversário recebe um presente especial da sua avó: a chave para o sótão onde irá encontrar a biblioteca do pai. Elias irá então iniciar a sua viagem à descoberta. E o encantador neste livro, é a maneira subtil como pela visão de uma criança, viajamos por obras, por sentimentos de culpa e dúvidas. Elias ir-se-à "perder" nos livros tal como o seu pai se perderá 12 anos antes.

Recomendo este livro vivamente.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sétimo Céu


Autor: Catherine Anderson
Data de Publicação: Abril de 2008
Editora: Editora Ulisseia
Páginas: 302
ISBN: 978-972-568-598-3

Este livro é uma das suas histórias mais emblemáticas e com ele os leitores vão certamente rir, chorar e acreditar na verdadeira força do amor!Passaram-se dez anos desde que Joe Lakota trocou a sua cidadezinha do Oregon e a mulher que amava pelas falsas promessas de uma grande metrópole. Agora está de regresso, porque quer proporcionar ao filho aqueles valores que só se encontram verdadeiramente na terra que nos viu nascer. E também porque ambiciona reacender a paixão que em tempos o uniu à bela Marilee Nelson. Esta porém já não é a jovem tranquila que um dia ele abandonou. É hoje uma mulher atormentada por um segredo que não quer partilhar, nem mesmo com Joe.É então que Joe lhe faz o mais irresistível dos pedidos: que se torne sua mulher e mãe do seu filho. Como poderá ela, no entanto, concordar com tal casamento, quando não é sequer capaz de lhe dizer a verdade?


Já é o segundo livro que leio da autora e confesso que adorei desde a primeira página até à última.
Não fiquei nada desapontada já que fiquei com uma expectativa muito alta depois de gostar tanto de ler O Domador de Paixões.
É uma linda história de amor cheia de amor e carinho com um final feliz.

Convite " Sebastian Drake no Mercado Medieval de Óbidos



segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Abadia Profanada


Autor: Monserrat Rico Gôngora
Data de Publicação: Maio de 2010
Editora: Planeta Editora
Páginas: 267
ISBN: 978-989-657-084-2


Baseado numa história verídica a demanda do Graal pelos nazis no mosteiro de Montserrant em Barcelona. Montserrat Rico Góngora consegue que a literatura ilumine a essência obscura da história não contada, e escreve um romance comovedor de uma época em que viver foi, uma vez mais, um acto de rebeldia e esperança.

Confesso que foi muita expectativa que comecei a ler este livro, mas acheio muito fraco, já me tinha desiludido com o anterior livro da autora e agora com este também.
Começa muit empolgante, mas depois a história começa a arrastar-se e começa a ficar maçadora sem ter nada que ver com o início.

sábado, 3 de julho de 2010

Em Busca do Mapa Perdido


Autor: Isabel Ricardo do Amaral
Data de Publicação: Outubro de 2007
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 357
ISBN: 978-972-382-859-7


Um mapa perdido… Um tesouro há muito esquecido… Um segredo muito bem guardado… À espera de ser desvendado… Embarca numa viagem alucinante, que te vai lançar numa vertiginosa e empolgante caça ao tesouro… Uma trilogia recheada de mistério e suspense que te vai arrebatar do princípio ao fim… Após os 700 anos da extinção dos Templários, eis que surge uma nova esperança...

Embora tenha uma escrita um pouco mais virada para os jovens é um livro que se lê muito bem, com um enredo muito bem conseguido, cheio de suspense e mistério.
Só é pena não ter os outros volumes para ler e ficar a saber como acaba, pois o livro é da biblioteca e não há mais nada da autora lá.
Nunca tinha lido nada desta autora nem sabia da sua existência, o que me chamou a atenção foi o título do livro que me cheirou logo a mistério e aventura.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pela Sombra Morrerão / Golfinho de Júpite

Pela Sombra Morrerão / Golfinho de Júpite

Autor: Mary Rosenblum; Carla Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Editora: Antagonista
Páginas: 92
ISBN: 978-989-8336-04-0

Sinopse "Pela sombra morrerão"

"Derek Sherbourne é o último vampiro. É também uma sombra atormentada pelo passado e pela forma cruel como passou de humano influente a criatura das trevas.

Agora, a sua mente conserva uma única determinação: procurar vingança nos descendentes do ser que o transformou. E será, pois, desta forma que Elisa Northwood e a sua filha Christabel serão alvo da tenebrosa vontade do vampiro, caminhando na senda da vingança do imortal, à medida que ele próprio revive o seu passado.

Uma obra que recupera o vampiro como personagem histórico brutal e violento, quase despojado de quaisquer sentimentos e noções de humanidade. "




Sinopse "Golfinho de Júpiter"

"Anton Kraj é um repórter de investigação especializado em documentários dramatizados, o melhor da sua área, cujo filho faleceu vítima de uma epidemia que assolou a Terra há anos. Atormentado pela prematura morte deste, consequência de uma fraude farmacêutica, dedica-se a elaborar docudramas acerca das investigações de fundo que leva a cabo.

Jonah é uma Inteligência Artificial, uma sonda destinada a explorar os oceanos gasosos de Júpiter, em busca de vida inteligente. Concebida na forma de um golfinho mecânico, possui a personalidade de uma criança de 13 anos - precisamente a idade em que faleceu o filho de Anton Kraj.

Da convivência entre os dois surge uma verdadeira cumplicidade, num turbilhão de eventos que ligam na perfeição o estilo da ficção científica com o do romance policial, será Jonah uma máquina ou um individuo? Num futuro, mesmo aqui à porta, como será a nossa relação psicológica com máquinas programadas para terem sentimentos?"


Dois livros muito leves e rápidos de ler, mesmo tendo como tema vampiros sangrentos e pesquisa planetária com golfinhos prateados como sondas.

No caso do "Morrerão pela sombra", a autora não consegue transmitir todo o terror e maldade que deseja. Pode descrever actos horríveis e malvados, mas não consegue transmitir esses sentimentos. Mesmo com personagens assassinadas pelo vampiro, não senti "pena" delas, não me relacionei-me com a criança ou com a mãe desesperada em salvar a fila. Num estilo fluente e agradável, a escrita é um ponto a favor da autora. Como conclusão, tem um erro que podia ter sido evitado e que não estraga o livro. Visto estes vampiros não poderem andar de dia, também não poderiam visitar um humano no manicómio visto estes só receberem visitas durante o dia.

No caso de "Golfinho de Júpiter", gostei particularmente da escrita. Gostei muito do facto de toda a parte tecnológica ser introduzida suavemente na história, sem haver necessidade da autora explicar o meio que envolvia as personagens. A historia é interessante mas um pouco previsível e linear. Podemos não perceber exactamente qual a trama politico-económica mas percebemos o que se irá passar.
Em geral achei a aposta da editora ganha. Quer por um formato interessante - volume duplo. Quer pelo facto de escolher uma autora portuguesa. O preço é também bastante apelativo.