quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Domador de Paixões


Autor: Catherine Anderson
Data de Publicação: Junho de 2009
Editora: Editora Ulisseia
Páginas: 380
ISBN: 978-972-568-623-2


Molly Wells é uma mulher com muitos segredos. Só ela sabe o motivo que a levou a roubar um valioso puro-sangue ao ex-marido e a entregá-lo a um conhecido domador de cavalos, que vive num rancho a centenas de quilómetros dali. E a razão porque está sem emprego, sem dinheiro, e com um medo horrível do ex-marido. Ao acolher Molly no seu rancho, Jake suspeita que pode estar a dar guarida a uma ladra. Mas algo naquela mulher corajosa e ao mesmo tempo vulnerável o toca particularmente. Mas até que ela se sinta suficientemente forte para aceitar tudo o que lhe deseja proporcionar, a única coisa que Jake pode oferecer-lhe é a sua disponibilidade paciente, a força para a ajudar a fazer frente aos seus inimigos e a promessa de a amar para sempre.



Foi a primeira vez que lia algo desta autora, e para não criar muitas expectativas nem li a sinopse na capa do livro.
Mas foi um deleite do principio até ao fim adorei, parte houve que até chorei de tão linda que a história é.
Uma história de amor muito bela, cheia de muito mistério, suspense e claro muito, muito amor.
Estou a pensar ir à biblioteca para puder ler algo mais desta autora.

sábado, 24 de abril de 2010

Mundo de Magia


Autor: Ana Rita Pereira
Data de Publicação: Abril de 2009
Editora: Papiro Editora
Páginas: 115
ISBN: 978-989-636-026-9

Este livro narra as aventuras que ocorrem num mundo denominado Mundo de Magia Nesta história o bem combate o mal.
Também é notável a presença de temas apresentados de forma subtil juntamente com algumas ideias do próprio autor misturando o real com o imaginário, atribuindo à Magia a perfeição ou o nível ideal a atingir, usando para isso portais, escudos protectores e anéis…
Aventuras e desventuras de uma menina…



É uma história simples e engraçada de agradável leitura.
Muito ao género de Harry Potter que leva as crianças a sonhar.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

o Despertar da Magia


Autor: George R. R. Martin
Data de Publicação: Fevereiro de 2008
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 415
ISBN: 978-989-637-048-0


A guerra pelos Sete Reinos continua e a batalha pela capital de Porto Real é a mais sanguinária de sempre. A frota de Stannis Baratheon vê-se encurralda em frente à cidade enquanto barcos carregados de fogo vivo são enviados contra ela. Mas os sobreviventes conseguem levar o combate até às muralhas da cidade e todos os sitiados terão de lutar pela vida. Só quando os exércitos dos Tywin e dos Tyrell chegam, se percebe que um dos lados será definitivamente esmagado. Mas num mundo de traições constantes, quem será que eles irão apoiar?

No Norte, os Stark estão entre a espada e a parede. Várias das suas fortalezas são atacadas pelos temíveis homens de ferro e até o castelo de Winterfell é conquistado pelo traidor Theon Greyjoy. Bran e Rickon conseguem fugir, acompanhados por Hodor e alguns companheiros, mas que futuro terão duas crianças numa terra ameaçada pelo Inverno?

Para lá da Muralha, Jon oferece-se para acompanhar um grupo de batedores enviado para encontrar os selvagens, enquanto a principal força da Patrulha da Noite se fortifica junto às montanhas. Mas as coisas correm mal e Jon terá de escolher entre a morte... ou a traição aos seus irmãos!



É de nos deixar sem fôlego desde a primeira até à última página.
É tudo aquilo e muito mais que George Martin já nos habitou.
Só me perdi um pouco quando começam a enumerar todas as casas e estandartes, chego a ponto de ficar baralhada com tantas imagens que surgem na minha mente.
Mas para quem já está viciado nesta saga isso não é nada que não possamos passar.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Feitiços de Amor


Autor: Barbara Bretton
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Quinta Essência
Páginas: 292
ISBN: 978-989-8228-19-2


Parece uma vila bucólica igual a tantas outras, mas esconde um segredo antigo de todos os visitantes…
Sugar Maple é uma terra encantada habitada por feiticeiras, fadas, vampiros e outras criaturas mágicas. Chloe Hobbs é a única que não tem poderes especiais naquele lugar onde nada é o que parece.

Chloe é a proprietária da Sticks & Strings, uma popular loja de artigos de tricô. Mas é também a última descendente de uma longa dinastia de feiticeiras com o futuro de Sugar Maple nas mãos. Chloe sabe que tem de se apaixonar para receber os poderes mágicos e continuar a proteger a sua terra natal. Mas, aos 30 anos, ainda sonha com o verdadeiro amor e as amigas decidem lançar feitiços para a ajudar a encontrar o homem dos seus sonhos. O que ninguém esperava era que Chloe se apaixonasse perdidamente por Luke MacKenzie, o polícia destacado para investigar o primeiro crime ocorrido em Sugar Maple e cem por cento humano. Se o amor abre finalmente a porta aos seus poderes mágicos, esses mesmos poderes impedem Chloe de sonhar com um futuro ao lado de Luke… Feitiços de Amor é um romance encantador e inesquecível sobre o poder do amor e a magia dos sonhos.


Um livro deveras delicioso deste o primeiro instante até à última página.
Ao ler este livro foi como se voltasse atrás no tempo, e voltasse a ser criança novamente, fez-me sentir bem e cheia de alegria, como as crianças.
É uma linda história de amor como muita magia e seres de outra dimensão como fadas, trolls, só senti falta de um dragão, mas nisso sou suspeita pois adoro histórias com dragões.
Quem gosta de sonhar deve ler este livro.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sangue Oculto

Sangue Oculto


Autor: Charlaine Harris
Data de Publicação: 2010
Editora: Saída de Emergencia
Páginas: 272
ISBN: 9789896371791




"Sookie terminou a sua relação com Bill após considerar que ele a traiu. Um dia, quando sai do trabalho para casa, depara-se com um vampiro nu e desorientado. Rapidamente ela percebe que ele não tem a mínima ideia de quem é nem para onde vai, mas Sookie sabe: ele é Eric e parece tão assustador e sexy - e morto - como no dia em que o conheceu. Mas agora como Eric está com amnésia, torna-se doce e vulnerável, e necessita da ajuda de Sookie - porque seja quem for que lhe tirou a memória, agora quer tirar-lhe a vida. A investigação de Sookie leva-a a uma batalha perigosa entre bruxas, vampiros e lobisomens. Mas pode existir um perigo ou ameaça ainda maior - ao coração de Sookie, porque estando Eric mais gentil e mais doce... é muito difícil resistir."
Saída de Emergencia


Por mais que critique a linha simplista da historia da serie, não consigo deixar de pegar no livro seguinte. Uma historia muito simples e linear onde a personagem principal Sookie, com poderes telepáticos, se encontra constantemente envolvida em problemas com vampiros, lobisomens, bruxas e fadas. Enfim uma grande mistura de seres sobrenaturais.
Neste livro especifico, o interesse pela serie voltou a subir ao contrário do ultimo em que fiquei ligeiramente desapontada. Neste livro, temos um Eric querido e romântico que se envolve com a amante de um modo humano. Um livro que se apoiou no relacionamento amoroso entre Eric e Sookie, mas que deixa o leitor satisfeito.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Livro em Festa


De 16 de Abril a 2 de Maio, a Feira do Livro "O Livro em Festa" volta ao Jardim do Fogueteiro, em Amora, com aulas abertas, animação de leitura, ateliês, música, teatro e, claro, a Feira do Livro.
A abertura está marcada para as 21.30 horas de sexta-feira, dia 16, e conta com a actuação do projecto Tocá Rufar. Sofia Patrício Dias, José Pinheiro e Catarina Pinheiro (munícipes e autores do livro "Apeixonados"), Mariana Guizado e Evelinda Ferreira são alguns dos autores que vão marcar presença nesta festa do livro e da leitura.

Passatempo
Nesta 5.ª edição, o "O Livro em Festa" volta a oferecer livros. Para ser um dos premiados basta estar atento ao site do Município e ser um dos primeiros a responder acertadamente às questões que serão colocadas.

Horário
Sexta-feira e sábado - das 10 às 23 horas
Domingo a quinta-feira - das 10 às 22 horas

Descarregue o programa. [PDF 765 kb]

Programa
16 de Abril (Sexta-feira)
21.30 horas
Abertura: Tocá rufar

17 de Abril (Sábado)
17 horas - Apresentação do livro História do Clube Recreativo da Cruz de Pau e da localidade que lhe deu o nome, da autoria de Alfredo Luís.
18 horas - Apontamento musical, pela Orquestra do Clube Recreativo da Cruz de Pau
21.30 horas - Actuação do Coro Polifónico da Unisseixal

19 de Abril (Segunda-feira)
10.30 horas - Encontro com a escritora Sofia Patrício Dias e o espantalho Zacarias
Alunos dos 4 aos 8 anos | Marcação prévia para escolas, infantários e outros grupos
12 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Poesia e Recitação Poética | Profs. António Luís Pinto da Costa e Amélia Lopes
14 horas - Animação de Leitura (Para crianças dos 4 aos 12 anos; Marcação prévia para escolas, infantários e grupos)
15.45 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Questões de Economia | Prof. Luís Lapa
17.30 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Inglês II | Prof. Luís Lapa

20 de Abril (Terça-feira)
10.30 horas - Encontro com os escritores José Pinheiro e Catarina Pinheiro
Alunos dos 8 aos 10 anos | Marcação prévia para escolas e outros grupos
12 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Inglês I | Prof. Vasco Ribeiro
14.30 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Cavaquinhos I e II | Prof. Manuel Martins
15 horas - Ateliê Estampa ao teu estilo a liberdade (Para jovens dos 13 aos 16 anos; Marcação prévia para escolas e grupos)
17 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Filosofia Hoje | Prof. Amélia Barral
18 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
História | Prof. Joaquim Paredes

21 de Abril (Quarta-feira)
10.30 horas - Animação de Leitura (Para crianças dos 4 aos 12 anos; Marcação prévia para escolas, infantários e grupos)
14 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Relações Humanas | Prof. Maria José Maurício
15 horas - Ateliê O mundo maravilhoso de Tim Burton (Para jovens dos 13 aos 16 anos | Marcação prévia para escolas e grupos)
17.30 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Psicologia do Desenvolvimento | Prof. Francisco Fontinha

22 de Abril (Quinta-feira)
10.30 horas - Encontro de alunos de Escolas Básicas do 1º ciclo com a escritora Mariana Guizado
Alunos dos 8 aos 10 anos | Marcação prévia para escolas e outros grupos
15 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
História da Arte | Prof. Fátima Louro
15 horas - Ateliê Estampa ao teu estilo a liberdade (Para jovens dos 13 aos 16 anos; Marcação prévia para escolas e grupos)
17 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Direito | Prof. Luís Torres

23 de Abril (Sexta-feira)
10.30 horas - Encontro com a escritora Evelinda Ferreira
Alunos dos 8 aos 10 anos | Marcação prévia para escolas e outros grupos
14 horas - Animação de Leitura (Para crianças dos 4 aos 12 anos; Marcação prévia para escolas, infantários e grupos)
15 horas - Ateliê Estampa ao teu estilo a liberdade
18.30 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Psicologia para uma Vida Saudável | Prof. Vítor Vitorino
21.30 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Actuação do grupo de cavaquinhos da Unisseixal



24 de Abril (Sábado)
16 horas - Tarde cultural com a Art'Anima Seixal – Associação
- Os Jograis do Século XXI
- Apresentação do Livro Confidências do colo da lua, da Poetisa Isabel Reis
- Momento musical, com a participação especial da Banda Joana Pedro & Marisa Silva

25 de Abril (Domingo)
10 às 20 horas - Seixal com Artesanato
Mostra e venda de artesanato no espaço envolvente da feira


26 de Abril (Segunda-feira)
10.30 horas - Encontro com a escritora Sofia Patricio Dias e o espantalho Zacarias
Alunos dos 4 aos 8 anos | Marcação prévia para escolas, infantários e outros grupos
12 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Poesia e Recitação Poética | Prof. (s) António Luís e Amélia Lopes
14 horas - Animação de Leitura (Para crianças dos 4 aos 12 anos; Marcação prévia para escolas, infantários e grupos)
15 horas - Ateliê Estampa ao teu estilo a liberdade (Para jovens dos 13 aos 16 anos; Marcação prévia para escolas e grupos)
15.45 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Questões de Economia | Prof. Luís Lapa
17.30 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Inglês II |Prof. Luís Lapa

27 de Abril (Terça-feira)
10.30 horas - Animação de Leitura (Para crianças dos 4 aos 12 anos; Marcação prévia para escolas, infantários e grupos)
12 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Inglês I Prof. Vasco Ribeiro
14 horas - Encontro com Xico Braga para conversa sobre o 25 de Abril
Alunos dos 10 aos 13 anos | Marcação prévia para escolas e outros grupos
15 horas - Ateliê Estampa ao teu estilo a liberdade
17 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Filosofia Hoje | Prof. Amélia Barral
18 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
História | Prof. Joaquim Paredes

28 de Abril (Quarta-feira)
10.30 horas - Animação de Leitura (Para crianças dos 4 aos 12 anos; Marcação prévia para escolas, infantários e grupos)
13.30 horas - Ateliê O mundo maravilhoso de Tim Burton (Para jovens dos 13 aos 16 anos | Marcação prévia para escolas e grupos)
15 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Viola | Prof. Manuel Rodrigues

29 de Abril (Quinta-feira)
10.30 horas - Ateliê A maior flor do mundo, concebido a partir do livro homónimo de José Saramago, por Sérgio Letria e Andreia Brites
Alunos dos 10 aos 13 anos | Marcação prévia para escolas e outros grupos
14 horas - Animação de Leitura
15 horas - Ateliê Estampa ao teu estilo a liberdade (Para jovens dos 13 aos 16 anos; Marcação prévia para escolas e grupos)
17 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Matemática | Prof. Fernando Silva

30 de Abril (Sexta-feira)
10.30 horas - Animação de Leitura (Para crianças dos 4 aos 12 anos; Marcação prévia para escolas, infantários e grupos)
15 horas - Encontro com o professor Manuel Lima, para apresentação do livro Fósseis e geistória da Região de Almada - Lisboa, na época Miocénica.
Alunos dos 10 aos 13 anos | Marcação prévia para escolas e outros grupos
18.30 horas - Aula Aberta da Universidade Sénior
Psicologia para uma Vida Saudável | Prof. Vítor Vitorino
21.30 horas - Actuação da Tuna da Unisseixal

2 de Maio (Domingo)
16 horas - Recital de Poesia
Associação Mensageiro da Poesia

terça-feira, 13 de abril de 2010

Firmin


Autor: Sam Savage
Data de Publicação: Janeiro de 2009
Editora: Planeta
Páginas: 155
ISBN: 978-989-657-001-9

Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária.
Marginalizado pela família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado.
À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam- se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.

Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias. Firmin é divertido e trágico. Como todos nós.


Comecei a ler este livro mais por ter lido a opinião da minha amiga e companheira de blog, Gaminha, pois fiquei deveras curiosa com a sua opinião.
Este livro partes houve em que quase fui às lágrimas e outras em que achei que o Firmin estava a gozar comigo.
É um livro muito engraçado e divertido, mas acho que pela expectativa que criei achei muito pouco o que dele tirei, acho que podia ter mais, não sei o quê mas parece-me que falta algo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Rumores


Autor: Anna Godbersen
Data de Publicação: Setembro de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 283
ISBN: 978-972-23-4226-1


A trilogia «Princesas de Nova Iorque» prossegue com Rumores, o segundo volume que promete, à semelhança do primeiro, muito glamour, rebeldia, mentiras, segredos e escândalos. Ambientado dois meses mais tarde do que em Rebeldes, Nova Iorque de 1899 é o mesmo palco de fundo para a intriga. Nos meses cada vez mais frios do final do ano, a cidade ainda chora a perda da sua «princesa» favorita, Elizabeth Holland. Mas as atenções também se voltam rapidamente para quem irá ocupar o seu lugar no coração de todos. Diana, a irmã de Elizabeth irá confrontar-se com a ambiciosa e pouco escrupulosa Penélope na conquista de Henry Schoonmaker, o solteiro mais cobiçado da cidade. À medida que a linha entre amizade e rivalidade continua a revelar-se cada vez mais ténue para as duas raparigas, Nova Iorque prepara-se para assistir a nova torrente de escândalos envolvendo a nata da sua sociedade. Especialmente quando certos rumores do passado ameaçam comprometer o futuro de todos os envolvidos…


Muito envolvente desde o início ficamos em suspenso para saber o que irá acontecer a seguir.
Quando pensava que tinha adivinhado o que se ia passar a seguir era surpreendida, pois não era nada do que estava à espera.
Um livro muito bom que nos deixa cativados desde a primeira página e mesmo no final ficamos em suspenso até ao próximo volume.
Estou desejosa de ler o que se vai passar a seguir.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Monte dos Vendavais



Autor: Emily Bronte
Data de Publicação: Julho de 1977
Editora: Civilização
Páginas: 319
ISBN:


O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Li o livro por estar a aprticipar numa mini leitura conjunta no forúm Estante dos Livros, pois já cá tenho o livro há imenso tempo e ainda não lhe tinha pegado.
Depois de tanto ouvir falar tão bem do livro, que era uma grande história de amor, comecei a lê-lo cheia de expectativas, mas fiquei muito desapontada, pois não era nada daquilo que estava à espera.
Para mim se existe amor nesta história só mesmo nas ultimas páginas, porque antes disso pelo menos para mim não é amor mas sim obsessão, dependência.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um Amor em Tempos de Guerra




Autor: Júlio Magalhães
Data de Publicação: Setembro de 2009
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 332
ISBN: 978-989-626-182-5

António nasceu marcado pelo nome. O mesmo que o vizinho da rua das traseiras, o homem que se fez doutor em Coimbra e que ia à terra sempre que podia, o tal que governava o país com pulso de ferro. Mas de pouco ou nada lhe valeu tão grande nome quando o destino o enviou para Angola, para defender a pátria em nome de uma guerra distante que não era a sua. Deixou para trás a sua terra, a mãe inconsolável e Amélia, a mulher que pedira em casamento, num banco de pedra, junto à igreja e que prometera fazer dele o homem mais feliz de Vimieiro. Promessa gravada num enxoval imaculado que ficou guardado no armário, à espera do fim daquela maldita guerra. Quando António regressou de Angola, era um homem diferente. Marcado no corpo por anos de guerra e de cativeiro e no coração por um amor impossível que deixara em pleno mato angolano. Regressava para cumprir a promessa que fizera anos antes à sua noiva Amélia, que o julgara morto, e que, em sua memória, tinha enterrado um caixão sem corpo.


Uma história bastante emocionante, e muito bonita.
Deixou-me de lágrimas nos olhos por várias vezes.
Nunca tinha lido nada deste autor e confesso que foi com grande expectativa que comecei a ler e não me arrependi, fiquei com vontade de ler mais trabalhos do mesmo autor.

Ficções Científicas & Fantásticas


Ficções Científicas & Fantásticas

Autores: Rui Zink, Clara Pinto Correia, Luísa Costa Gomes, Miguel Vale de Almeida, Manuel João Vieira, João Barreiros, David Soares, Luís Filipe Silva, Miguel Neto.
Data de Publicação: 2006
Editora: Chimpanzé intelectual
Páginas: 151
ISBN: 9899526908

  • Páginas Arrancadas à história - Rui Zink
  • O Holocausto e o testamento de Laura Carvalho - David Soares
  • Uma noite na periferia do império - João Barreiros
  • Evolução - Miguel Vale de Almeida
  • Mariquices - Clara Pinto Correia
  • O trono e o domínio - Luísa Costa Gomes
  • Na pele do talhante - Miguel Neto
  • A vida da minha história - Luís Filipe Silva
  • As fantásticas aventuras de Luís Mendonça - Manuel João Vieira
Não me vou alongar com algo que não o merece. A antologia é toda muito má. Mas mesmo má. Conto após conto, sentia-me mais chateada com o que ia lendo. Cheguei a não terminar um ou outro conto de tão imbecil que eram. E mesmo os contos que não eram tão terríveis, são bastante medianos o que também não abona nada a favor deles, visto serem contos de autores já bastante publicados e conhecidos. 
Decidi não escrever de imediato a opinião sobre o livro, porque seria demasiado a quente e o tom jocoso e irónico que me "sairia" não ficaria nada bem. Por isso cá fica, um dos piores livros do ano.