segunda-feira, 29 de março de 2010

O Cônsul Desobediente


Autor: Sónia Louro
Data de Publicação: Setembro de 2009
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 416
ISBN: 978-989-637-162-3


Há pessoas que passam no mundo como cometas brilhantes, e as suas existências nunca serão esquecidas. Aristides de Sousa Mendes foi uma dessas pessoas. Cônsul brilhante, marido feliz, pai orgulhoso, teve a sua vida destruída quando, para salvar 30.000 vidas, ousou desafiar as ordens de Salazar.
Cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra, é procurado por milhares de refugiados para quem um visto para Portugal é a única salvação. Sem ele, morrerão às mãos dos alemães. Infelizmente, Salazar, adivinhando as enchentes nos consulados portugueses, proibira a concessão de vistos a estrangeiros de nacionalidade indefinida e judeus. Sob os bombardeamentos alemães, espremido entre as ameaças de Salazar, as súplicas dos refugiados e sua consciência, Aristides sente-se enlouquecer. E então toma a grande decisão da sua vida: passar vistos a todos quantos os pedirem. Salvará 30.000 inocentes mas destruirá irremediavelmente a sua vida.


Realmente este livro para mim foi cheio de surpresas, pois nunca pensei que pudessem fazer o que fizeram ao pobre homem, o discurso de Salazar aquando do fim da guerra é ridículo, o país recebeu louvores de toda a Europa pelos feitos de um homem que considerou como irresponsável e medíocre.
Eu soube da existência de ser maravilhoso aquando do concurso da RTP sobre os maiores Portugueses do século XX, pois antes disso nem sabia da sua existência, e por isso a curiosidade em ler este livro.
Mas parece-me que a actual situação não é melhor da que estava no tempo do Cônsul, pois enquanto andei na escola, não sei se ainda se passa o mesmo, nunca se falou nele, nem tão pouco no seu esplêndido trabalho, eu admito, se estivesse no seu lugar não sei se teria coragem de fazer o que ele teve coragem para fazer.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Divulgação Mistério em Connellsville


Título: Mistério em Connellsville
Autor: Beatriz Neves Barroca
Biografia do Autor: Maria Beatriz Afonso Neves Barroca nasceu no dia 7 de Maio de 1993, na cidade da Guarda. Actualmente reside em Tomar e estuda no 11º ano do curso de Línguas e Humanidades na Escola Secundária com 3º ciclo de Santa Maria do Olival. Desde cedo, a leitura e escrita foram companheiros inseparáveis nos seus tempos livres. O sonho de escrever um livro vinha de longe e pôde concretizar-se agora. Para além da leitura e da escrita, a música, o cinema e o teatro são outras das suas paixões. Mistério em Connellsville, escrito durante o Verão de 2009, surge em parte pelo fascínio que a autora sente pela atmosfera enigmática daquela zona dos Estados Unidos da América.
Editora: Papiro Editora
Edição: Dezembro de 2009

O livro relata a história de uma rapariga, Magnólia, que vivia em S. Francisco, na Califórnia e se muda para a Pensilvânia, Connellsville. Lá, ela depara-se com estranhos desaparecimentos de raparigas da sua escola e começa a investigar.

Sinopse: "Acordei agitada e minutos depois o despertador tocou. Tinha tido um pesadelo. Sonhei que estava na escola vazia e que um homem encapuzado levava uma rapariga. Eu via-os mas eles não me viam a mim. Era como se fosse um filme. "Andas demasiado envolvida neste assunto..." pensei, censurando-me. (...) Esboçámos um aceno e fomos para o carro. Abri a porta e sentei-me no banco. Estremeci e a memória do sonho dessa noite assaltou-me com um flash."

Preço: 11€

Onde é que o livro pode ser adquirido? Em qualquer livraria e no site https://www.buknet.pt/

Os Dias da Febre


Autor: João Pedro Marques
Data de Publicação: Março de 2010
Editora: Porto Editora
Páginas: 318
ISBN: 978-972-0-04098-5


Descendo a Calçada de Santana e espreitando por entre as cortinas da sua carruagem, Elvira Sabrosa vislumbra Robert Huntley, um inglês que não via desde os tempos da infância, há mais de 20 anos.
Os Dias da Febre narra as circunstâncias que conduziram ao reencontro de Robert e Elvira, e o que dele decorreu. O cerne da acção situa-se em 1857, quando Lisboa estava a ser atingida por uma epidemia de febre-amarela que mataria quase 5 mil pessoas.


Deveras muito cativante, adorei desde o princípio até ao fim.
É uma história muito bonita e emocionante, cheia de amores uns escondidos outros fugazes, só fiquei um pouco triste com o final tão trágico, enquanto lia o livro achei que o final fosse outro, mesmo assim não me desapontou, pois quando o comecei a ler tinha altas expectativas.

sábado, 20 de março de 2010

A Paixão de Emma


Autor: Charlotte Bingham
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Editora: ASA
Páginas: 285
ISBN: 978-989-23-0709-1

Emmaline sempre ouvira a mãe dizer que, como a mais velha de quatro irmãs, casar deveria ser a sua prioridade e dever. Contudo, o tempo passava sem que se vislumbrasse qualquer proposta de casamento. Até que num baile organizado em sua casa, um belo desconhecido a convida para dançar. Ele chama-se Julius e, na manhã seguinte, pede a sua mão. Cheia de esperança e vontade de começar uma nova vida, Emmaline deixa a América rumo a Inglaterra. Porém, quando chega, depara-se com uma casa estranha, repleta de pessoas invulgares e criados excêntricos. Um cenário bastante distante do glorioso lugar que Julius lhe descrevera. Na verdade, à medida que os dias passam, o próprio noivo parece ter-se tornado irreconhecível. Emmaline sente-se cada vez mais só e infeliz, chegando até a pôr em causa o futuro da relação. Mas isso é antes de o passado de Julius, e a história daquela enigmática casa, lhe serem desvendados.


Adorei, confesso que no início foi um pouco confuso por causa do comportamento de Mr. Aubrey, mas assim que este pequeno contratempo foi explicado, desfrutei muito mais da história.
Depois de um início tão turbulento estava à espera de um fim trágico, mas fiquei deveras surpreendida com um final tão emocionante e lindo.
É uma história maravilhosa, linda, que realmente faz lembrar as histórias de Jane Austen.


Brinca Comigo!

Brinca Comigo!

Autores: João Barreiros, David Soares, João Ventura e Luís Filipe Silva.
Data de Publicação: 2009
Editora: Atelier Escritório Editora
Páginas: 116
ISBN:

 

Numa altura em que tenho andado mais atenta a antologias, quer portuguesas quer internacionais, aproveitei para comprar o Brinca Comigo!. Um livro pequeno com apenas quatro contos de nomes bastante conhecidos do panorama nacional da Ficção, tem como tema comum os brinquedos.

"Brinca Comigo!" do João Barreiros
Já foi aqui comentado aquando da leitura da ezine NOVA.

"Um Erro do Sol" do David Soares
Um conto sobre um brinquedo, uma estranha baleia do tamanho da palma da mão, que ao toque humano se move naturalmente. Um brinquedo que irá despertar num empresário de uma cadeia de brinquedos, a ganancia pela descoberta de um novo brinquedo que poderá revolucionar a industria.
O conto tem personagens desequilibradas a nível de descrição e desenvolvimento, assim como rapidamente o brinquedo perde importância, quando o conto que tem um inicio com interesse, termina por ser um conto de horror.

"A Boneca" de João Ventura
A historia conta o ataque de um exercito a uma aldeia e do seu massacre, assim como a criação de uma boneca vodu, com o intuito de castigar aqueles que atacaram a aldeia. Vários anos depois, numa escavação arqueológica a boneca é encontrada e é colocada numa exposição.
Este conto desiludiu por ser tão linear e previsível no seu desfecho.

"Não é o que ignoras o motivo da tua queda mas o que pensas saber" de Luís Filipe Silva
Neste conto, o planeta é atacado por naves espaciais que tapando o sol com uma "poeira", conseguem desestabilizar a vida no planeta. Com a ausência do sol, o inverno instala-se e os alimentos começam a escassear. Será pela voz de um menino que vai relatar como ele e o seu meio-irmão tornam-se um ponto fulcral na história. Um conto que é agradável de ler, mas que contudo se arrasta por vezes em descrições desnecessárias para um conto. O final, mais uma vez previsível e linear.

 

quarta-feira, 17 de março de 2010

Elspeth Os Libertadores do Pensamento


Autor: Isobelle Carmody
Data de Publicação: Fevereiro de 2009
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 332
ISBN: 978-972-25-1824-6


Desde que tomou posse de Obernewtyn, a comunidade de Inadaptados floresceu em segredo, ao abrigo da sua localização remota e isolada. O novo Senhor de Obernewtyn preside a um conselho de Irmandades que reúne os representantes de vários Talentos: subjugadores, curandeiros, videntes, perscrutadores, encantadores e a enigmática Irmandade do Engenho empenham-se em desenvolver os seus dons reprimidos, preparando o confronto inevitável com o Conselho tirânico que governa a Terra.
Enquanto planeiam libertar um poderoso Inadaptado que vive no outro extremo da Terra, uma vidente prevê que o destino de Obernewtyn depende desta nova missão. Guiada por Elspeth Gordie, mestre da Irmandade dos Perscrutadores, a expedição mergulha nos escombros do velho mundo, em caminhos banidos dos mapas e na vertigem do conhecimento proibido.
Elspeth terá de socorrer-se do seu extraordinário poder mental para enfrentar os perigos que ameaçam comprometer a expedição e conduzir à queda de Obernewtyn. Mas aguarda-a, ainda, um outro desafio: localizar as máquinas da morte e impedir uma segunda era de destruição. Elspeth prepara-se, em segredo, para esta viagem sombria, sabendo que nela se centram as esperanças e profecias dos mais sábios entre os sábios.

Deveras emocionante, adorei aliás como o outro é de ficar preso até ado fim.
Só é pena ainda não terem editado em português os outros volumes visto que a saga tem ao todo seis volumes.
Mas para quem leu o primeiro não se decepcionar com o segundo, é tão ou mais emocionante, vibrante deixa-nos de tal forma embrenhados na narrativa que aprece que fazemos parte do que está a acontecer, vivemos a história como se fôssemos as próprias personagens.

terça-feira, 16 de março de 2010

Clube de Sangue


Clube de Sangue

Autor: Charlaine Harris
Data de Publicação: 2009
Editora: Saida de Emergência
Páginas: 256
ISBN: 9789896371579






"Há apenas um vampiro com a qual Sookie Stackhouse está envolvida, pelo menos de forma voluntária, e esse vampiro é Bill. Mas recentemente, ele tem estado um pouco distante. E noutro Estado. Eric, o seu chefe sinistro e sensual, julga saber onde encontrá-lo e, quando dá por isso, Sookie está a caminho de Jackson, no Mississippi, para se infiltrar no submundo do Clube de Sangue. Este clube é um local perigoso onde a sociedade vampírica se reúne para descontrair e beber um copo de O positivo. Mas quando Sookie finalmente descobre Bill - apanhado num acto de traição séria - ela não tem a certeza se o quer salvar... ou afiar estacas"


Se já no segundo livro havia uma clara separação entre o livro e a série, neste terceiro volume da saga, é notório que não poderá haver semelhanças. Os livros tem perdido gradualmente interesse, a personagem principal não evolui, e todos os acontecimentos na vida dela tem um padrão: ela é desejada, pedem-lhe ajuda, ela ajuda, mete-se em encrencas e quase morre e é salva miraculosamente. Alguém pelo caminho morre, ela sente-se confusa e perturbada por não ter uma vida normal. pelo caminho sente-se semi-apaixonada por mias 3 ou 4 personagens diferentes, mas no fim conclui que ama o Bill.
Neste terceiro volume, encaixa-se que nem uma formula matemática o padrão, terminando apenas com um conjunto maior de pretendentes para Sookie. Pelo meio, Sookie conhece mais metamorfos e lobisomens. Envolvesse com perigosos gangs de vampiros e sai ilesa de uma luta perigosa com uma vampira muito poderosa.

Haja imaginação e paciência e lá avançarei para o quarto livro. Mas já sem grande expectativa.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Braço Esquerdo de Deus


Autor: Paul Hoffman
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Editora: Porto Editora
Páginas: 394
ISBN: 978-972-0-04089-3


A sua chegada foi profetizada. Dizem que ele destruirá o mundo. Talvez o faça...
"Escutem. O Santuário dos Redentores, em Shotover Scarp, é uma mentira infame, pois lá ninguém encontra santuário e muito menos redenção."
O Santuário dos Redentores é um lugar vasto e isolado - um lugar sem alegria e esperança. A maior parte dos seus ocupantes foi levada para lá ainda em criança para servir a Única e Verdadeira Fé. Um jovem acólito ousa violar as regras e espreitar por uma janela. É um rapaz estranho e reservado, até ao dia em que abre a porta errada na altura errada e testemunha um acto tão terrível que a única solução possível é a fuga.
Mas os Redentores querem Cale a qualquer preço... não por causa do segredo que ele sabe mas por outro de que ele nem sequer desconfia.


Adorei desde o princípio até ao fim, embora tenha ficado bastante surpreendida com o final.
Estou desejosa que saia o próximo volume, pois estou em pulgas para saber o que se vai passar a seguir.
De início ainda pensei que fosse mais um livro de fantasia, como ultimamente tem havido tantos, e alguns que deixam muito a desejar este não é aquilo que estava à espera e muito mais.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Melodia do Adeus


Autor: Nicholas Sparks
Data de Publicação: Novembro de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 363
ISBN: 978-972-23-4220-9


Com apenas dezassete anos, Ronnie vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will e se deixa tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar.

Foi com grande expectativa que comecei a ler este livro, e confesso que não me desiludi, pois é tudo aquilo a que Nicholas Sparks já nos habituou.
Uma história cativante, muito linda, emocionante e emotiva, que nos deixa a pensar que às vezes damos importância a certas coisas e depois quando acontece algo grave já não parecem assim tão importantes.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Dívida de sangue


Dívida de sangue

Autor: Charlaine Harris
Data de Publicação: 2009
Editora: Saida de Emergência
Páginas: 256
ISBN: 9789896371371


Sinopse
"Sookie Stackhouse está numa maré de azar: primeiro o seu colega de trabalho é morto e ninguém se parece preocupar; depois, é atacada por uma criatura que a infecta com um veneno doloroso e mortal. Tudo se complica quando Bill nada consegue fazer e pede a ajuda de Eric para lhe salvar a vida. A questão é que agora ela está em dívida para com Eric - um vampiro deslumbrante mas tão belo quanto perigoso. E quando ele lhe pede um favor em troca, ela tem que aceder.
De repente, Sookie está em Dallas a usar os seus poderes telepáticos para encontrar um vampiro. A sua condição é que os humanos não devem ser magoados. Mas a promessa de os vampiros se manterem na ordem é mais fácil de dizer do que de cumprir. Basta uma bela rapariga e um pequeno deslize para que tudo comece a correr mal..."



Um excelente livro para passar um domingo no sofá. Muito envolvente e de leitura fácil, mantém o ritmo de narrativa sempre muito acelerado e intenso. A personagem principal de tão simples e básica que é, torna-se muito agradável e divertida. O livro está escrito com um sentido de humor leve,  contudo não passa de um livro de acção com um pouco de policial a mistura. O ambiente com vampiros está perfeitamente integrado, mas no fundo é um livro apenas divertido. Como sempre Sookie é especial, consegue fazer tudo e salvar todos, e mesmo quando é atacada, salva-se como se nada fosse. Os vampiros adoram-a e ninguém lhe faz mal. Enfim, uma história um pouco repetitiva e que deverá ser padrão nos próximos livros.

sábado, 6 de março de 2010

Diário de uma Dona de Casa Desesperada


Autor: Sue Kaufman
Data de Publicação: Julho de 2008
Editora: Editorial Presença
Páginas: 291
ISBN: 978-972-23-3982-7

Quando Bettina descobriu até que ponto estava enredada na armadilha do casamento com o brilhante Jonathan, era demasiado tarde. Exercendo um controlo obsessivo sobre todos os pormenores das suas vidas, Jonathan não se apercebe até que ponto a sua companheira, confinada aos papéis de esposa e mãe, está a sufocar numa vida absurda. Sentindo-se à beira de enlouquecer, Bettina começa a escrever um diário secreto onde regista os factos do dia-a-dia e os medos que a perseguem, como uma forma de terapia. A franqueza das suas observações traduz-se por uma ironia sarcástica (e muito divertida para o leitor). Este romance dos anos 60 do século passado, foi um bestseller internacional e um interessantíssimo precursor do novo espírito feminista. Diário de uma Dona de Casa Desesperada é um clássico que nada perdeu da sua actualidade e pertinência.


Esta história faz-me lembrar tudo aquilo que ouvi a minha avó e por incrível que pareça a minha mãe dizer quando me casei, que só por ser homem pode fazer tudo e que o papel da mulher como esposa é digamos assim comer e calar.
Realmente embora não retrate a época em que vivemos, sei e sabemos todos nós que muitas destas situações ainda são reais, e muitas das vezes com aquelas pessoas que se dizem serem muito "para a frente".
Um livro muito bem estruturado, embora por vezes seja um pouco cansativo do ponto de vista emocional, pois leva a que nos envolvamos como se fizéssemos parte da narrativa. De início é um pouco difícil de entrar na história pois parece um pouco confusa, mas assim que a protagonista nos começa a revelar quem ela é e as situações por que passa, lê-se que nem se dá por passar as páginas.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Passageiros da Neblina


Autor: Monserrat Rico Gongóra
Data de Publicação: Julho de 2009
Editora: Planeta
Páginas: 240
ISBN: 978-989-657-022-4


Em Setembro de 1930, Aleister Crowley chega inesperadamente à cidade de Lisboa, com o pretexto de conhecer Fernando Pessoa, com quem se corresponde há algum tempo, em torno dos interesses comuns em astrologia e esoterismo.

É o poeta que o recebe no Cais da Rocha do Conde de Óbidos.

Pouco mais se sabe, com segurança, sobre o que se passou entre eles.

Crowley, conhecido por muitos como a Besta 666, é uma das figuras mais enigmáticas do seu tempo.

Expulso de Itália por Mussolini, sobre ele recaem as acusações de culto ao demónio e práticas de magia negra.

Dias depois da sua chegada a Lisboa, o mágico ocultista vai a Sintra jogar uma misteriosa partida de xadrez e desaparece nos penhascos da Boca do Inferno, deixando atrás de si uma críptica nota de suicídio.

A imprensa agita-se com o seu desaparecimento e as informações contraditórias que surgem a propósito.

Cresce a especulação em torno do envolvimento de Pessoa na suposta encenação macabra.

E se a razão da visita de Crowley tivesse sido outra e não apenas conhecer Pessoa?

A partir do famoso encontro, a escritora cria uma história sobre uma maldição com mais de cem anos, que atravessa gerações, onde personagens fictícias convivem com outras personalidades reais, como Charles Darwin, George Everest e o jornalista Augusto Ferreira, amigo do poeta.

Um caso de polícia intrigante, novos crimes, uma família atravessada por silêncios, loucura e amores secretos, as lutas religiosas e políticas da época, a simbologia e as práticas maçónicas – este é o universo dos Passageiros da Neblina, um livro que transporta o leitor para a mágica Sintra do século XIX.


Uma verdadeira confusão, no início do livro ainda se percebia alguma coisa, mas assim que cheguei a meio tive sérias dúvidas a continuar, pois deixei de perceber patavina do que estava a ler e a acção tornou-se muito enfadonha e maçadora.
Estava com grandes expectativas em relação a este livro, mas foram todas goradas e bem goradas, não me prendeu nada pelo contrário esta leitura foi um suplício.

quarta-feira, 3 de março de 2010

A Casa Dajani


Autor: Alon Hilu
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Quidnovi
Páginas: 352
ISBN: 978-989-628-162-5


Arredores de Jafa, 1895. Salah Dajani, um rapazinho muçulmano perturbado que vive num casarão em ruínas rodeado de pomares ao abandono, é consumido por estranhas visões de um desastre que se abaterá sobre o seu povo. A sua vida é, porém, virada do avesso com a chegada à cidade de um homem loiro e bonito, um colono judeu extremamente dinâmico, por quem se sente atraído e que vê como uma espécie de anjo salvador. Trata-se do agrónomo Haim Margaliot Kalvarisky, que rumou à terra dos antepassados na esperança de salvar o seu casamento com Ester – bela, mas frígida – e que anda desesperadamente à procura de terra fértil.
Desde a sua primeira visita à Casa Dajani – para a qual é convidado pela mãe de Salah, que vê nele a última esperança de cura para a agonia do filho –, a amizade entre Kalvarisky e o rapaz está, contudo, destinada à violência e à tragédia. Porque o colono não só cobiça a propriedade que o deslumbra, mas também a bela mulher árabe de olhos verdes, cujo marido se encontra quase sempre fora e acabará por morrer em circunstâncias misteriosas.
Este romance rico e colorido, construído a partir dos diários antagónicos dos dois protagonistas à medida que negoceiam o amor, a honra e a traição numa Palestina em mudança, é uma recriação ficcional da história dos primeiros sionistas e uma apresentação magistral do confronto entre duas culturas através dos sentimentos individuais de duas personagens notáveis.


Uma história bastante diferente do normal, que nos deixa a pensar, pois é nos dado a mesma história mas de duas perspectivas diferentes.
Por parte do menino que é constantemente perseguidos por visões que lhe deturpam a visão da realidade.
E por parte do agrónomo que nos dá uma ideia mais clara dos acontecimentos e nos guia no meio da incerteza.
De fácil leitura, mas com muita tragédia à mistura.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Rainha das trevas



Rainha das Trevas

Autor: Anne Bishop
Data de Publicação: 2007
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 460
ISBN: 9789728839901

Sinopse

"Incapazes de atingir Jaenelle, a jovem Rainha, os membros corruptos dos Sangue fazem um jogo perverso de diplomacia e mentira, procurando destruir aqueles que sempre deram tudo por ela. E revertem as culpas para o seu tutor, Saetan, que passa a ser visto como a maior das ameaças ao poder instituído.
Com Jaenelle como Rainha, a chacina do povo e a profanação das terras irá terminar. Porém, onde se fechou uma porta poderá abrir-se uma janela... E mesmo que Jaenelle possa contar com os seus aliados, talvez não seja suficiente: só um terrível sacrifício poderá salvar o coração de Kaeleer..."
Saída de Emergência

Terminei assim a trilogia que sem dúvida fica com uma nota muito positiva. Este ultimo livro é intenso a nível de acção trazendo-nos um desfecho para várias personagens que vínhamos a acompanhar desde o inicio. Daemon finalmente chega a corte de Jeanelle e momentos importantes se vão desenrolar em volta do "Sádico". Uma personagem que será fulcral neste terceiro livro, e que a autora soube aproveitar. Várias são as personagens que crescem e que tomam uma importância maior do que simples personagens secundárias. Mesmo que a personagem principal seja Jaenelle, as personagens realmente importante e às quais o leitor se vai afeiçoando são todas as outras que fazem parte da corte.
Sem entrar em pormenores para não estragar a surpresa a nenhum dos leitores, o desenlace da trilogia está a altura dos livros. Vários serão os sacrifícios exigidos para Jaenelle conseguir salvar os Sangue.