quinta-feira, 29 de outubro de 2009

As Avis


Autor: Joana Bouza Serrano
Data de Publicação: Setembro de 2009
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 394
ISBN:978-989-626-176-4


Durante os cerca de 200 anos que durou a dinastia de Avis, que teve início com D.João I, Mestre de Avis, Portugal esteve na vanguarda da História Mundial. Neste período sentaram-se no trono português oito reis e o país conheceu nove rainhas consortes, mulheres que, muitas vezes na sombra, definiram também elas o rumo da História do reino.

Filipa de Lencastre, a mãe da Ínclita Geração: Leonor de Aragão, a Triste Rainha, que foi obrigada a fugir para Castela após a morte do marido; Isabel de Lencastre, que assistiu impotente ao confronto entre o seu pai e o seu marido; Joana de Castela, conhecida como a Excelente Senhora, que, por questões políticas e dinásticas, foi enclausurada num convento; Leonor de Lencastre, que mandou construir o Convento de Madre Deus em Lisboa; Isabel de Castela, filha dos Reis Católicos de Espanha, que morreu ao dar à luz; Maria de Castela, consorte de D. Manuel I, com quem teve uma relação de cumplicidade; Leonor de Áustria, peça fundamental no jogo político do seu irmão, o imperador Carlos V; Catarina de Áustria, avó de D. Sebastião.

A partir do olhar destas rainhas, a historiadora Joana Bouza Serrano dá-nos a conhecer os seus casamentos, que representavam verdadeiros trunfos nos jogos de poder político, os partos sucessivos para garantir a sucessão, a sua dedicação à cultura e às artes, as tradições e os costumes da corte e o diferentes acontecimentos políticos que marcaram a dinastia de Avis.

Este livro foi uma grande descoberta en termos de História de Portugal, visto que nos livros da escola raramente se fala do papel das rainhas, sempre soube que as rainhas eram mais vistas como umas mulheres que tinham o dever de dar à luz os herdeiros do país onde reinavam, mas nunca pensei que também pudessem ter parte activa na política do país, e que até aajudassem aos reis seus maridos a decidir sobre o que fazer perante tal assunto.Conhecemos as rainhas de um outro ângulo muito mais humano, o que elas por vezes sofriam com o terem que se casar sem puderem escolher os maridos, mas aceitando a escolha do pai ou do irmão.Para mim fiquei com a sensação de que aquelas mulheres eram umas verdadeiras heroínas do seu tempo, visto que muitas das vezes até os próprios filhos lhes eram tirados com vista a estabelecer alianças políticas.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Talentos Fantásticos 2009 - Antologia



Talentos Fantásticos 2009
Antologia

Já se encontra disponível para pré-encomenda esta antologia, que reúne os contos seleccionados do concurso Talentos Fantásticos 2009. Como o próprio nome indica, concentra-se, sobretudo, no género fantástico. Inclui um conto meu que foi um dos felizes escolhidos.

Mais informação AQUI


"O evento de entrega de prémios - uma “Costume Party” a ocorrer no próximo dia 31 de Outubro (dia das bruxas), com início às 22:30 - ocorrerá no espaço:

BELA CRUZ CLUB no Porto.

Um dos mais emblemáticos e prestigiados espaços da cidade do Porto, que aceitou em acolher o nosso evento, impregnando-lhe o cariz de requinte que tanto procurávamos e pretendíamos."

Será também neste dia que se saberá os vencedores dos prémios.

domingo, 25 de outubro de 2009

O Tigre Adormecido


Pela primeira vez na vida, Selina Bruce não sabe o que o futuro lhe reserva. Impulsivamente, deixa para trás o noivo e advogado em Londres depois de receber deste um presente inesperado: um livro de um autor que mudará completamente a sua vida, e voa sozinha para uma ilha da costa de Espanha.Está à procura do pai que nunca conheceu, mas o que encontra é uma inesperada verdade acerca de si mesma e do homem com quem planeia casar. A exótica San Antonio oferece a Selina muito mais que dias ensolarados. Oferece o misterioso George Dyer, que lhe dá a chave não apenas do seu passado... mas do seu coração.
Só comecei a ler este livro por ser da autora que é porque aqui há uns tempos tinha lido Fim de Verão e adorei. E este também adorei, confesso que estou a ficar curiosa para ler Os Apanhadores de Conchas, pois se for tão bom os outros dois... isto promete.
Esta história começa um pouco insípida mas assim que a protagonista toma as rédeas da sua vida tudo se torna cada vez mais empolgante, e por vezes surpreendente, pois pela maneira que ela nos é apresentada no início do livro nada faz prever que tome certas atitudes por conta própria.
É caso para se dizer que é um pequeno grande livro.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Quarto Mágico


Três mulheres inesquecíveis moram numa cidade onde tudo, ao quase tudo pode acontecer: Josey, a viciada em doces, esconde um segredo no roupeiro; Della Lee, a fugitiva, tem uma costela de Némesis e duas de fada madrinha; e Chloe, a apaxainoda pela leitura, é perseguida por livros.
Josey Cirrini tem apenas a certeza de três coisas na via: o Inverno é a sua estação preferida; está perdidamente apaixonada; e um doce sabe muito melhor degustado na privacidade do seu esconderijo secreto. Enfrentando uma vida triste, o seu único consolo é a pilha de doces e de romances a que se entrega todas as noites... até que descobre que no roupeiro se esconde Della Lee Baker. Fugindo a uma vida de má sorte, Della Lee decide ajudar Josey a mudar de vida. E ,em breve,
a jovem renuciará as guloseimas, e descobrirá que mesmo sem elas, a vida pode ser doce.
Influenciada por Della Lee, Josey trava amizade com Chloe Finley, uma jovem que é perseguida por livros que surgem inexplicavelmente nos mais variados lugares e com uma resposta para quase tudo.
Á medida que Josey se atreve a sair da sua casca, descobre um mundo onde a cor vermelha tem um poder surprendente e o amor pode surgir, isso é só o início...
Terna e com um toque de magia, esta é uma história encantadora sobre a amizade e o amor - sobre as surpreendentes e mágicas possibilidades que cada novo dia nos reserva.
Comecei a ler este livro com muita expectativa, pois já tinha ouvido e lido tanto a falar de como era bom, que fiquei muito curiosa, e não me decepcionei, pois foi maravilhoso.
Logo desde o início que fiquei presa as palavras, muito simples mas muito apelativas e contagiantes, é daqueles livros que quando se começa a ler é difícil de parar, só nos apetece chegar ao fim para saber o que vai acontecer.
Mas depois quando chegamos ao fim ficamos coma sensação de plenitude e com o coração cheio, quente e aconchegado.
Um livro verdadeiramente muito bom.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Viagem Extraordinária ao Império dos Mundos II


Thédric Tibert partiu para mais uma desafiante descoberta de um infimundo misterioso e sobre o qual ninguém nada sabe... mas, como o perigo está sempre à espreita em todo o lado, eis que os seus colegas são raptados, feitos prisioneiros por um homem terrível e sedento de poder: o Imperador!
É então que no Reino dos Mundos, Thédric, com a ajuda dos seus novos amigos e do seu Alter, vai ter de enfrentar mil e desafios e lutar para que esse homem horrível não espalhe o mal e o terror por todo o Universo.
Será que o Amor e o Bem vencerão mais uma vez o Mal e o Ódio? Conseguirá Thédric libertar um povo da opressão e do medo, enquanto se entrega novamente nos braços de um novo amor?
Foi muito intrigante, pois só quando se chega à última página é que realmente se consegue perceber o que se vai passar a seguir, mas assim continuo a achar que falta algo mais no livro.
Achei o fim muito precipitado, fiquei com a sensação andei a maior parte do livro à voltas e que de repente cheguei ao fim, mesmo sem dar por isso.
Muito cativante mesmo assim, tal como o volume anterior.

domingo, 18 de outubro de 2009

Viagem Extraordinária ao Império dos Mundos I


Mais uma história fantástica e de aventuras do herói Thédric Tibert, que neste volume entra num novo infinimundo do imaginário que acaba de ser descoberto...mas do qual, por alguma razão, até ao momento desconhecida, nenhuma sonda conseguiu enviar a mais pequena imagem.
Então, ao que tudo indica, a missão de exploração que é proposta a Théric Tibert, acompanhado por dois comandos especialistas, será mais um angustiante mergulho no abismo do desconhecido, pois, a aprtir do momento em que o nosso herói passa pela porta que o leva para o outro lado, não é só um mundo que espera por ele: são muitos mundos...
Estes universos são completamente diferentes e o perigo está em toda a parte...
No início pelo menos para mim parece um pouco confuso, mas á medida que a hsitória avança tudo parece ficar mais claro, é um livro com muita aventura, acção que nos deixa muitas vezes a pensar no que irá passar a seguir, mas confesso que quando cheguei ao fim soube-me a pouco, claro que ainda falta ler a segunda parte, mas mesmoa ssim fiquei com a sensação de que a história poderia ter sido contada de outra maneira, dá a sensação que algo foi esquecido, que falta algo para dar mais força à narrativa.
Mesmo assim muito cativante.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Morte no Nilo


Linet Ridgeway é uma jovem que tem tudo: beleza, riqueza, amor... e um cruzeiro pelo Nilo para gozar a sua lua-de-mel. Mas aparece misteriosamente assassinada no seu camarote.
Foi a primeira vez que li um livro desta autora(fazendo parte numa leitura conjunta num forúm), estava com bastantes expectativas, pois já tinha visto alguns filmes adaptados dos livros e tinha gostado bastante, e não foram em vão as minhas expectativas adorei uma escrita simples, mas muito bem conseguida já prende logo deste o início, deixando pairar no ar a sensação de que algo vai acontecer, e depois quando acontece, ficamos a pensar como é possível ter acontecido, o que nos leva a quer fazer de detective para ver se descobrimos que foi o culpado, mas pelo menos a mim Poirot surpreende pois nunca consigo, por mais suspeitas que tenha ver como a coisa foi feita e por quem.
Deveras muito empolgante com muito acção e muito suspense até à última página.

domingo, 11 de outubro de 2009

P.S - Eu Amo-te




Quase todas as noites Holly e Gerry tinham a sua private discussion - qual dos dois é que se ia levantar, enfrentar o frio soalho de tijoleira e voltar tacteando pateticamente para a cama? Comprar um candeeiro de mesa-de-cabeceira parecia não fazer parte dos seus planos, e assim o episódio da luz repetia-se cada noite, num ritual cómico a que nenhum desejava, aparentemente pôr termo. Agora, ao recodar esses momentos de pura felicidade, Holly sentia-se perdida num presente sem Gerry. Mas ele conhecia-a demasiado bem para a deixar no mundo sozinha e sem rumo. Por isso, imaginou uma forma engenhosa de perpetuar ainda por algum tempo a sua presença junto da mulher que amava, incentivando-a a aprender a viver de novo. Como é que se sobrevive à perda de um grande amor? Na primeira parte da narrativa, Holly ter-nos-ia simplesmente respondido: não se sobrevive. Mas Holly sobreviveu! P.S - Eu Amo-te é uma narrativa admirável sobre a coragem, a amizade e o amor. A sua adaptação ao grande ecrã, com o título P.S - I Love You, é já uma realidade.
Confesso que este livro me levou às lágrimas por inúmeras vezes, é tão emocionalmente forte, tão emotivo que é muito díficl resistir-lhe. Por vezes também me imaginei na situação da Holly e penso que não conseguiria ser tão forte como ela.
Uma história muito romântica , muito simples mas ao mesmo tempo muito forte, foi díficil chegar ao fim tive que o largar imensas vezes por ser tão forte que me estava a deixar em baixo. Leiam-no que não se vão arrepender.



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Uma Amiga como Shiva


Daniel ficou doente com apenas seis anos. Um terrível cancro tomou conta do seu corpo e do seu dia-a-dia. De um momento para o outro a sua vida mudou. Teve de abandonar a escola e fazer os penosos tratamentos que lhe salvariam a vida. Aí deram-lhe um "capacete" com o seu nome, igual ao de tantos outros meninos. Fez novos amigos com a mesma rapidez com que os perdeu. Nada parecia estar feito para durar...
Quando Shiva entrou no seu mundo, o mesmo ganhou cor. Tornou-se azul, como o tom profundo do olhar da sua cadela. Na sua nova companheira, Daniel encontrou uma amiga fiel que não o abandonaria nunca.
Gostei muito de ler este livro, é muito emotivo e emocionante, alturas houve que levou às lágrimas. Pode-se dizer que é um pequeno grande livro.
Uma história muito simples mas que tem muito amor nas suas páginas.

sábado, 3 de outubro de 2009

O Estranho Caso de Benjamim Button



Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior ao fim. Assim nasceu Benjamim Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o "pequeno" Benjamim vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos. Começa então a tragicómica batalha entre os relógios biológico e cronológico de Benjamim Button, à medida que ele rejuvenesce e enfrenta as dificuldades inerentes a passar pelas diversas etapas da vida em sentido contrário. Oscilando entre uma ironia mordaz e uma sensibilidade desconcertante, O Estranho Caso de Benjamim Button constitui uma crítica maliciosa a uma sociedade que não admite ver para além das aparências e que recusa tudo o que se desvie das normas e padrões em que assenta o seu estilo de vida. Esta obra foi adaptada ao grande ecrã.


Ainda estou a ler P.S. - Eu Amo-te, mas entretanto devido aos prazos de entrega na biblioteca, ontem à noite li este livro.
Já tinha algumas luzes sobre o que se ia passar devido à publicidade do filme, mas mesmo assim achei muito engraçado e divertido, o pitoresco da situação.
Há certas alturas que as personagens "trocam" de parentesco, pondo-se no lugar umas das outras.
Deveras hilariante, recomendo vivamente adorei.


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Livros lidos 2009 - Angelina


Livros lidos em 2009 - Angelina

Então aqui fica a lista de livros lidos neste ano pela Angelina:

  1. Septimus Heap- Magya - Livro 1 da Angie Sage
  2. Português Suave - Margarida Rebelo Pinto
  3. Memórias de Idhún Destino Livro 4 - Laura Gallego Garcia
  4. Um Companheiro Inesquecível - Susanna Tamaro
  5. Como Salvámos Sprite - Mark R. Levin
  6. As Avós e Outras Histórias - Doris Lessing
  7. O Romance de Genji - Murasaki Shikibu
  8. A Adoradora Divina: A Maldição dos Deuses - Christian Jacq
  9. A Cabana dos Peixes que Voam - Chiew-Siah Tei
  10. A Mulher de Pilatos - Antoinette May
  11. A Ilha - Victoria Hislop
  12. Danças na Floresta - Juliet Marillier
  13. Memórias de Idhún livro 5 Hecatombe - Maria Gallego Garcia
  14. A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin
  15. Contos de Beedle o Bardo - J. K. Rowling
  16. O Vale dos Dragões - Salamanda Drake
  17. Começar de Novo - Andrew Mark
  18. O Artista de Circo - Margarida Rebelo Pinto
  19. I´m in Love With a Pop Star - Margarida Rebelo Pinto
  20. Nazarenas e Matrioskas - Margarida Rebelo Pinto
  21. Contos da Meia-Noite - Nora Roberts
  22. Memórias de Idhún Livro 6 A Génesis - Laura Gallego Garcia
  23. A Muralha de Gelo - George R. R. Martin
  24. O Rapaz que Ouvia Estrelas - Tim Bowler
  25. O Pântano da Meia-Noite - Nora Roberts
  26. Um Lugar Chamado Aqui - Cecelia Ahern
  27. Revolutionary Road - Richard Yates
  28. Um Amigo Chamado Henry - Nuala Gardner
  29. A Fúria dos Reis - George R. R. Martin
  30. Para Sempre, Talvez - Cecelia Ahern
  31. O Clube de Tricó de Sexta à Noite - Kate Jacobs
  32. Drácula - Bram Stocker
  33. Se Me Pudesse Ver Agora - Cecelia Ahern
  34. O Ladrão da Tempestade - Chris Wooding
  35. A Pantera das Nuvens - Kenneth Oppel
  36. Amar Depois - Amar-te de Fátima Lopes
  37. Iris e Ruby - Rosie Thomas
  38. A Escriba - António Garrido
  39. As Crónicas dos Elfos - Lliane - O Mundo antes da Trilogia dos Elfos - Jean-Louis Fetjaine
  40. Branco - Rosie Thomas
  41. Onde Reside o Amor - Margarida Rebelo Pinto
  42. A Rapariga que Sabia Ler - Frances Hardinge
  43. Vejo-te em Todo o Lado - Julia Glass
  44. O Estranho Caso de Benjamim Button - F. Scott Fitzgerald
  45. Uma Amiga Como Shiva - Marta Curto
  46. P.S- Eu Amo-te - Cecelia Ahern
  47. Morte no Nilo - Agatha Christie
  48. Viagem Extraordinária ao Império dos Mundos I - Arthur Ténor
  49. Viagem Extraordinária ao Império dos Mundos II - Arthur Ténor
  50. O Quarto Mágico - Sarah Addison Allen
  51. O Tigre Adormecido - Rosamunde Pilcher
  52. As Avis - Joana Bouza Serrano
  53. Sebastian - Anne Bishop
  54. Dinotopia - James Gurney
  55. Os Dias de Saturno - Paulo Moreiras
  56. Rebecca - Daphne du Maurier
  57. A Luz - Stephen King
  58. A Mecânica do Coração - Mathias Malziell
  59. O Silêncio dos Teus Olhos - Hugo Girão
  60. No Coração de África - William Boyd
  61. Vamos Aquecer o Sol - José Mauro de Vasconcelos
  62. Para a Minha Irmã - Jodi Picoult
  63. O Aprendiz de Assassino - A Saga do Assassino - Volume I - Robin Hobb
  64. O Exército Perdido - Valerio Massimo Manfredi
  65. As Rebeldes - Anne Godbersen